TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenhar Sistemas Logisticos

Artigo: Desenhar Sistemas Logisticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

Título: COMO DESENHAR A REDE LOGÍSTICA – DO PROCESSO AO SUPPLY CHAIN

Publicação: Revista Logística SistêmicaData: edição de novembro de 2004Autor: Mauro Roberto Schlüter

COMO DESENHAR A REDE LOGÍSTICA – DO PROCESSO AO SUPPLY CHAIN

O conceito de logística é colocar o produto certo na hora certa, no local certo e ao menor custo possível. Este conceito tem sido utilizado para descrever a sinergia proporcionada pelas operações entre as funções das empresas, porém é necessário que se busque ,baseado neste conceito, a descrição do que realmente é um processo logístico. O processo logístico deve estar conectado ao conceito da logística, compreender as áreas operacionais (suprimento, produção e distribuição), desde as fontes de matéria prima até o produto acabado acessar as mãos do consumidor final, buscando a minimização dos custos envolvidos e garantindo a melhoria dos níveis de serviço.

A forma encontrada para descrever um processo logístico baseada no conceito da logística e seus objetivos, utiliza por analogia a ótica de fornecedor e cliente internos descrita nos conceitos de qualidade total preconizados pelo Prof. Vicente Falconi Campos. Segundo O Prof. Campos, todos os processos de uma organização possuem clientes internos e fornecedores internos.

As técnicas de análise e conceituação de processo são exploradas de forma mais intensa no estudo da administração da produção. Uma descrição de um processo logístico que possa ser comum a todo o fluxo de produto da empresa difere da descrição de um processo de produção em um aspecto básico que é a inclusão do deslocamento como parte integrante desse processo. Ao visualizar-se um ambiente logístico em toda a sua abrangência pode se verificar que o produto possui um padrão de fluxo do tipo “stop and go”. Existem algumas exceções a este padrão, que é encontrado em empresas com processos de produção contínuos, que é o caso da industria do setor químico, ou de empresas com processos de produção onde o operador executa as tarefas acompanhando o deslocamento do produto. Mesmo estas exceções podem ser simplificadas por ocasião da descrição de um processo logístico, assumindo-seque todo e qualquer beneficiamento exercido nos processos logísticos dosub-sistema de produção deste tipo de industria seja definido como um procedimento do tipo “stop”. Com relação ao deslocamento do produto entre duas paradas não existem exceções conhecidas.

Um processo logístico é composto portanto de um procedimento estático (stop), e um procedimento dinâmico (go). Este conjunto de procedimentos que formam um processo logístico devem exercer as suas atividades dentro dos conceitos da logística, isto é fornecer o produto certo e sem defeitos, no local da demanda do próximo processo, dentro dos tempos certos, ao menor custo possível e com garantia e/ou melhoria dos níveis de serviço. Esta ótica é a mesma adotada pelos preceitos de Controle de Qualidade Total mencionada

anteriormente. Assume-se com esta definição que um ambiente logístico possui, além de clientes externos, clientes internos e portanto, os fornecedores internos e externos devem estar conectados com os conceitos e objetivo da logística. Com base nessas premissas, é possível conceituar o processo logístico como sendo a conjunção de um procedimento estático e um procedimento dinâmico, que buscam a minimização dos custos e melhoria dos níveis de serviço, utilizando as informações da demanda para apoiar as decisões que interferem no processo.

O procedimento estático pode ser definido como uma parada que o produto sofre para execução de natureza de beneficiamento ou de disponibilidade do produto para demanda futura. Como exemplos pode se citar os procedimentos de solda (produção), estocagem no almoxarifado (suprimento) e exposição nas gôndolas de um ponto de venda (distribuição). A única diferença entre procedimentos estáticos de produção e de estocagem,encontra-se na dependência que a estocagem tem em relação a demanda do próximo processo.

O procedimento dinâmico pode ser definido como o deslocamento do produto entre dois procedimentos estáticos. Este deslocamento poderá ser realizado em qualquer dos três subsistemas abrangidos pela logística. Como exemplos destes procedimentos, pode se citar o transporte de um container (case) de partes de um produto para um processo logístico de montagem, ou então o deslocamento de matérias primas do almoxarifado para a produção.

Estes processos, compostos por procedimentos estáticos e dinâmicos, permeiam os sub-sistemas da área operacional de uma empresa, bem como todas as empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, desde as fontes das matérias primas até o produto acessar o consumidor final.

Um processo logístico pode ser representado de forma análoga à representação de um processo de rede, conforme pode ser visto na figura abaixo

Procedimento estático Procedimento dinâmico

de estocagem

Figura 1 – Representação do processo logístico.

Procedimento dinâmico

Procedimento estático

de beneficiamento

Por sua vez, um conjunto de processos logísticos pode ser representado como um subsistema logístico (suprimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com