TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desemprenho Físico-Mecânico de Solo Argiloso Estabilizado com Cal e Silicato de Sódio Visando Aplicação em Construções Rurais.

Por:   •  30/8/2019  •  Exam  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

Desemprenho Físico-Mecânico de Solo Argiloso Estabilizado com Cal e Silicato de Sódio Visando Aplicação em Construções Rurais.

Santos, D. N.

Universidade de Rio Verde, Rio Verde, Goiás, Brasil, deboran25@gmail.com

Cavalcante, R. S.

Universidade de Rio Verde, Rio Verde, Goiás, Brasil, rangelcavalcante0009@gmail.com

Moraes, L. P.

Universidade de Rio Verde, Verde, Goiás Rio, Brasil, lethpmoraes@gmail.com

Silveira, A. C.

Universidade de Rio Verde, Rio Verde, Goiás, Brasil, andressacsilveiraa@gmail.com

Santana, A. M.

Universidade de Rio Verde, Rio Verde, Goiás, Brasil, mesquitaa150@gmail.com

Resumo: O presente trabalho busca analisar a aplicação de estabilizantes químicos em solos do tipo argiloso (Latoso vermelho-escuro). Como estabilizante de solos foi escolhido a cal que é comumente utilizado para estes fins. Foi escolhido também o silicato de sódio, sendo alcalino e geralmente associado ao cimento e a cal. O efeito da incorporação ao solo de estabilizantes químicos (cal e silicato de sódio) sobre as propriedades mecânicas de um solo argiloso. Os teores de cal foram de 0%, 6% e 10%, e a dosagem de silicato de sódio de 4%. Foram moldados os corpos-de-prova cilíndricos com 127 mm de altura e 100 mm de diâmetro, os quais foram curados em câmara úmida por 7,28 e 56 dias. Sendo submetido ao ensaio de compressão simples. E absorção de água que nenhum tratamento atingiu os valores recomendados por essa norma. Porem o silicato de sódio promoveu bons resultados, sugerindo um uso promissor do mesmo.

Abstract: The present article aims to analyze the application of chemicals in soils of the clayey type (Dark Red Latoso). As a soil stabilizer a lime was chosen which is commonly used for these fins. It was also chosen the sodium silicate, being alkaline and associated with cement and lime. The effect of the incorporation to the soil of chemical stabilizers (lime and sodium silicate) on the mechanical properties of a clayey soil. The calcium contents were 0%, 6% and 10%, and a sodium dosage of 4%. Cylindrical specimens with a height of 100 mm and 100 mm in diameter were molded and were cured in a humid chamber for 7, 28 and 56 days. Being submitted to the simple compression test. And, in fact, that the limited feelings are the values ​​recommended by this norm. However, the sodium silicate promoted good results, suggesting a promising use of the same.

Palavras-chave: estabilização; compressão; absorção.

Keywords: stabilization; compression; absorption.

INTRODUÇÃO

A maior parte da economia do Brasil prove da zona rural, tendo nas ultimas décadas, crescido a demanda para tal setor. Por assim é inevitável que haja necessidade de expandir sua estrutura, de forma direta a interferir na utilização dos solos para tal ato. Apresentando solos adversos em toda a extensão brasileira, é dada atenção especial aos solos argilosos. Para uma obra é requerido certas propriedades físicas e mecânicas relacionadas à estabilidade volumétrica, resistência e durabilidade.

Os solos argilosos em geral, não apresentam essas propriedades, e uma das alternativas e promover, sua estabilização.

São inúmeros os métodos de estabilização de solos para objetivos construtivos, porem o método mais prático e eficaz é o da estabilização química, na qual são adicionados ao solo, resultando em interações químicas, físico-químicas e físicas. Dentre as principais técnicas de estabilização química estão a do solo-cal e o emprego de sais, silicatos de sódio, estes sendo comumente usado em solos com alta porcentagem de argila.

As primeiras reações entre a cal e os constituintes do solo, são as de floculação/aglomeração, seguidas das trocas iônicas entre as argilas e a cal, resultando em alterações de suas propriedades geotécnicas, como: aumento do limite de plasticidade, durabilidade e estabilidade volumétrica, aumento da resistência. Simultaneamente ocorrem os fenômenos de carbonatação, com o ataque do anidrido carbônico, presente no ar e na água de infiltração. A adição da cal provoca reações iônicas, mudanças das estruturas cristalinas, recarbonatações e a formação de novos minerais capazes de cimentar as partículas, preenchendo os espaços intercristalinos.

A aplicação de álcalis mais fortes no tratamento dos solos pode favorecer uma elevada resistência inicial, resultado da reação do quartzo presente no solo com os estabilizadores alcalinos, tais como cimento Portland e a cal. O silicato de sódio é usualmente associados ao cimento e a cal.

Os silicatos de sódio quando reage com sais solúveis de cálcio em solução aquosa, formando silicatos de cálcio, se tornando agentes cimentantes que melhoram a estabilidade do solo, preenchendo seus espaços vazios e expulsando a água do solo.

Este trabalho tem o intuito de pesquisar o efeito da adição de alguns aditivos químicos na estabilização de solo (cal e silicato de sódio), a um solo argiloso, e, com a mistura, produzir corpos-de-prova. Tiveram o seu comportamento tecnicamente avaliado e suas características físico-mecânicas determinadas em laboratório.

MATERIAL E METODOS

Ensaio de caracterização

Analise granulométrica, por sedimentação e peneiramento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com