TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO 3

3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO

DE JUNG 4

4. PONTOS PRINCIPAIS A SEREM NEGOCIADOS 5

5. VARIÁVEIS E O DESEMPENHO DOS COLABORADORES DA

GRAVADORA 6

6. FEEDBACK DA 1º REUNIÃO 7

7. APRESENTAÇÃO DA PROSPOSTA DE NEGOCIAÇÃO 8

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

A situação atual trata-se de uma negociação entre uma gravadora que pretende se instalar em um bairro de classe média, visando custo, logística e ambientação ideal, que pretende investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo um progresso continuo ao local escolhido.

Os moradores, através da associação de moradores do bairro, quando souberam de tal notícia, entraram com pedido/manifesto junto à prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir as novas instalações da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas a frequentar o local. A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, entrou em contato com a empresa, informando sobre a reivindicação da associação de moradores, solicitando assim, um porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para chegar a um acordo no prazo de quarenta e cinco dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias. Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações, para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro/cidade ou não. O Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz do CEO da Gravadora, foi designado para dar início às negociações. Da mesma forma, o Sr. Carlos Henrique, o líder da associação de moradores do bairro, também iniciou a coleta de informações com os moradores a fim de elaborarem uma proposta a ser apresentada na reunião prévia daqui a vinte dias. Ambas as partes defenderão seu ponto de vista, devendo partir de cada negociador apresentar uma contra proposta. O bairro é de classe média, tem apenas cinco anos de formação na cidade e ainda necessita de melhorias em algumas áreas tais como: iluminação, sinalização e viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica as margens de uma grande rodovia estadual.

2. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO

Forças: É uma gravadora conceituada e consolidada no estado de São Paulo, em busca de novos mercados e expansão nos bairros do interior.

Fraquezas: Devido ao conflito entre as partes, gerou um receio entre os funcionários da gravadora, causando desmotivação, ansiedade, estresse entre os funcionários e aumentando o número de faltas entre os mesmos.

Oportunidades: Geração de novos empregos, tanto diretos como indiretos, aumentar a infraestrutura do bairro em desenvolvimento, valorização dos imóveis aos arredores do bairro.

Ameaças: A associação dos moradores de bairro teme que a empresa irá perturbar a tranqüilidade dos moradores com barulho, trânsito e também afetará a segurança do bairro devido a quantidade de artistas a freqüentar o local.

Para que a negociação ocorresse, foram escolhidos dois porta vozes para cada entidade:

Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores de Bairro

O líder é o Sr. Carlos Henrique que é formado em Administração, cujo objetivo é impedir a construção da gravadora. Os integrantes da associação de moradores de bairro é um público conservador e questionador, que preza tranqüilidade, sendo que a maioria são pessoas da 3ª idade.

A associação de moradores do bairro alega que a instalação da gravadora causará a Perturbação da ordem pública, tendo a idéia fixa de que o bairro não nescessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Perfil do Negociador – A Gravadora

O líder é o Sr. Jorge Andrade que é Estrategista em Negócios, e tem experiência em negociar em meio a conflitos, cujo seu objetivo é obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

A gravadora alega que o progresso é inevitável, estimulando poder contribuir para melhorias no bairro, desde que a negociação seja com benefícios a todas as partes.

3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO DE JUNG.

Baseado no modelo de Jung, temos quatro perfis de negociadores:

Restritivo, Ardiloso, Amigável e Confrontador.

Na nossa negociação temos o Sr. Carlos Henrique que representa a Associação de moradores de bairro, que se encaixa no perfil de Restritivo, só chega a um acordo se for forçado, obtenção de ganhos sem se preocupar com o oponente.

Sendo o perfil da Gravadora Confrontador, que procura a equidade: contesta as questões e trabalha mutuamente para chegar a um acordo.

4. PONTOS PRINCIPAIS A SEREM NEGOCIADOS

O principal ponto a ser negociado é a instalação da gravadora, porém os moradores apresentam vários outros pontos a serem negociados:

• O barulho

• A estrutura do bairro não irá comportar o transito intenso

• A segurança do bairro será ameaçada

• Falta Iluminação

• Sinalização

• Viabilização de retornos

Os argumentos utilizados pela gravadora são: quanto ao barulho, a gravadora possui tecnologia de ponta e que seus estúdios não propagam som, pois são revestidos com materiais especiais que mantém o som somente no ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com