TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional ONG Esperança

Artigos Científicos: Desafio Profissional ONG Esperança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  1.336 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1

Ambiente/sala temática Sala de informática

Usuários Alunos com idade em séries iniciais

Recursos tecnológicos Justificativa e estratégias de uso Objetivos Aplicação de tecnologias assistivas

Computadores e tablets Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinadas sem elas. Preparar alunos desde os primeiros anos na escola para que vão aos poucos se integrando com as tecnologias que hoje estão cada vez mais abrangentes. Computadores ou tablets com programas de última geração desenvolvidos para alunos com deficiência visual, tais como computadores que ao digitar reproduza o som correspondente a tecla.

Passo 2

Formando crianças e adolescentes com o projeto “ Esperança com tecnologias para Educação”.

A Revolução Tecnológica afeta e muito crianças e adolescentes no mundo de hoje, e a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta, traz uma enorme contribuição para a prática da educação.

Hoje a ideia é de que as novas tecnologias de informação e comunicação podem potencializar a mudança do processo de ensino e de aprendizagem e que, os resultados promissores em termos de avanços educacionais relacionam-se diretamente com a opinião do uso da tecnologia a serviço da emancipação humana, do desenvolvimento da criatividade, da autocrítica, da autonomia e da liberdade responsável.

Certamente o projeto “Esperança com tecnologias para a educação”, vai contribuir muito, pois as crianças e adolescentes, principalmente aquelas que não têm condições financeiras de acesso às novas tecnologias, poderão trocar e criar várias experiências de aprendizagem, terão a oportunidade de desenvolvimento e de organização na construção do pensamento, bem como, despertar o interesse e a curiosidade, que são elementos fundamentais para o futuro.

Muitas pesquisas já mostram que crianças e adolescentes que utilizam tecnologias na educação apresentam melhorias nas condições de estruturação do pensamento, principalmente aquelas com dificuldades de aprendizagem, compreensão e retenção.

E para que estas tecnologias sejam utilizadas de forma qualitativa, todos precisam estar articulados e preparados, crianças, adolescentes, professores e demais colaboradores, todos tornam-se parceiros nesta incessante busca do aprender. Lembrando sempre que tecnologias são ferramentas e ferramentas não fazem o trabalho sozinhas é preciso um desejo, uma intenção, uma opção e colaboração de todos.

A ONG, aliada as novas tecnologias, possibilitará ao aluno aprender “brincando”, construindo seu próprio conhecimento, sem ser punido por seus erros. Além disso, o professor ao se utilizar das tecnologias, pode transformar o ensino tradicional em aprendizagem contínua, facilitando o diálogo, a troca e a valorização das potencialidades e das habilidades de cada aluno.

Os próprios pais ficarão orgulhosos, em relação aos seus filhos por terem contato com as tecnologias, pois se sentirão menos discriminados e isolados em relação à outras classes que possuem tais tecnologias. Assim, as crianças e adolescentes também sentirão orgulho, tendo o mesmo ensino de qualidade aliado ao uso de tecnologias comparados ao de escolas privadas.

E o projeto contribuirá com ensino e aprendizado de qualidade, fazendo com que os alunos permaneçam mais tempo envolvidos em atividades do que nas ruas, pois certamente as tecnologias são atrativas e possibilitam várias formas de interatividades entre eles.

Por nascerem em uma era digital, as crianças e adolescente de hoje tem muita facilidade e gostam muito de tudo o que envolve a tecnologia. Com ela eles sentem o prazer pela descoberta, motivação, alegria, emoção, cooperação e interação.

Hoje, as crianças têm à sua disposição uma infinidade de recursos tecnológicos para aprender com maior prazer. Arte, música, jogos, são alguns exemplos de atividades feitas através de computadores, porém o que preocupa a maioria dos professores é o como utilizar estes recursos já que ainda existem professores com dificuldade no uso com as novas tecnologias. Cursos de aperfeiçoamento para as crianças e professores são bem-vindos, pois possibilitará aos mesmos usar as tecnologias a seu favor, pois utilizar o computador de forma a tornar a aula mais envolvente, interativa, criativa e inteligente é fundamental. O filme, a lousa interativa, o computador, perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem. Os recursos tecnológicos, bem mais do que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com