TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 13

TEMA: De que maneira as organizações através da Tecnologia de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da Organização. Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?

Estamos vivendo em uma época em que a tecnologia está muito avançada, para todos os lados em que olhamos vemos produtos tecnológicos, desde o mais simples até o mais sofisticado, e sempre com o propósito de melhorar e facilitar a vida e o trabalho.

Nos estudos e no meio profissional não é diferente, a tecnologia também está ao acesso de todos, desde uma loja simples a uma grande organização. Por esta razão tem-se estudado muito à respeito da tecnologia em gestão para melhor aproveitamento deste componente em todas as áreas, tais como: Informação, Comunicação, Alimentos, Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Gestão em pessoas, Hospitalar, Organizacional, enfim, tem-se procurado mais e mais o desenvolvimento de pessoas.

Bons gestores são indispensáveis em todos os segmentos da indústria e podem atuar nas mais variadas funções, como foi citado logo acima. Além de integrar várias áreas da empresa e coordenar equipes, os gestores também devem entender de administração, vendas, logísticas, finanças e planejamento estratégico. O profissional de Gestão é especializado em desenvolver e implantar mecanismos para coordenar os diferentes fluxos produtivos dentro da empresa, compreender como elementos do ambiente externo, sistemas e tecnologias de informação e comunicação estão associados com a gestão do conhecimento. Um gestor também deve estimular a adoção de práticas de conhecimento nas organizações, bem como impulsionar as práticas já existentes para a promoção da inovação e competitividade. A gestão visa, em um sentido geral, à eficácia e eficiência de processos sempre para melhorar a qualidade dos produtos.

Dentro de uma organização, um gestor deve conhecer a missão, visão e estratégia no que diz respeito aos compromissos e deveres que devem ser cumpridos, estas devem buscar a qualidade e bem estar da organização, bem como a satisfação de clientes e do meio ao qual está situada, e obedecer a normas técnicas. Uma destas normas é o cuidado com a que sociedade e meio ambiente. Os estabelecimentos empresariais devem desenvolver metas que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, com a preservação dos recursos ambientais e culturais, com o respeito à diversidade e com a promoção de ações que reduzam as desigualdades sociais.

O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e da dependência deles para a sobrevivência humana, bem como o próprio crescimento econômico, são fundamentais para o desenvolvimento sustentável, o qual sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade e não quantidade. Manifesta-se assim, a questão ambiental dentro das organizações, que se sentem pressionadas a encontrar maneiras para minimizar os impactos ambientais causados por suas atividades econômicas, por esta razão, atualmente vários esforços vêem sendo realizados em prol do reconhecimento da necessidade de se preservar o meio ambiente e estimular a sociedade a buscar novos modos de desenvolvimento auto-sustentáveis, a fim de assegurar as condições de vida no planeta Terra. Um dos elementos fundamentais para a manutenção e sustentabilidade da vida na Terra é a manutenção dos ecossistemas.

Os ecossistemas são unidades naturais complexas constituídas por dois grupos de componentes: os organismos vivos, constituintes da biota, ou seja, do conjunto dos seres vivos chamados de “bióticos”, e os não vivos, chamados de abióticos. Os dois grupos estão continuamente inter-relacionados.

Segundo a Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM, 2005), que consiste em um estudo publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, a provisão de alimentos, água e energia é o que mantém o planeta Terra habitável. Considerando o alto custo que o acelerado crescimento, tanto do consumo de bens e serviços quanto da população mundial, está impondo ao meio ambiente, enfatiza-se a necessidade de mudanças socioambientais drásticas, com a finalidade de promover um uso menos destrutivo do capital natural, ou seja, dos recursos naturais disponíveis, a fim de manter os serviços obtidos pelas populações humanas através de vários tipos de ecossistemas.

A questão ambiental ao ser aplicada no mundo empresarial carrega consigo o preconceito econômico de que ao incluir os novos processos necessário para a excelência ambiental na organização, esses processos, acarretariam num acréscimo de custos no processo produtivo. (DONAIRE, 1999). O fato é que existe a possibilidade de obter dinheiro e proteger o meio ambiente, independente do mercado em que atua. As empresas devem transformar as suas restrições e ameaças ambientais em oportunidades de negócios. Cada empresa, porém, é afetada de maneira diferente pela variável ambiental.

O processo de incorporação da questão ambiental pode ser feito de várias maneiras.

A primeira consiste em avaliar e identificar os pontos fortes e fracos da empresa e relacioná-los com as ameaças e oportunidades do ambiente existente. Essa análise permitirá a organização a manter seus pontos forte, diminuir seus pontos fracos, prevenir ameaças e obter

sucesso em suas oportunidades.

A segunda refere-se a verificação do posicionamento da Empresa em Relação ao desafio ambiental.

Assume-se que as reservas naturais são finitas e que as soluções ocorrem através de tecnologias mais adequadas ao meio ambiente. Deve-se atender às necessidades básicas usando o princípio da reciclagem.

Este novo fazer foi construído, em grande parte, a partir dos resultados da Rio-92, onde a noção de desenvolvimento sustentável se alastrou e se estruturou. Porém, o que a noção e os conceitos de sustentabilidade trazem como novo desafio são os caminhos para a gestão ambiental.

O direcionamento do processo produtivo para a gestão responsável dos recursos, e não apenas para a geração de riqueza e consumo. Com diversos exemplos em todo o mundo, é possível afirmar que a evolução dos processos da iniciativa privada em relação à preservação de recursos naturais gera resultados mais favoráveis não somente para a sociedade e para as gerações futuras, mas para as próprias companhias, inclusive com ganhos financeiros.

A indústria, como principal utilizadora de recursos naturais, já tem oferecido diversas soluções para reintegrar seus resíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com