TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descargas atmosféricas

Por:   •  30/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Andriéle da Silva Parmezan

PROPOSTA: SISTEMAS DE PROTEÇÃO DE DESCARGAS

ATMOSFÉRICAS EM CONFINAMENTO BOVINO

CURITIBA

2016


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Andriéle da Silva Parmezan

PROPOSTA: SISTEMAS DE PROTEÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS EM CONFINAMENTO BOVINO

Trabalho apresentado para a disciplina de Relatórios Técnicos, Departamento de Engenharia Elétrica, Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná.

Orientador: Prof.º Dr. James Alexandre Baraniuk.

CURITIBA

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

1.1.        Tema        2

1.2.        Problema        2

1.3.        Hipótese        2

1.4.        Objetivos        2

1.4.1.        Objetivo geral        2

1.4.2.        Objetivos específicos        3

1.5.        Justificativas        3

2.        REVISÃO DA LITERATURA        4

3.        METODOLOGIA        5

3.1.        Tipo        5

3.2.        Etapas        5

4.        RECURSOS        6

5.        CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICE        10

  1. INTRODUÇÃO

  1. Tema

Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas em Confinamento Bovino.

  1.  Problema

As descargas atmosféricas geram uma certa corrente, que induzem no solo uma tensão de passo entre os pés das pessoas e patas dos animais, a qual pode ocasionar danos de saúde sérios, e ate mesmo a morte. Tal corrente também pode vir a danificar os diversos equipamentos que estejam ligadas a rede de energia, a qual é utilizada em currais para o manuseio dos animais. Por tal motivo que se vê necessário à implantação de um sistema de proteção, tanto para descargas atmosféricas como a de um sistema de aterramento adequado.

  1. Hipótese

Assimilando o tempo e o conteúdo de estudo com as informações obtidas através de pesquisas é possível concretizar-se, de forma estratégica, as melhores ferramentas para desenvolvimento do projeto proposto e a verificação de possibilidade de aplicação em campo aberto.

  1. Objetivos

  1. Objetivo geral

Apresentar uma proposta de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas em ambientes agropecuários, com ênfase em cercas de confinamento bovino e seus currais, com intuito de proteger as pessoas, animais e equipamentos eletrônicos que ali estejam.

  1.  Objetivos específicos

  • Mostrar como deve ser feito o aterramento de cercas em  propriedades            rurais, em especial para confinamento de bois.
  • Mostrar como deve ser feito o SPDA em currais.
  • Definir qual o SPDA mas indicado para a área escolhida
  1. Justificativas

A aplicação de sistemas de aterramento e de SPDA é de suma importância em regiões com grandes índices de descargas atmosféricas, com isso, evitando a descarga de corrente que pode atingir pessoas, animais e aparelhos eletrônicos, causando grandes danos.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

Será feita uma breve explicação a respeito do surgimento de descargas elétricas, e quais os tipos que existem, porém será dado um enfoque maior nos tipos que venham a ter interesse neste projeto.

Será feito um estudo sobre o que é o SPDA (Sistema de Proteção de descargas atmosféricas) e o que é aterramento, além de explicar quais são as possíveis proteção de descargas atmosféricas que envolvem o SPDA e como aplica-las.

Também será feito estudos literários de alguns conceitos importantes que podem ser de valia o desenvolvimento do projeto.

  1.  METODOLOGIA
  1.  Tipo

Esta pesquisa será de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e objetivo de descrever e projetar um sistema de proteção de descargas atmosféricas para ambiente rural, com ênfase em aterramento de cercas e proteção de currais de confinamento bovino.

  1.  Etapas

Na primeira etapa será feita uma consulta bibliográfica, tendo como objetivo compreender os conceitos de formação de descargas elétricas e suas consequências, além de um maior embasamento teórico de sistemas de proteção de descargas atmosféricas.

Na segunda etapa com a fundamentação teórica será possível verificar quais os melhores meios de proteção de descargas atmosféricas e de aterramento, que pode ser aplicadas no suposto projeto fictício.

Na terceira e ultima etapa será efetuado o projeto de proteção de descargas atmosféricas de um curral de confinamento, e a proteção das cercas de suas cercas.

  1.  RECURSOS

A pesquisa necessitará de um computador com acesso a Internet, livros, artigos técnicos e pesquisas relacionadas ao tema.

A Tabela 1 mostra os recursos necessários para a realização da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com