TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição Experimental

Por:   •  12/11/2015  •  Ensaio  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ANÁLISE DE SAIS POR ENSAIO DE CHAMA

Edmar 1

Elma 2

Tiago 3

Orientador: Jorge Santos de Almeida (UNIFACS)

RESUMO

Prática de Análise de Sais por Ensaio de Chama, que tem por objetivo identificar compostos que são chamados de íons metálicos, relacionando-os com o modelo de Bohr. Esses sais quando expostos a altas temperaturas, consequentemente têm seus cátions excitados emitindo assim radiações com cores especificas.

INTRODUÇÃO

A teoria atômica segundo Rutherford descrevia o átomo similarmente ao sistema solar, onde se tem o núcleo (com prótons e nêutrons) e os elétrons descrevendo trajetórias circulares em torno do núcleo. Porém esse modelo levaria a um problema, pois o átomo seria instável. Então, pelo fato de todas as partículas carregadas aceleradas emitirem radiação, o elétron iria perder energia até conseguir alcançar o núcleo, causando uma catástrofe atômica. Porém, sabe-se que este fato é impossível, por isso foi necessário estabelecer outro modelo atômico mais completo.

O cientista dinamarquês Niels Bohr aprimorou o modelo atômico de Rutherford propondo que enquanto os elétrons estiverem girando numa camada ele não absorve nem emite energia. No caso desse elétron saltar de uma camada para outra ele emite ou absorve energia de alguma fonte. Quando ele absorve energia o suficiente, ele salta da camada mais interna para a mais externa. Quando ele retrocede o processo ele emite energia em forma de radiação eletromagnética (luz). A quantidade de energia recebida para o salto é denominada como um quantum de energia, que é equivalente à diferença energética entre as camadas.

PARTE EXPERIMENTAL

2.1 Materiais e Reagentes

MATERIAIS

SUBSTÂNICAS

Vidro Relógio

Cloreto de Sódio

Espátulas

Sulfato de Sódio

Fósforo

Nitrato de Potássio

--

Cloreto de Cobalto (II)

--

Sulfato de Cobre (II)

--

Cloreto de Lítio

--

Nitrato de Estanho

--

Nitrato de Bário

--

Etanol

2.2 Procedimento Experimental

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

                                      Observar coloração

                                            da chama[pic 9]

* Cloreto de Sódio, Sulfato de Sódio, Nitrato de Potássio, Cloreto de Cobalto (II), Sulfato de Cobre (II), Cloreto de Lítio, Nitrato de Estanho e Nitrato de Bário

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Todo átomo quando aquecido ou recebe uma descarga elétrica, absorve energia, que em seguida é emitida como radiação. Ou seja, ele salta para órbita de energia superior, contudo, como essa situação é instável, o elétron retorna à sua órbita original devolvendo o excesso de energia recebida anteriormente na forma de radiação eletromagnética com cores específicas visíveis aos olhos humanos. Cada elemento químico apresenta um espectro de linha distinto que está relacionado com sua natureza atômica.

NOME DO SAL

FÓRMULA

CÁTION

ÂNION

COR

1

Cloreto de Sódio

NaCl

Na+

Cl-

Alaranjado

2

Sulfato de Sódio

Na2SO4

Na+2

SO42-

Amarelo

3

Nitrato de Potássio

KNO3

K+

NO-3

Lilás

4

Cloreto de Cobalto (II)

COCl2

CO2+

Cl-2

Amarelo com riscos

5

Sulfato de Cobre (II)

CuSO4

Cu2+

SO42-

Verde escuro

6

Cloreto de Lítio

LiCl

Li+

Cl-

Vermelho

7

Nitrato de Estanho

Sr(NO3)2

Na+

Cl-

Vermelho intenso

8

Nitrato de Bário

Ba(NO3)2

Na+

Cl-

Verde claro

9

Sal Desconhecido

---

---

---

Verde

CONCLUSÃO

Com base no modelo atômico de Bohr, conclui-se que a análise de sais por ensaio de chama permite identificar a presença de íons metálicos numa substância. Os elétrons excitados nas substâncias irão absorver energia o suficiente para saltar do nível de menor energia para um de maior. Quando retorna para o nível de menor energia, o elétron emite uma luz de característica própria, correspondente a cor vista na chama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com