TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Monografias: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

A empresa Hoterdan Hipermercado, após quedas registradas nos lucros durante quatro meses consecutivos, embora com boas vendas, teve a iniciativa de contratar empresa de consultoria especializada, que efetuasse um diagnóstico da situação. Foi constatado que, aparentemente, o problema da Hoterdan estava nos custos que a empresa apresentava. Todavia foram apresentadas as seguintes considerações quanto a aspectos administrativos: a empresa não dispunha de métodos de seleção de pessoal, o fazendo por meio de indicações políticas; ausência de uma estrutura organizacional clara; e ausência de efetivo desempenho, pelos gerentes, das funções de planejamento, organização e controle.

Contratado para o cargo de Diretor Administrativo e de Projetos, e diante dos problemas diagnosticados, procurei traçar medidas divididas em dois aspectos: (1) elaboração de uma estrutura organizacional; e (2) elaboração de planos de capacitação para os funcionários, em regime de urgência, visando reverter, em curto prazo, as quedas de lucro registradas.DIAGNÓSTICO DA EMPRESA

“A estrutura da empresa tem características funcionais, tendo por base a similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. É constituída por: Presidência; Diretorias Financeira, de, Compras e de Operações; Gerências de Mercearia e Secos e Molhados, Hortifrutícola, duas gerências de Padaria, gerência de Linha Branca/Marrom, Armarinho e Textil, Açougue e Peixaria e Segurança.

A estrutura política mobiliza poder - coalizações políticas entre departamentos é frequente. Em muitas situações a política se sobrepõe aos canais formais de autoridade e poder. O processo de contratação é baseado em aproveitamento interno via indicação e ligações políticas.

Atualmente não há organograma definido.

ANÁLISE DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Como forma de subsidiar a análise da estrutura organizacional adequada à empresa Hoterdan Hipermercado, é preciso investigar sobre as teorias e métodos que literatura sobre a administração de empresas oferece. Especialmente é necessário rever os conceitos sobre a ótica de duas faces da estrutura organizacional: o desenho organizacional e o desenho departamental.

Segundo Chiavenato (2007), por desenho organizacional deve-se entender a forma, padrão ou estrutura pelo qual se organiza uma empresa no seu nível institucional, com vistas no alcance de um objetivo. Esse conceito abrange também uma dupla faceta: quando se aborda o desenho organizacional deve-se considerar tanto a configuração estrutural da empresa - geralmente refletida em seu organograma, quanto os processos pelos quais ela se faz funcionar e alcançar seus objetivos. Nas palavras do autor:

O desenho organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e cargos (CHIAVENATO, 2007).

Como requisitos para um bom desenho organizacional cita-se que deve funcionar como estrutura básica da empresa; como mecanismo de operação; como mecanismo de decisão; e como mecanismo de coordenação entre as partes que a compõe.

Por outro lado o desenho departamental corresponde ao nível intermediário, e se refere à diferenciação horizontal entre as diversas divisões – ou departamentos – que a compõe, com vistas na especialização das funções para implementação das decisões estratégicas tomadas no nível institucional.

Na execução de meu desafio como Diretor Administrativo e de Projetos da empresa Hoterdan Hipermercados, identifiquei, com base no diagnóstico apresentado pela empresa de consultoria, que a divisão departamental da empresa é adequada à sua atuação no mercado de varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Embora ausente um organograma definido, a divisão identificada apresenta departamentos adequados aos três níveis básicos de organização: estratégico, tático e operacional. No nível estratégico encontra-se a presidência. No tático identificamos a Diretorias Financeira, Diretoria de Operações e Diretoria de Compras. Já no nível operacional verificam-se oito gerências.

Refletindo as metodologias acima, as diretorias foram divididas segundo o critério funcional, e as gerências departamentalizadas por produtos, o que se apresenta adequado haja vista o nicho de atuação da empresa, o qual exige funções bem definidas no plano tático, e especialização técnica no nível operacional. Todavia, como forma de melhoria ao desenho proposto, entendemos necessários os seguintes apontamentos:

1 - Que a Diretoria de Compras seja também responsável pela seleção de pessoal, a ela cabendo estabelecer critérios técnicos e objetivos para seleção de recursos humanos. Eliminam-se assim as indicações de pessoas baseadas em decisões políticas, bem como a empresa será dotada de aspecto referente a organização funcional, pois tal Diretoria atuará diretamente sobre as Gerências subordinadas à Diretoria de Operações, selecionando o pessoal adequado para as mesmas. Tal estrutura poderá impactar na redução dos custos da empresa mediante a contratação de profissionais especializados.

2 – Redução do número de gerências de padaria, de duas para uma, como forma de adequar tal divisão ao necessário para consecução da atividade no hipermercado. Tal redução, além de propiciar a diminuição de custos, também fará com que sobrem recursos para realocação de pessoal em outras atividades mais importantes.

3 – Realocação das dez pessoas referentes à eliminação de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com