TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento E Processo De Produção

Casos: Desenvolvimento E Processo De Produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Durante o desenvolvimento de um produto e suas respectivas ferramentas, determinam-se simuntaneamente os equipamentos utilizados na área produtiva da empresa, nos processos de controle e desenvolvimento de produtos verificam-se sempre os mesmos métodos, sistemas e procedimentos utilizados na empresa.

Este documento relata as atividades de trabalho para a validação de estágio do Curso de Engenharia Mecânica pela Faculdade Anhanguera de Matão, sendo que, estas envolvem todo um ciclo que foca as etapas de desenvolvimento de um produto até seu início de produção. A seguir serão apresentadas às características da Hutchinson Brasil Automotive e como algumas atividades podem agregar situações favoráveis à mesma, para isso será submetida toda a documentação necessária para o processo de aprovação de peças de produção (PAPP), onde o planejamento, o desenvolvimento e validação do processo e do produto serão necessários para chegar a um produto final com qualidade para satisfazer o cliente.

1.1. Desenvolvimento

De acordo com (BACK, [et al.], 2008, p.4), “Desenvolvimento de um produto é como todo o processo de transformação de informações necessárias para a identificação da demanda, a produção e o uso do produto”.

A utilização da Engenharia Simultânea no desenvolvimento integrado do processo de desenvolvimento de um produto contribui para a realização do estudo do processo de produção do produto a ser fabricado. A análise do conceito de novo, a importância, as implicações e sua relação com o ambiente são importantes instrumentos de apoio para auxiliar no gerenciamento desta atividade.

Hartley (1998) afirma que “a engenharia simultânea prega considerar em primeiro lugar os critérios e os requisitos dos clientes e facilitar um bom funcionamento real ao longo da vida do produto”. A expectativa do cliente em relação ao produto, bem como o serviço a ele associado, tem alto grau de importância nessa tecnologia de gestão, que vai alterar também o ambiente externo da organização, à medida que altera a relação entre clientes e fornecedores.

Na aplicação da engenharia simultânea, o equilíbrio entre os diversos aspectos que influenciam no desenvolvimento de um novo produto, é fundamental. A principal premissa dessa nova metodologia de engenharia é a integração do projeto do produto e dos processos de manufatura.

Hartley (1998) complementa afirmando que “a Engenharia Simultânea não é uma regra que superpõe a uma operação ineficiente; é uma ferramenta para erradicar as ineficiências e conseguir o máximo das capacitações existentes nas organizações. O autor acrescenta ainda, que “(...) a Engenharia Simultânea é sobretudo uma busca da melhoria da qualidade e transporta a responsabilidade da qualidade da vigilância nas linhas de fabricação para o projeto”.

2.1. Análise de Riscos

Quando recebe-se uma solicitação de orçamento, é feito uma análise de viabiliade de riscos, pois os riscos traz impacto no projeto, como qualidade e custos.

O gerenciamento de riscos planeja, organiza, dirigi e controla os recursos humanos e materiais no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre a organização ao mínimo possível.

2.2. Cálculo de Orçamento

Após análise e verificações para arealização do orçamento tem-se a recomendação de determinação de um fluxograma específico para esta atividade. Com esta exemplifica-se a determinação lógica dos passos a serem executados para obter-se um orçamento de produto adequado com as necessidades da empresa e dos clientes.

2.3. Autorização do Desenvolvimento e Comercial

Deve-se analisar o recebimento de todas as informações referentes ao orçamento e também se deve ter um responsável pela aprovação da análise liberando assim a execução do orçamento. Se faltarem informações o processo deve ser paralisado e a documentação com as informações faltantes devem ser novamente solicitadas ao departamento comercial da empresa e o mesmo deve solicitar ao cliente.

Após o preenchimento e checagem de todas as informações necessárias, inicia-se o processo de elaboração do orçamento do produto pelo departamento de engenharia.

2.4. Início do desenvolvimento

Com o término da etapa de análise de informações de entrada do cliente o departamento de engenharia deve receber a autorização para o lançamento de desenvolvimento do processo de fabricação do produto. Recomenda-se que esta autorização seja emitida formalmente pelo departamento comercial de vendas da empresa para o departamento de engenharia de desenvolvimento.

2.5. Nomeação do Chefe de Projeto

A partir das informações recebidas e em função do tipo de projeto e atribuições dos possíveis detentores do cargo de Chefe de Projeto, o Gerente do Departamento de Desenvolvimento faz a nomeação do chefe para o projeto, baseando-se na formação, habilidade e experiência.

2.6. Definição da equipe para o desenvolvimento

Depois de nomeado o chefe de projeto, o mesmo coordena a formação e definição da equipe que irá estruturar e desenvolver os trabalhos que resultaram no bom andamento e cumprimento das necessidades do Cliente.

Neste momento deve-se realizar uma reunião para lançamento do desenvolvimento no momento do recebimento da autorização de desenvolvimento no departamento de engenharia. Esta reunião deve ser feita com a equipe que o chefe de projeto coordena para alinhamento dos prazos e especificações do projeto, do processo do produto a ser desenvolvido.

2.7. Confecção do Protótipo

Com o desenho e dados de CAD, sendo fornecido pelo Cliente, o desenvolvimento do produto assegura a compreensão dos requisitos de engenharia e informações técnicas relacionadas, ocorrendo à definição e confecção do protótipo.

2.8. Desenvolvimento da Matéria Prima

Conforme os dados de CAD e normas especificadas no desenho, o software faz uma planificação do produto para uma dimensão e desenvolve as linhas de limite do produto com uma projeção teórica de limites de utilização de matéria prima para a fabricação de acordo com o projeto, no laboratório, é desenvolvida uma formulação que atenda a todas as especificações exigidas.

Os documentos necessários para o processo de aprovação das peças de produção visa um estabelecer um padrão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com