TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO: ABORDAGEM SISTÊMICA NA NEGOCIAÇÃO

A importância da comunicação no processo da negociação

A comunicação é vital para quaisquer atividades da administração onde existam relações interpessoais, quer seja ela:

● Em termos de comunicação formal ou informal;

● Verbal ou não verbal;

● Envolvendo apenas duas ou mais de duas pessoas.

Para iniciarmos uma negociação, primeiramente é necessário verbalizar o interesse em realizar um acordo; isso só pode ser feito por meio da comunicação. Assim, deve-se ter o cuidado em compreender os objetivos do outro e saber deixar claro o seu também.

No processo de interação do homem, expressamos comportamentos verbais e não-verbais mais complexos, que compreendem: sentimentos, pensamentos, expectativas, atitudes, expressões gestuais e faciais, etc. Tudo isso, torna nossa comunicação mais complexa.

Não basta apenas falar; ouvir é fundamental num processo de negociação. E, “não é o que você diz, mas, como você diz algo é que faz a diferença”. Ou seja, a comunicação é uma parte muito importante da comunicação, portanto, uma negociação bem-sucedida não acontece sem uma comunicação bem-sucedida.

Conclui-se então que, se melhorarmos nossa comunicação, desenvolveremos também nossa capacidade de negociação, pois existe uma interdependência entre ambas.

Os bons negociadores são bons comunicadores! Portanto, é necessário ampliar o entendimento do processo de comunicação, deve-se ter amplos conhecimentos, estar sempre atento e pronto para as diferentes situações para se obter um melhor resultado, garantindo a satisfação e relacionamento duradouro e confiável com seus clientes.

Essa é a chave para uma negociação clara, onde ambas as partes firmem um acordo consciente. O Interlocutor deve também desenvolver habilidades como: clareza ao expor suas ideias, compreensão, calma e atenção; E muitas vezes, uma negociação é bem-sucedida por detalhes sutilezas e gestos; e não somente com o que é objetivamente apresentado.

Abordagem Sistêmica de Negociação

No senso comum, a palavra ruído significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. Na eletrônica o ruído pode ser associado à percepção acústica, por exemplo de um "chiado" característico (ruído branco) ou aos "chuviscos" na recepção fraca de um sinal de televisão. De forma parecida a granulação de uma foto, quando evidente, também tem o sentido de ruído. No processamento de sinais o ruído pode ser entendido como um sinal sem sentido (aleatório), sendo importante a relação Sinal/Ruído na comunicação. Na Teoria da informação o ruído é considerado como portador de informação. O ruído faz-se presente nos estudos de Acústica, Cibernética, Biologia, Eletrônica, Computação e Comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com