TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Trabalho Universitário: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1. Introdução 3

2. Tema 4

3. Qual a importância de se trabalhar a responsabilidade social e consciência sobre o meio ambiente dentro das organizações 5

4. Como as Tecnologias de Gestão podem contribuir neste sentido 5

5. Conclusão 7

6. Referências 8

1. INTRODUÇÃO

A responsabilidade social é um tema que tem sido muito debatido na gestão empresarial, tornando-se uma variável importante da estratégia competitiva na avaliação do seu desempenho. As empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a verificar o impacto de suas operações, dentro e fora de seu ambiente institucional, bem como a avaliar as políticas e ações para com seus empregados, a comunidade e a sociedade.

A evolução da gestão das organizações públicas e privadas, preocupadas com a responsabilidade social, tem conduzido a uma nova cultura, que abrange não apenas a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos, como também aspectos ambientais, de segurança e saúde no trabalho, sociais e éticos.

As empresas estão competindo num ambiente de negócios cada vez mais complexo, no qual é preciso ganhar contornos mais sistêmicos, em que a criatividade e a multiplicidade de habilidades garantam sua sobrevivência. O clima organizacional define um conjunto de direitos de propriedade sobre ativos de valor, que por sua vez definirá o planejamento estratégico da organização.

Este processo de conscientização, que extrapola os limites da empresa e dos seus negócios, está voltado para alcançar grupos mais amplos e diversos que, direta ou indiretamente, participam ou integram a rede de relações das empresas e são os clientes fornecedores, funcionários, familiares e, ainda, a comunidade onde a empresa está localizada.

Isto exige novas formas e instrumentos para relacionar os diversos atores, e capacitá-los em

gerenciar processos de desenvolvimento em conjunto.

O desenvolvimento tecnológico, a ampliação dos recursos de produção e a difusão de novos conhecimentos proporcionam um aumento significativo da competitividade entre as empresas. Deste modo, elas buscam cada vez mais investir em novos processos de gestão, para obter diferenciais competitivos, como o cuidado com o ambiente onde ela está instalada, os benefícios trabalhistas que se dispõem conceder, de modo a melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, como também o apoio aos projetos locais, a fim de contribuir com o desenvolvimento da comunidade na qual se insere.

2. TEMA

De que maneira as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da organização. Como o direito empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?

Grande parte das empresas hoje já trabalha com foco neste assunto, não podendo esquecer que mesmo que esta empresa tenha um aumento de custos, ainda assim obtém lucros consideráveis, e mostra ao consumidor final que a empresa tem uma responsabilidade com o meio ambiente.

A empresa que aplica o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), mostra que está tendo o cuidado em preservar o meio ambiente e tenta com isso conscientizar também sociedade. Para explicar melhor o que é SGA é a forma de planejamento das atividades que podem minimizar e eliminar os processos industriais no meio ambiente, e esta prática quando bem aplicada pode evitar desperdícios de matérias primas, fazendo com que os recursos naturais, sejam poupados.

“A contaminação do meio ambiente natural pelas indústrias teve início com a Revolução Industrial no século XIX, e dessa época em diante, o problema teve um crescimento exponencial, provocando inúmeras catástrofes ambientais que tiveram repercussão local, regional e global.” (Dias, 2006 p.44).

Dentro do processo de desenvolvimento sustentável, as empresas teriam que tratar os recursos naturais como finitos, considerando que a má utilização dos mesmos pode levar a um colapso global.

Licenciamento ambiental é o processo administrativo complexo que tramita perante a instância administrativa responsável pela gestão ambiental, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, e que tem como objetivo assegurar a qualidade de vida da população por meio de um controle prévio e de um continuado acompanhamento das atividades humanas capazes de gerar impactos sobre o meio ambiente.

A Lei nº 6.404/1976 que determina os direitos e deveres das organizações no Brasil deixa claro nos artigos 115 a 117 e 153 a 157:

“O acionista deve exercer o direito de voto no interesse da companhia e deve usar o poder de controle com o fim de fazer a companhia realizar o seu objetivo e cumprir sua função social, e têm deveres e responsabilidades para com os demais acionistas da empresa, os que nela trabalham e para com a comunidade em que atua, cujos direitos e interesses deve lealmente respeitar e atender”.

Portanto, as organizações e seus acionistas devem ter consciência do papel que exercem tanto interna, quanto externamente, de que modo podem colaborar e, principalmente, estarem comprometidos com esse papel. Toda empresa deve ter valores sociais firmados em suas raízes e em sua cultura organizacional, sendo assim o alto escalão administrativo tem que está consciente da responsabilidade social e de seus reflexos nesta sociedade.

3. Qual a importância de se trabalhar a responsabilidade social e consciência sobre o meio ambiente dentro das organizações?

O papel da empresa na sociedade é um tema intensamente discutido na atualidade e que influencia diretamente na vida das pessoas e nas estratégias das organizações. No início deste século, vê se uma crescente valorização de uma nova postura empresarial, voltada não só visando a obtenção de lucros, mas também para a aplicação de projetos de planejamento das atividades para a preservação do meio ambiente.

Fatos como o aquecimento global, mudanças climáticas, conflitos por fontes e energia e violência urbana passaram a exercer grande influência sobre o PIB dos países e sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com