TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este desafio utiliza o método de pesquisa de campo para propiciar ao acadêmico percepção como se dá a atuação de um empreendedor durante o exercício profissional. O desafio propõem ao acadêmico o levantamento e a análise da situação atual de um determinado segmento/setor de atividade, a fim de identificar oportunidades visando abrir um empreendimento que esteja alinhado as competências e habilidades, bem como a experiência profissional do (a) acadêmico(a).

Durante a realização, o (a) acadêmico(a) vivenciará a aplicação do(s) conhecimento(s) da(s) disciplina(s) norteadora(s), de forma que terão a oportunidade de estruturar as premissas do Empreendedorismo (iniciativa empreendedora), de Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Ética nas Relações Humanas e Profissionais. Ao final, espera-se que as premissas das disciplinas estudadas durante o bimestre sirvam de base para a aprendizagem das demais disciplinas do Curso Superior de Tecnologia (CST). Espera-se, também, favorecer o desenvolvimento de competências profissionais para tomar decisões, atuar como consultor, captar e aplicar recursos, pensar criticamente e ter visão global do papel de um gestor em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade, e, ainda, despertar o exercício da cidadania, por meio de propostas que possam de alguma forma, beneficiar a comunidade em que está inserido.

Para realizá-lo, devem ser seguidos os passos descritos a seguir:

PASSOS

I. Escolha um segmento / setor de atividade da economia de sua cidade (Indústria; Comércio; Prestação de Serviços e/ou do Terceiro Setor) para a realização do seu desafio profissional. Para essa escolha você deverá:

- Preencher o exercício nº 8 referente a “autoavalição de seu Perfil Empreendedor (Ambiente, Atitudes e Know How)”, constante no PLT da disciplina de Empreendedorismo – Página 41 – 43;

- Identifique e Avalie uma oportunidade no segmento escolhido, sempre aliando ao “Ambiente, Atitudes empreendedoras e Know How”. A identificação deverá responder as perguntas abaixo:

Quais as vantagens competitivas do empreendimento?

Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

Para transformar a oportunidade detectada em negócio, qual estrutura será necessária?

Qual é o conhecimento, organização e independência do empreendedor? Quanto maior o domínio de um empreendedor sobre um ramo de negócio, maior será sua chance de êxito.

Qual é a disposição do empreendedor em assumir riscos?

Qual é o comprometimento do idealizador (empreendedor)?

Arriscar conscientemente é ter coragem de enfrentar desafios, de tentar um novo empreendimento, de buscar, por si só, os melhores caminhos.

Obs.: utilize a Figura 3.1 – Critérios para avaliar oportunidades, constante no PLT – da disciplina de empreendedorismo – Página 56 – 57 para lhe auxiliar no trabalho.

- Anote todos os levantamentos acima, pois serão importantes no passo seguinte.

II. Com as informações coletadas no passo anterior você deverá realizar o Planejamento e Plano de Negócios. Existe uma importante ação que somente o próprio empreendedor pode e deve fazer pelo seu empreendimento: planejar, planejar e planejar... Os fatos devem ser encarados de maneira objetiva. Não basta apenas sonhar, deve-se transformar o sonho em ações concretas, reais, mensuráveis. Para isso, existe uma simples, porém para muitos, tediosa, técnica de se transformar sonhos em realidade: o planejamento.

- Verifique no PLT da disciplina de Empreendedorismo, páginas 101 – 110 , qual é a estrutura de plano de negócios mais indicada para a atividade escolhida, e confeccione o seu planejamento (plano de negócios).

- Utilize a inovação e criatividade em tudo o que fizer, pois a vantagem competitiva atualmente é um fator decisivo na manutenção de um novo empreendimento.

III. Considerando a Ética nas Relações Profissionais e Humanas, os padrões de avaliação de uma empresa contemporânea são medidos agora com parâmetros éticos. Logo, a(s) estratégia(s) e tática(s) determinadas por você deverá(ão) trabalhar ao máximo os bons padrões de ética e valorização do ser humano, em todos os sentidos: econômicos, social, cultural e meio ambiente.

- As partes interessadas nas atividades do novo empreendimento

(Stakeholders) deverão serão alvo de muita preocupação e atenção nas estratégias e táticas.

- Determine para o seu novo empreendimento valores e princípios alicerçados em boas práticas e resultados sustentáveis (foco no longo prazo).

- Além das Demonstrações comuns a um plano de negócios determine como a organização (novo empreendimento) trabalhará diretrizes éticas (Modelo de Gestão da Ética Corporativa).

IV. Sabemos que nas últimas duas décadas houve grandes mudanças nas Relações de Trabalho, como por exemplo: terceirização/outsourcing; por projetos; a distância; tempo parcial; temporários e home office.

- esclareça de maneira pormenorizada como será e/ou deverá ser (no futuro) a Política de Recursos Humanos em seu novo empreendimento. Utilize

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com