TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  5.111 Palavras (21 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 21

PROCESSOS GERENCIAIS

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM II

PARTE 2

NOME: CESAR ANTONIO SILVA - RA: 5568128403

NOME: FERNANDO CUNHA - RA: 4351862900

NOME: KARINA ANGÉLICA DE BARROS - RA: 5721154564

NOME: LEANDRO CLAUBER MORESCHI - RA: 5723149761

NOME: MARILIZA RUY BARONI - RA: 5561107370

SOROCABA/ SP

2013

NOME: CESAR ANTONIO SILVA

NOME: FERNANDO CUNHA

NOME: KARINA ANGÉLICA DE BARROS

NOME: LEANDRO CLAUBER MORESCHI

NOME: MARILIZA RUY BARONI

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM II

PARTE 2

TUTOR PRESENCIAL: ERICA FRANCIELE CRACIANE

TUTORA A DISTÂNCIA: TIAGO MONTEIRO VELOSO

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II.

SOROCABA/ SP

2013

RESUMO

Com o aumento da competitividade e a crescente exigência dos consumidores, houve uma mudança no paradigma das empresas. Obviamente com toda essa competitividade é imprescindível a reestruturação de alguns departamentos e consequentemente da empresa.

. Dentro desse contexto está a controladoria, cuja missão é otimizar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial. Esse processo de controle apesar de sua complexidade deve estar presente em qualquer empresa, independente do tamanho da mesma.

A empresa alvo de pesquisa do trabalho foi a Jaraguá Equipamentos Industriais, que por sua vez, também conta com o departamento de controladoria dentro de seu organograma. A seguir apresentaremos alguns princípios da controladoria a fim de contribuir para o bom desempenho da empresa, e possível reestruturação do departamento.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 5

3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA - A CONTROLADORIA 10

4 A REESTRUTURAÇÃO 14

5 CONCLUSÃO 22

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

1 INTRODUÇÃO

O Trabalho foi realizado na empresa Jaraguá Equipamentos Industriais LTDA situada no município de Sorocaba SP, e tem como objetivo levantar informações para analise de uma possível reestruturação no departamento de controladoria.

A empresa fornece Equipamentos e serviços voltados para área de Bens de capital. Mantém por volta de 4000 funcionários, e uma carteira de vendas (Backlog) com mais de 2bilhões de reais. Possui contratos com empresas de grande porte como Petrobras, Jari, Honeywell, etc. Porém, possui um departamento de Controladoria com falhas de estrutura e controle.

No relato abaixo vamos sugerir uma reestruturação no departamento, baseado na restruturação gerencial voltada a processos, visando o Planejamento, organização, controle e direção dos riscos e custos, de forma a maximizar o lucro para garantir o sucesso da mesma.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

A EMPRESA:

Em 1957, nasce a Jaraguá Equipamentos Industriais, empresa brasileira de capital alemão, no bairro de Vila Leopoldina, em São Paulo. Seu foco de trabalho, bens de capital. A fábrica que produz fábricas, sempre buscou olhar pra frente, mantendo uma postura ética e responsável.

Por mais de 25 anos na Vila Leopoldina, a Jaraguá produziu em seus galpões os mais diversos equipamentos para as indústrias de base, atendendo já naquela época, a empresas nacionais de porte, como a Petrobras. Nesse período, desenvolvia-se simultaneamente, a sua engenharia de projetos e de construção. O sucesso da empresa movia-se em ritmo acelerado, acompanhando a industrialização brasileira, nas décadas de 60 e 70. Seu ponto de vista, contudo, sempre esteve atento à qualidade do produto, ao aprimoramento tecnológico e ao desenvolvimento de seus recursos humanos.

Com a crescente demanda do mercado, a necessidade de expansão física da Jaraguá tornava-se inadiável. Em São Paulo, o bairro onde estava situada, mostrava-se insuficiente para comportar tal avanço. Esse contexto foi decisivo para que a Jaraguá adquirisse, em 1973, uma gleba de 234 mil m2, no município de Sorocaba (a cerca de 80 km de São Paulo) junto à rodovia Castelinho, para a construção de sua nova indústria. A mudança para a nova sede, em Sorocaba, ocorreu no ano de 1981.

Paralelamente à evolução da Jaraguá, outra empresa, localizada em Osasco, também crescia e se destacava no segmento de fabricação de equipamentos industriais.

Era a Garcia Engenharia, de propriedade do Sr. Álvaro Bernardes Garcia. A empresa do Sr. Álvaro teve seus primórdios em 1968, como uma pequena oficina de prestação de serviços nas áreas de manutenção industrial e recuperação de componentes mecânicos. A partir de 1975, a antiga oficina foi tomando vulto, alavancando em 1986 a construção de uma fábrica própria, em Osasco, com área de 10 mil m2, para a produção de máquinas e equipamentos especiais, peças e componentes de uso industrial, serviços de usinagem e caldeiraria. Além da fabricação de equipamentos, a Garcia também estava capacitada para elaborar sistemas e processos industriais completos para seus clientes. Seu desenvolvimento era progressivo. Em 1992, em parceria com empresas estrangeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com