TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Trabalho Escolar: Desafio Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera Educacional - FACNET – Taguatinga/DF

Tecnologia em Gestão Pública

2ª Série

Processos Gerenciais

Matemática

DESAFIO PROFISSIONAL

TAGUATINGA, SETEMBRO

2014

DESAFIO PROFISSIONAL

O objetivo do Desafio Profissional tem como requisito para a avaliação da Disciplina Processos Gerencial e Matemática para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa. Tutor Presencial : Profª Daisy Souza

TAGUATINGA, SETEMBRO

2014

INTRODUÇÃO

São várias as definições sobre Empresa, Administrador, Ambiente Empresarial e Estratégia Empresarial. Podemos dizer que não há uma definição específica, pois cada um insere sua personalidade, por isso toda empresa, administrador, ambiente empresarial e a estratégia empresarial são únicas, pois trazem a personalidade de seus criadores e dirigentes.

Para se ter um bom desempenho dentro da empresa o planejamento é fundamental, podemos dizer que essa é uma das principais funções do administrador. O planejamento é um plano de ação futura onde determina e estabelece objetivos a serem atingidos antecipadamente e a forma que devem ser alcançados.

A direção da empresa tem o papel de orientar e conduzir as ações empresariais por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. O nível institucional corresponde ao nível mais elevado da empresa e se situa no alto escalão da organização.

O Controle Empresarial requer uma ferramenta de grande relevância para o controle da gestão, pois, a cada dia que passa o fluxo de informações dentro de uma empresa fica maior e mais complexo, tornando difícil a tomada de decisão. A empresa moderna precisa profissionais altamente qualificados e ativos no sistema, nos processos, gerando informações para servirem de base para tomadas de decisões.

O presente trabalho propõe que os acadêmicos sejam capazes de elabora um uma estrutura organizacional e planos de capacitação para uma empresa no grupo de varejo de produtos alimentícios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Afim de que estes alunos utilizem os conhecimentos aprendidos nas aulas de Processos Gerenciais e Matemática.

Procurou-se criar um contexto educacional onde o universitário irá vincular à teoria a prática. Acredita-se que os estudantes busquem informar-se e efetivar sua aprendizagem diante de uma situação desafiadora e motivadora, onde a capacitação é o diferencial nas empresas, onde se conceitua capacitação como: Entende-se como capacitação o processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais.

Todo administrador precisa contemplar o ato de planejar constantemente. Desenvolver competências que futuramente ou no momento atual consigam resolver situações problemas com criatividade, flexibilidade e adaptação, formando estratégias solucionadoras que atendam os interesses interpessoais e institucionais. É se capacitar para treinar aqueles que naquele momento precisam de se autoconhecer e compreender a missão, visão e o planejamento estratégico da empresa em que trabalha.

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Foi elaborado como primeiro passo uma estrutura organizacional condizente com a empresa para que todos soubessem a que se reportar, e compreendesse a hierarquização que existe em toda empresa para que não ocorra duplicidade nas atividades por pessoas diferentes e nem ausência de ações por um estar esperando o outro. Quando as funções são bem definidas deixando claro a responsabilidades de cada individuo ocorre uma sistematização das atividades fazendo o fluxo de trabalho existir realmente.

Organograma antigo: COLABORADORES: 176, sendo FINANCEIRA (5); COMPRAS (6) e OPERAÇÕES (165)

FIGURA “A”

Organograma Sugerido: Organograma antigo: COLABORADORES: 176, sendo FINANCEIRA (4); COMPRAS (4); ADMINISTRATIVO (2) e OPERAÇÕES (165)

FIGURA “B”

No Organograma Antigo (figura A) encontra-se uma estrutura com 8 gerências e 3 diretorias, que aparentemente encontram-se em um estado de contradição quanto a hierarquização e atribuições dos cargos.

No Organograma Novo (figura B) surge uma diretoria de Staff que irá condicionar os aspectos administrativos e os Recursos humanos, para que esta diretoria faça os treinamentos e compreenda melhorias nas atividades e funções para cada funcionário dentro de seu Departamento, será realizado uma diminuição do quadro de funcionários e remanejamento de outros como do financeiro que de 5 funcionários vai ficar com 4 e da Diretoria de compras de 6 colaboradores passa a ter somente 4. Compondo a diretoria de Administração e Recursos Humanos que será um diretor e mais três auxiliares administrativos.

Como apresenta o Novo Organograma as diretorias de Compras, Financeiras e Operacionais se comunicam entre si, para gerar fornecimento dos produtos, compras e cotação, pregão, e necessidades de produtos, quanto ao gerenciamento das pessoas, será repassado para a nova diretoria de Administração e Recursos Humanos.

PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES

O plano de capacitação e desenvolvimento é um diferencial obrigatório nas empresas que primam pela qualificação dos funcionários motivados e harmonizados com a empresa, fazendo-os serem capazes de vestir a camisa da empresa prestando um serviço de qualidade aos clientes.

O diferencial para o mercado consumidor é o capital humano que produz serviços e produtos a todos. Os profissionais que estão em cargos de gerencia e direção precisam conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com