TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Casos: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Aqui fazer uma pequena introdução sobre a matéria estudada:

A implementação do Sistema de Gestão Ambiental é fundamental para o cumprimento da legislação, é benéfica para o ambiente sim, trazendo vantagens para as organizações como um todo. O procedimento apropriado tende a criar metas para desenvolvimento sustentável, dentro dos regimes regulamentares ambientais sejam eles, municipais, estaduais ou federais. Podemos ainda salientar que a implantação da gestão ambiental é importante para a formação de pessoas conscientes em relação às questões ambientais. A preocupação ambiental ganhou destaque internacional devido à degradação e poluição do meio ambiente, causada pelas grandes indústrias e o aumento demográfico desenfreado populacional.

O objetivo deste trabalho consiste em pesquisar se a empresa esta adotando a pratica da gestão ambiental, cujo objetivo central está em identificar se a organização possui o conhecimento da importância da implementação das Práticas de Gestão Ambiental. No entendimento de Andrade (ANDRADE, 2000, p. 11) o gerenciamento ecológico envolve a passagem do pensamento mecanicista para o sistema sistêmico. Um aspecto essencial dessa mudança é que a percepção do mundo como máquina cede lugar à percepção do mundo como sistema vivo. Esta mudança diz respeito a nossa concepção de natureza, do organismo humano, da sociedade e, portanto, também de nossa concepção de uma organização de negócios.

O grupo não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, porém nos últimos anos seus grandes clientes sugeriram que a mesma buscasse certificações (tais como a ISO) para que pudesse continuar como fornecedor. Diante das cobranças dos clientes a Inoxel contratou a consultoria Melhoramentos consultoria, uma empresa especializada em gestão empresarial que trabalha com gestão da produtividade e qualidade e assessoria ambiental.

Juntas a Inoxel Melhoramentos consultoria tem a finalidade de aprimorar os resultados organizacionais, a fim de promover o desenvolvimento pessoal e organizacional trazendo melhorias, que venham a tornar a empresa mais competitiva e qualificada no mercado nacional. O programa de consultoria irá trabalhar com princípios básicos como: o aprimoramento constante dos produtos e serviços, sistema de gestão de qualidade e o relacionamento com fornecedores e parceiros, adotando critérios e ações que possam garantir mais qualidade, sustentabilidade e benefícios tanto para o meio ambiente como para a empresa.

Obtendo assim uma visão ampla dos sistemas de gestão e buscando traduzir os fundamentos da excelência de gestão, estimulando a organização a responder de maneira ágil e inovadora aos desafios propostos no cenário de negócios.

OBJETIVO DO DESAFIO PROFISSIONAL

Passo 01

Diante das informações acima relativas à “Tecnologia de Gestão”, e sugestão de leitura da matéria “O Modelo de Excelência da Gestão” no site da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), indicada nas orientações pedagógicas deste desafio, responda / contextualize

Modelo de Excelência da Gestão:

A mudança organizacional é uma realidade do mundo atual; com essas mudanças o meio ambiente esta sofrendo com as conseqüências da poluição provocadas pelas organizações.

“É recorrente a contratação de consultores para o acompanhamento e assessoramento na implementação das medidas recomendadas para solucionar os problemas existentes na organização” (Neves Jr, 2002).

1-O que pode ser utilizado na INOXEL?

As organizações consideradas como referencia de excelência em nível internacional, são aquelas que têm prosperado e alcançado a liderança internacional, em suas respectivas áreas de atuação e que são exemplos reconhecidos em harmonia com o meio ambiente e integração com a sociedade.

Para identificar o estágio atual de excelência da gestão, é preciso utilizar um modelo de referência, que eleve a organização a um processo de reflexão e melhoria.

O principal modelo de referência hoje no Brasil é o Modelo de Excelência da Gestão®, da Fundação Nacional da Qualidade, que se baseia em um conjunto de fundamentos da excelência que expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho.

O fundamentos da excelência são:

Pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

Esses fundamentos da excelência, quando aplicados, trazem melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando-a mais competitiva.

No Modelo de Excelência da Gestão®, os fundamentos são expressos em características tangíveis e mensuráveis, organizadas em oito Critérios de forma sistêmica, evidenciando o seu caráter interdependente e complementar, visando à geração de resultados.

O funcionamento do Modelo de Excelência da Gestão® é explicado pelo conceito do PDCL¹. O Modelo pode ser entendido segundo esta lógica: o direcionamento da organização, dado pela Liderança, ouvindo os Clientes e a Sociedade, é definido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com