TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Trabalho Universitário: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1º SEMESTRE

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

Eduardo Yamauthi Gomes, RA: 9650526844

Gabriela Mayra de Souza, RA: 9419560896

Ariana Nazareno, RA: 9497553618

Alcides Hathner Riberio, RA: 9514385682

DESAFIO PROFISSIONAL DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

Desafio apresentado como requisito para a obtenção de nota da disciplina de processos gerenciais e matemática do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial, supervisionada pela tutora presencial Rita de Cássia.

São Bernardo do Campo

Segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sumário

Introdução. 3

Passo 01. 4

Passo 02. 6

Passo 03. 12

CONCLUSÃO. 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 14

Introdução.

Levando em consideração a empresa que tem como política a promoção interna de seus colaboradores, e a capacidade dos mesmos em suas respectivas áreas. Nem sempre alguém que desempenha de forma excelente suas funções em um setor, e será bem sucedido em uma função gerencial, e isso é muito comum.

O passo de um setor para o outro deve ser acompanhado de várias análises e conceitos, e realizadas pelo setor estratégico da empresa. Como obtemos o conhecimentos de todo o planejamento, temo a divisão de três bases de uma pirâmide: planejamentos tático, operacional e organização/ responsabilidades.

Como recém-contratados para o cargo de diretores da empresa Hosterdan Hipermercado, desenvolvemos ao longo deste desafio a estrutura organizacional da empresa, junto com seus planos de gestão. Elaborando um planejamento estratégico e tático voltado para liderança e trabalho em equipe.

Trabalharemos também com um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional dos colaboradores.

A função de recursos humanos no Hoterdan Hipermercados está amplamente ligada aos objetivos e metas da empresa, dando suporte a todas as áreas, fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados e comprometidos com o trabalho. O setor de recursos humanos do Hipermercados busca atingir melhores níveis de desempenho para alcançar os objetivos da organização, agindo no sentido de desenvolver um ambiente organizacional que estimule a motivação e liderança de equipes de trabalho, visando sempre na melhoria do crescimento da empresa.

Passo 01.

Estrutura organizacional.

Definição: “Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”.

Vamos destrinchar essa definição. As atividades da empresa devem estar bem identificadas, isto é, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa, primeiro uma e depois outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, por exemplo, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas sabem executar. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que a as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação. Uma empresa estabelece seus objetivos e, para que eles sejam alcançados, é necessário um planejamento. As atividades da empresa devem seguir o planejamento estabelecido. Se não for desta forma, tudo vira uma grande confusão.

Estrutura formal: É uma estrutura que é planejada, é "oficial", o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização. A comunicação é basicamente vertical, onde os funcionários respondem aos chefes diretos. As estruturas formais são, em outras palavras, a idealização da organização.

Funcional: A estrutura funcional é sustentada pela padronização. É caracterizada por tarefas operacionais padronizadas, pela especialização de funções, por regras e regulamentos formais, pela baixa flexibilidade, pequena interação entre departamentos, autoridade centralizada, pequena amplitude de controle e processo decisório bastante rígido. A empresa é dividida em departamentos funcionais, por exemplo, o departamento de finanças, o departamento de marketing, de recursos humanos e assim por diante. Nessa estrutura, cada departamento é responsável por suas próprias atividades, e para a comunicação interdepartamental existem procedimentos específicos a serem seguidos para que a comunicação seja facilitada e padronizada.

Níveis de influencia na estrutura.

Estratégico:

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pela organização, com o objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, ou seja, o Planejamento estratégico é o processo que instrumentaliza a resposta que a organização precisa apresentar ao seu ambiente diante de um contexto de mudanças.

Ele diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com