TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 1º Bimistre

Casos: Desafio Profissional 1º Bimistre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Disciplinas:

- Técnicas de Negociação;

- Comportamento Organizacional;

Atividade Avaliativa Desafio Profissional

Professora Tutora EAD

Deisy Franciellen Martins da Silva

Osasco

12 de abril de 2014.

“Este Desafio consiste na elaboração de uma proposta para instalação de uma famosa gravadora em um bairro de classe média dentro de uma cidade do interior de São Paulo.”

Mapeamento do perfil dos Oponentes:

Associação de Moradores do Bairro:

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a Construção da Gravadora.

Alegação: Perturbação da ordem Pública.

Argumentos: Barulho, Segurança e Infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: A Associação de Moradores do Bairro se preocupa, acima de tudo, com a tranquilidade e segurança de seus associados e dos demais moradores. Por ser um bairro novo em que a maioria dos moradores é formada por pessoas da terceira idade, trata-se de um público conservador e com muitos questionamentos.

Estímulos a Negociação: Acreditam que o bairro não necessita de progressos desse tipo de empreendimento.

A Gravadora:

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estrategistas de Negócios/Experiência em negociação de conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro

Alegação: O progresso é inevitável e necessário.

Argumentos: A gravadora possui tecnologia de ponta e meios para ajudar na melhoria do bairro.

Informações relevantes: A gravadora está se colocando a disposição dos moradores para que juntos possam traçar um perfil de trabalho objetivando trazer melhorias para todos colocando-se, ainda, a disposição da Associação de Moradores do Bairro para todos e quaisquer esclarecimentos.

Estímulos a Negociação: Manter a harmonia entre a gravadora e os moradores, com uma negociação onde todos saiam beneficiados, tantos os moradores quanto os funcionários que irão se tornar novos moradores.

Mapeamento das Habilidades dos Negociadores:

Pela Associação de Moradores negociará o Sr. Carlos Henrique:

Ele tem ideia fixa que o bairro não precisa dos progressos desse tipo de empreendimento. Sua característica principal se enquadra no modo Confrontador, onde ele coopera, mas sempre questionando o outro lado, ele quer chegar a um acordo, porém, precisa ter certeza de que decidirá o que melhor para o bairro. Ele contesta a outra parte e usa isso como tática, misturando assim, colaboração e o confronto.

Seu perfil é o de uma pessoa extrovertida, tendo, sérias inclinações a apoiar ideias de outras pessoas ao invés da sua. O estilo que mais se destaca no Sr. Carlos é o de sensação, pois é uma pessoa que lida bem com as situações de crise, foca no que deseja e nas situações reais. Para essa negociação em questão virá apoiado por fatos concretos que colheu com os moradores, sendo racional e catalisador ele se baseia nos fatos.

Pela Gravadora:

Pela Gravadora o Sr. Jorge Andrade:

Sr. Jorge é especialista em negociações, deseja conseguir a liberação da instalação da gravadora no bairro, alega que o progresso é inevitável. Sendo amigável ele acredita no relacionamento de confiança. Seu perfil é o de uma pessoa que coopera na hora da negociação, sendo totalmente influenciado pelo espirito esportivo e utiliza, ainda, como tática a cordialidade e a paciência. Esta sempre disposto a apresentar as instalações da gravadora e tirar todas as dúvidas dos moradores para que possam chegar a um acordo que seja bom para ambas as partes. Ele é uma pessoa extrovertida que pensa no mundo exterior e está preocupado com o desenvolvimento dos funcionários que pode ser afetado caso a instalação da gravadora não aconteça. Para negociar ele lida com um misto de sensação e pensamento, lidando assim, com a crise de maneira fácil. Foca sua estratégia no uso de suas experiências anteriores, nos detalhes e nos fatos concretos. Está sempre relacionado com a verdade e com os julgamentos que derivam dos critérios lógicos e objetivos, agarra-se com veemência aos seus planos e teorias quando é confrontado com argumentos sejam eles válidos ou não.

Análise da situação:

Uma conceituada gravadora de música fez uma pesquisa e resolveu se instalar em um bairro de classe média de uma cidade do interior e, com isso, objetiva proporcionar melhorias para o bairro. Todavia, os moradores não concordam com a mencionada instalação, protocolizando, assim, um pedido junto a prefeitura, no intuito de impedir a obras no bairro oriundas da mudança da gravadora, alegando, que tais obras afetariam a segurança, o trânsito local e a tranquilidade dos moradores, visto que, os moradores, em sua maioria, são pessoas da terceira idade.

A prefeitura por sua vez aceitou o pedido dos moradores, porém pediu para que se iniciasse uma negociação entre um representante da gravadora e outro da associação de moradores, embargando a obra previamente até que se resolvessem todas as questões envolvidas. Ficou marcada uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias e, deu-lhes o prazo de quarenta e cinco dias, para que cheguem num acordo.

Em uma primeira reunião compareceu pela gravadora o Sr. Jorge Andrade especialista em negociações e, pela associação de moradores, o Sr. Carlos Henrique, líder dos mesmos. Cada um teve a oportunidade de apresentar suas propostas. O Sr. Carlos reuniu informações com moradores no sentido de vetar a instalação da gravadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com