TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

PROINTER: RELATÓRIO FINAL

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE UMA ORGANIZAÇÃO

Paulo Carrapato – RA 9369319733

Rodrigo Alves Lima – RA 9377299079

Tiago Bianconi – RA 8980245480

Valmir Silveira – RA 9364295686

BAURU/SP

MAIO/2014

1- APRESENTAÇÃO

Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico.

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonados pelo que fazem não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento é o próprioprocesso empreendedor devem ser estudados e entendidos.

1.1. Administração de riscos de um novo empreendimento

Abrir um novo negócio é iniciativa que envolve riscos. Para muitos risco é algo a ser evitado, porém no mundo empresarial isto nem sempre é possível, de modo que o empreendedor deve aprender a conviver com eles.

Bem, se não é possível eliminar os riscos, o que pode ser feito?

Veremos abaixo algumas técnicas de como lidar com riscos de maneira controlada, começando com a sua identificação.

1.2. Identificação dos riscos:

Para que possamos administrar os riscos de um empreendimento, o primeiro passo é identificá-los. Para isto é necessário o mapeamento da atividade que o empreendedor irá desenvolver, concentrando-se nos possíveis riscos existentes em cada etapa.

Podemos citar pelo menos 4 tipos de riscos com os quais o empreendedor deverá lidar no seu futuro negócio, a saber:

1- Riscos inerentes ao próprio negócio, ou seja, aquele que faz parte do exercício normal de uma determinada atividade. Por exemplo, numa empresa cuja atividade seja o transporte de cargas perigosas, o risco de acidentes é inerente;

2- Riscos envolvendo fornecedores. Um exemplo desse tipo de risco são os possíveis atrasos na entrega das mercadorias adquiridas;

3- Riscos envolvendo consumidores, cujo melhor exemplo é a inadimplência;

4- Riscos apresentados pelos concorrentes, tais como menores preços e melhores condições de pagamento que estes possam oferecer aos consumidores.

Bem, uma vez mapeado os riscos é hora de elaborar as estratégias para lidar com eles.

1.3. Traçando estratégias para redução dos riscos:

Uma vez identificados os riscos do futuro empreendimento, caberá ao empreendedor elaborar, no seu planejamento, as estratégias para enfrentá-los a fim de reduzi-los.

No caso dos riscos do tipo 1, uma forma de reduzi-los seria investir no treinamento dos seus funcionários e também contratar algum tipo de seguro que ajude a cobrir eventuais prejuízos causados por acidentes.

Em se tratando de riscos do tipo 2, uma solução possível seria a elaboração de contratos escritos que regulamentem os direitos e obrigações de cada um, estabelecendo multas que possam pelo menos reduzir os prejuízos em caso de descumprimento desse contrato.

Quando tratarmos de riscos do tipo 3, a criação de mecanismos de analise de crédito para operações a prazo com seus consumidores poderá diminuir o problema.

E em relação aos riscos do tipo 4, o empreendedor deverá manter-se atento às técnicas e planos de marketing que possam neutralizar as ações de seus concorrentes.

1.4. Tenha sempre um plano B:

Por fim, aconselhamos que empreendedor tenha sempre uma reserva disponível para utilização em tempos de crise ou em caso de surgimento de dificuldades inesperadas, ou seja, tenha sempre um plano B.

Baseado nisto realizamos uma ampla pesquisa de mercado visando detectar quais as áreas estavam mais carentes de produtos de qualidade e também de atendimento especializado e durante a pesquisa ficou constatado que no seguimento de sapatos masculinos não existem lojas especializadas, e tão pouco, produtos de tamanhos especiais e variados, deste ponto então partimos para uma pesquisa mais aprofundada deste seguimento e tivemos uma enorme surpresa que numa cidade do porte de Bauru não exista uma só loja especializada neste público que nos dias de hoje é muito vaidoso e exigente, buscando produtos de qualidade aliados a beleza, conforto.

Outra coisa interessante que ficou muito evidente que este público está mais preocupado com atendimento e qualidade do que com preço e está disposto a pagar mais por um bom produto e um ótimo atendimento, a ainda preza por conforto na hora de escolher seus produtos. Um leque de opções é primordial.

Com isto estamos planejando a abertura de uma loja de sapatos masculinos especializada em tamanhos especiais, que trabalhará com grandes marcas com preços competitivos e atendimento diferenciado. O diferencial mais importante será em relação às compras através da internet, já que na loja os clientes podem provar os produtos e decidir qual o mais adequado ao seu gosto levando em conta beleza e conforto.

Para abrir o negocio será necessário um investimento de R$ 1000.000,00, sendo 50% para reforma ampliação e adequação do prédio às necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com