TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Monografias: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 9

01- RESUMO------------------------------------------------------------------------04

02- INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------05

03- METODOLOGIA----------------------------------¬¬¬¬¬----------------------------06

04- CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------08

05- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS----------------------------------------09

RESUMO

A preservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais o foco de preocupação da sociedade em geral, as grandes empresas têm riquezas que acumulam e trazem em si o grande potencial de mudar e melhorar o ambiente social a sua volta. Algumas empresas assumem voluntariamente a decisão de contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente autossustentável. Os gestores das empresas não devem pensar somente nos seus interesses e bem estar da organização, mas também no bem estar de seus trabalhadores, da comunidade local, dos clientes, dos fornecedores, das autoridades públicas e da sociedade.

O cidadão comum espera que o poder público faça legislações que sejam cada vez mais restritivas e severas para disciplinar as condutas ambientais e que fiscalizem de forma eficaz o cumprimento destas leis. O cenário da Responsabilidade Social não é algo tão positivo como é demonstrado pelos meios de comunicação. Percebe-se que alguns empresários e gestores estão absorvendo de forma lenta a consciência referente à preservação do meio social e ambiental, assim como a constante busca pela qualidade de vida.

Dentre os impactos ambientais causados pelas atividades econômicas desenvolvidas numa sociedade, a geração de resíduos sólidos está presente, em maior ou menor escala, na maioria das situações. Na atividade industrial em especial, a geração de resíduos sólidos é uma medida de ineficiência ou de desperdício no processo produtivo, pois um resíduo é gerado quando uma matéria-prima ou um insumo utilizado na produção não se converteu em produto final na atividade produtiva de uma organização ou quando sua geração é inerente a este processo. Para Compreender e se ter uma mudança ou um modelo é vital para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo, fazendo com que as empresas tenham que se preocupar com o controle dos impactos ambientais. No que diz respeito às suas relações com a natureza, deve ser encarado como uma oportunidade para que elas passem a programar práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura reativa a exigências legais ou pressões de grupos ambientalistas, mas sim com a intenção de obter vantagens competitivas. Assumindo sua Responsabilidade Social, as empresas só têm a ganhar, o que possibilita uma boa imagem junto à sociedade e grandes recompensas futuras, pois a Responsabilidade Social é um fator determinante para o sucesso de uma grande empresa.

INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas de um modo geral estão utilizando como ferramenta para diminuir o impacto que causam na sociedade, práticas sociais e ambientais que intensificam o desenvolvimento sustentável para as ações presentes sem comprometer as gerações futuras garantindo uma sociedade mais próspera e justa, um planeta mais limpo e uma qualidade de vida melhor, é preciso um crescimento econômico que favoreça o progresso social e respeite o meio ambiente. A responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas. É uma questão de visão, de estratégia e, muitas vezes, de sobrevivência.

Se antes a lucratividade era buscada por essas empresas de qualquer maneira, considerando a sociedade e os empregados apenas como unidades econômicas de produção, agora cresce a preocupação com o meio ambiente e com o retorno para as diferentes partes que afetam ou que são afetadas por suas atividades evidenciando-se no mundo dos negócios a preocupação com o desenvolvimento sustentável. A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial.

A empresa socialmente responsável está preparada para os riscos que ameaçam a sua reputação e desempenho como os riscos sociais, acidentes industriais e ecológicos, mudanças de regulamentação, riscos jurídicos, greves e etc. A Responsabilidade Social traz uma nova visão sobre a atividade da empresa. Os produtos evoluem para integrar mais qualidade, mais serviço e mais valor para os clientes, tornando-os fiéis de uma forma mais durável e com mais respeito. Esta estratégia permite alimentar o posicionamento da empresa graças a novos critérios de diferenciação o que aumenta o valor da marca. A Responsabilidade Social das empresas vem se confirmando como uma tendência pós-globalização descobrindo o valor das parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade. Para a obtenção dos resultados, todos têm a sua parcela a cumprir, em especial o setor privado. A possibilidade da empresa em dar a sua contribuição para as causas sociais e, como retorno, garantir seu espaço no mercado e ter a satisfação de contribuir para a construção de um mundo melhor.

Segundo Thomas e Callan o novo papel da empresa no cenário da pós-globalização, num esforço visível de identificar suas relações com os inúmeros universos de interesses e, principalmente, conhecer claramente os níveis de contribuição socioeconômica em seu ambiente de atuação. Numa visão mais corresponsável, as empresas desempenham duas funções:

• A função econômica, onde a empresa busca a maximização de recursos financeiros investidos por seus acionistas ou proprietários;

• A função social, que busca, através da distribuição da riqueza gerada, promover o bem-estar dos grupos sociais que com ela interage na sociedade.

Afirmam ainda Thomas e Callan (2009), as empresas estão integrando modelos sociais, ambientais e de governança em seus negócios, executando mudanças tangíveis em praticamente todos os aspectos de suas operações, tais como pesquisa e desenvolvimento, planos de produção e práticas contábeis. As formas de incorporação desse processo são próprias de cada organização, e estruturá-las de maneira eficiente e eficaz é uma tarefa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com