TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina o que é malha fechada e o que é malha aberta

Tese: Defina o que é malha fechada e o que é malha aberta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  3.624 Visualizações

Página 1 de 14

1-Defina o que é malha fechada e o que é malha aberta.

O controle em malha aberta consiste em aplicar um sinal de controle pré-determinado, esperando-se que ao final de um determinado tempo a variável controlada atinja um determinado valor ou apresente um determinado comportamento. Neste tipo de sistema de controle não são utilizadas informações sobre evolução do processo para a determinar o sinal de controle a ser aplicado em um determinado instante. Mais especificamente, o sinal de controle não é calculado a partir de uma medição do sinal de saída.

No controle em malha fechada, informações sobre como a saída de controle está evoluindo são utilizadas para determinar o sinal de controle que deve ser aplicado ao processo em um instante específico. Isto é feito a partir de uma realimentação da saída para a entrada. Em geral, a fim de tornar o sistema mais preciso e de fazer com que ele reaja a perturbações externas, o sinal de saída é comparado com um sinal de referência (chamado no jargão industrial de set-point) e o desvio (erro) entre estes dois sinais é utilizado para determinar o sinal de controle que deve efetivamente ser aplicado ao processo. Assim, o sinal de controle é determinado de forma a corrigir este desvio entre a saída e o sinal de referência. O dispositivo que utiliza o sinal de erro para determinar ou calcular o sinal de controle a ser aplicado à planta é chamado de controlador oucompensador.

2- O que você entende por controle modular?

Na abordagem de controle modular ,ao invés de se projetar um único controlador que satisfaça todas as especificações, procura-se construir um supervisor para cada especificação, de forma que, atuando em conjunto, satisfaçam a especificação global. Em geral, o emprego da abordagem de controle modular é motivada por dois fatores: maior flexibilidade e menor complexidade computacional. Por exemplo, se uma subtarefa é alterada, só é preciso reprojetar o controlador correspondente ao invés de se refazer todo o projeto do supervisor.

3- O que significa controle liga – desliga (on-off)?

A Ação de Controle On-Off (ou Liga-Desliga) é utilizada quando o processo permite uma oscilação contínua da variável controlada em torno do setpoint. A saída do controlador muda de ligada para desligada, ou vice-e-versa, à medida que o sinal do erro passa pelo ponto de ajuste (setpoint). O elemento final de controle é uma válvula do tipo solenoide, que assume somente uma das duas posições possíveis: aberta ou fechada.

4- Descreva o princípio de funcionamento dos sensores de pressão, manômetros, tubo Boudon C.

Os sensores de pressão são elementos sensíveis às mudanças de pressão, onde são utilizados como:

• Sensor de pressão absoluta;

• Sensor de pressão atmosférica(barómetro);

Os sensores de carga estão baseados no principio de funcionamento dos extensômetros elétricos.

Os extensômetros elétricos (ou STRAIN GAGE) são formados por um filme metálico, com a função de micro resistência elétrica, montados em uma película de material eletricamente isolante.

Este sensor quando firmemente aderido à superfície de um corpo, acompanha as micro deformações ocorridas, acusando-as através das variações de resistência elétrica do filme metálico

carga e inteiramente solidários à sua deformação. A força atua, portanto sobre o corpo da célula de carga e a sua deformação é transmitida aos extensômetros, que por sua vez O barômetro é um instrumento cuja função é medir a pressão atmosférica. Este instrumento foi inventado em 1643 pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli.

Os instrumentos destinados a medir a pressão atmosférica chamam-se barômetros.

Existem dois tipos: os de mercúrio, baseados na experiência de Torricelli, e os metálicos (mais comuns nas embarcações) que utilizam as deformações provocadas pela pressão atmosférica numa caixa de metal em cujo interior foi feito vácuo. Quando a pressão externa se altera, a caixa metálica se deforma; essa deformação é transmitida a um ponteiro que se desloca sobre uma escala graduada..

O Manómetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados.

O manômetro de dois ramos abertos consiste em um tubo de vidro dobrado em U que contém um líquido apropriado (mercúrio, água, óleo, ...). Um dos ramos do tubo está aberto à atmosfera; o outro está conetado com o depósito que contém o fluido cuja pressão se deseja medir . O fluido do recipiente penetra em parte do tubo em U, fazendo contato com a coluna líquida. Os fluidos alcançam uma configuração de equilíbrio da qual resulta fácil deduzir a pressão manométrica no depósito.

O chamado manômetro truncado, serve para medir pequenas pressões gasosas, desde vários torrs até 1 Torr. Não é mais que um barômetro de sifão com seus dois ramos curtos. Se o ramo aberto se comunica com um depósito cuja pressão supere a altura máxima da coluna barométrica, o líquido barométrico preenche o ramo fechado.

O funcionamento do Tubo Boudon C é estabelecido por um tubo. O tubo é fixado via solda num soquete, que estabelece a conexão ao processo. O fluido do processo passa pelo soquete e enche o tubo. A outra extremidade é tampada com um End Piece e fica livre. Com a alteração de pressão do processo e assim dentro do tubo, a expansão do tubo muda, que gera um movimento no final livre.Esse fenômeno pode ser demonstado através do apito "lingua de sogra". A extremidade móvel é interligada com o movimento. Este transforma o movimento linear em uma rotação do ponteiro.

O tubo pode variar no design e material, dependendo da pressão e fluido do processo. O formato standard é o tipo "C", com um angulo de aprox. 270° e é fabricado em liga de cobre ou ano inoxidável. Para pressões mais elevadas são utilizados os tipos helicoidal ou espiral.Assim é possível de utilizar os sensores de tubo Bourdon para uma faixa de pressão de 0,6 até 6.000 bar.

5- Qual a função do selo sanitário e dos sifões nos manômetros. Explique as vantagens.

Manômetros sanitários: Os manômetros com selo sanitário, são construídos

totalmente de aço inoxidável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com