TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Turismo Ecologico

Ensaios: Desafio Profissional - Turismo Ecologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

É notório que as organizações, existem e sobrevivem ao longo do tempo, com o propósito de satisfazer as necessidades humanas. Uma empresa ao realizar tal atividade, oferecendo, por exemplo, produtos ou serviços, depara-se com a existência de concorrentes e por conseqüência, de produtos similares e isso significa competir, disputar clientes, sobressair e obter êxito. Embora não sendo fácil, cumpre a empresa convencer o cliente, demonstrando a ele os motivos pela qual ele deverá optar em adquirir seu produto e não o do concorrente. A diferenciação entre os produtos pode ser feita de diversas maneiras, tais como: menor preço, melhor qualidade, valor percebido pelo consumidor, benefícios agregados, status, desejos, entre tantos outros.

Das várias possibilidades de correlação da ética e da diferenciação entre produtos similares é a utilização da ética como um fator de alavancagem competitiva nos negócios, onde se intui demonstrar como uma organização pode fazer uso da ética em suas relações e obter vantagens. A ética nos negócios não deve ser utópica, ou muito menos modismo. Ela tornou-se uma condição lógica de permanência num mundo globalizado e extremamente competitivo, onde regras e normas de convivência são estabelecidas de forma a minimizar os conflitos decorrentes de diferentes interesses e choques culturais. A conciliação dos interesses, das crises e conflitos travados nos diversos relacionamentos (comerciais, sociais, profissionais e culturais), contribuíram para o surgimento de inúmeras regras e normas, buscando determinar uma racionalidade de mercado em virtude da percepção de que as regras e normas para um comportamento ético são necessárias e de grande relevância no mundo atual dos negócios. Em um uma nova sociedade onde se fala sobre globalização e sustentabilidade, os consumidores passaram a atentar-se em como as empresas estão se adaptando para obter um postura ética perantea sociedade e suas responsabilidades sociais. E é aí, que as empresas devem estar alertas para os “olhos” da sociedade que está cada vez mais alerta para os desvios de conduta das organizações.

Numa apreciação mais aprofundada, percebe-se que um comportamento ético não pode ser reduzido ao cumprimento de regras e normas impostas, resumindo-se a um modelo padrão e inflexível. Um modelo “adequado” de comportamento empresarial pressupõe muito mais que uma simples adesão mas, que venha a refletir os atos praticados no que se refere á sociedade como um todo, indo além do aspecto legal e normativo dos atos. As relações construídas com o público interno e externo, de forma a satisfazer as suas necessidades e interesses, gerando valor para todos, asseguraram a sustentabilidade em longo prazo dos negócios, por estarem sincronizadas com as novas dinâmicas que afetam a sociedade e o mundo empresarial. Este envolvimento da organização na prática da responsabilidade social gera sinergias, precisamente com os públicos dos quais a empresa depende, fortalecendo o seu desempenho global. Uma empresa adquire o “status” de empresa cidadã quando atua em ambas as dimensões (responsabilidade empresarial interna e externa).

A responsabilidade social da empresa está estritamente ligada ao tipo de relacionamento desta com os seus interlocutores. A natureza desta relação vai depender muito das políticas, valores, cultura e, sobretudo, da visão estratégica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com