TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistência Dos Solos Argilosos

Artigos Científicos: Resistência Dos Solos Argilosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 2

Lista Mecânica dos Solos II – Resistência dos Solos Argilosos

1) Uma argila saturada, não estruturada apresenta uma tensão de pré-adensamento de 100kPa. Em um ensaio axial do tipo CD (drenado) com tensão confinante igual a 100kPa, essa argila apresentou uma tensão desviadora igual a 180 kPa.

Pede-se:

a) a envoltória de resistência dessa argila para tensões acima da tensão de sobreadensamento. Qual o ângulo de atrito interno? Demonstre analiticamente e graficamente.

b) Considere um ensaio CD com esse mesmo material, cuja tensão de confinamento seja igual a 200 kPa. Sabendo-se que as tensões desviadoras são proporcionais às tensões confinantes quando o solo está sob tensão igual ou acima da tensão de pre-adensamento, determine a tensão desviadora de ruptura? Demonstre graficamente e analiticamente.

2) Uma argila saturada, não estruturada apresenta uma tensão de pré-adensamento, em compressão, de 100kPa. Em um ensaio axial do tipo CD (drenado) com confinante igual a 100kPa, essa argila apresentou uma tensão desviadora igual a 180kPa. Posteriormente fez se outros ensaios com as seguintes características: Ensaio CD com pressão confinante de 50 kPa, observando a ruptura para um acréscimo de tensão axial de 100kpa; Ensaio CD, com confinante de 20kPa, a ruptura ocorreu para um acréscimo de tensão axial de 46kPa; Ensaio CD, com confinante de 10kPa e a ruptura ocorreu para um acréscimo de tensão axial de 25kPAa. Com base nesses dados, tente determinar a envoltória de resistência desse solo e discuta os resultados observados.

3) De uma amostra de argila saturada, com tensão de pré-adensamento de 125kPa, foi realizado um ensaio de compressão axial rápido (CU), com pressão confinante de 150kPa, ocorrendo a ruptura quando a tensão desviadora era de 180kPa e a pressão neutra de 60kPa. Qual é a envoltória de resistência desse solo em termos de tensão efetiva? Que resistência apresentaria um corpo de prova submetido a um ensaio CD com pressão confinante de 150kPa?

4) Quais as principais diferenças entre o ensaio axial do tipo drenado (CD) e do tipo não drenado (CU)? Qual a aplicabilidade de cada ensaio?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com