TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

Desafio Profissional

Relatório Parcial

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Gestão em Marketing na Faculdade Anhanguera, sob a orientação do Tutor Marcelo Vieira Vitor.

Luana Rodrigues Pimentel RA 9614486190

Mariana Maciel

Paola Gardênia

Ludmila

Taguatinga - DF

2014

SUMÀRIO

I. Introdução .............................................................................................03

II. Estrutura Organizacional .....................................................................04

2.1 Plano de Capacitação (Diretores e Gerentes) ...................................05

2.2 Plano de Capacitação (Operacional) ..................................................07

III. Conclusão ..............................................................................................09

IV. Referência Bibliografica .......................................................................10

I. Aprensentação

Este trabalho tem como finalidade á percepção de como se dá a atuação de um gestor em organizações durante o exercício profissional. O desafio propõe a análise da situação atual de uma organização, a fim de identificar e preconizar ferramentas gerenciais comumente utilizadas. Destacando que se trata de uma empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (Hipermercado). O objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, porém, a diretoria executiva entendeu, a partir do resultado da consultoria, que a profissionalização é primordial.

II. Estrutura Organizacional

É uma forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, inclui a descrição dos aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos, não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura que se adapte adequadamente ás mudanças visando o alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Este trabalho conciste em uma estrutura Linear.

Estrutura Linear

Autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém. Esta estrutura é Comum em empresas pequenas, onde não há diversificação do trabalho, pouca especialização e trabalhos menos complexos. É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear.

Baseada na estrutura dos antigos total autoridade do chefe esta estrutura é uma rígida unidade de comando. Todos os órgãos são estruturados sob uma única linha de subordinação, há centralização das decisões, as linhas formais de comunicação geralmente com fluxo descendente e cada unidade de trabalho executa tarefas específicas e bem definidas.

Vantagens:

 Autoridade única.

 Indicado para pequenas empresas.

 Mais simples e econômicas.

 Facilita a unidade de mando e disciplina (disciplina rígida).

 Clara delimitação de responsabilidade e autoridade.

Desvantagens:

 Tendência burocratizante. Diminui o poder de controle técnico.

 Comando único e direto, com menor cooperação das pessoas.

 Comunicação demorada e com distorções.

 Sobrecarrega a direção e as chefias.

 Não favorece o espírito de cooperação e equipe.

2.1 Plano de Capacitação ( Diretores e Gerentes )

O atual cenário competitivo aliado as crescentes mudanças no mercado, onde a busca por resultados é uma prática comum nas organizações privadas, torna-se imprescindível buscar novos parâmetros de gestão adequados para soluções e os problemas decorrentes em uma empresa.Desenvolver competências nada mais é que fazer as pessoas adquirirem conhecimentos, habilidades e atitudes para o bom desempenho de seus cargos, funções e papéis. Um planejamneto estratégico é um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vista a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente.

Um planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto á formulação de objetivos quanto á seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando em conta as condições externas e internas á empresa e sua evolução esperada. Depois que a empresa identificou as necessidades de mudanças na parte gerencial da organização, poderá ser executado um plano de capacitação para os gestores da empresa. Quem deve ser capacitado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com