TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Seguro De Aplicações Web - Monografia

Ensaios: Desenvolvimento Seguro De Aplicações Web - Monografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ARAPIRACA

2013

Trabalho de Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Processos de Negócios e Software.

Orientadores: Prof. Marco Ikuro Hisatomi e Prof. Polyanna Pacheco Gomes.

ARAPIRACA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 PROCESSOS E NEGOCIOS DE SOFTWARE 5

3.1.1 Modelo de Processo de Software 6

3.2 MODELO ESPIRAL 7

3.3 O MODELO ESPIRAL E SUA EVOLUÇÃO 9

3.4 A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA 11

4 CONCLUSÃO 13

5 REFERENCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar a aplicação e os diversos métodos de utilização dos modelos de processo de software e suas vantagens e desvantagens. Também foi abordado o estudo do Java, que é atualmente uma das linguagens de programação mais usadas. Para o profissional de tecnologia da informação é de suma importância conhecer princípios básicos para um bom entendimento e elaboração de um sistema empresarial. Por isso, este trabalho foi divido em descrição e logo em seguida a aplicação dos métodos nele descrito, fazendo com que o leitor entenda de maneira fácil os princípios básicos e já consiga dar o primeiro passo em sua trajetória como Analista de Sistemas.

2 OBJETIVOS

Este trabalho é muito importante para o conhecimento e a compreensão profunda dos temas abordados, uma vez que, tem como objetivo maior mostrar um conteúdo de forma fácil em relação aos modelos de processo de software na elaboração de um projeto, e também princípios básicos sobre a linguagem de programação Java. Sendo assim um passo a mais na trajetória de qualquer leitor que almeje a área de tecnologia como desenvolvedor de sistemas.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 PROCESSOS E NEGOCIOS DE SOFTWARE

A utilização de um processo de software, ou processo de engenharia de software, nada mais é que uma sequencia de práticas que dar objetivo ao desenvolvimento ou evolução de sistemas de software. Práticas estas, que se englobam em atividades de especificação, projeto, implementação, testes e caracterizam-se pela interação de pessoas, métodos e ferramentas.

O uso de processos de software vem sendo apontado como fator de importância para empresas que os desenvolvem.

Antes de tudo, para que se possa entender melhor o que realmente é um processo de software, é preciso saber do que se trata. Um processo de software é um conjunto estruturado de atividades exigidas para o desenvolvimento de um sistema.

“... Desde que o software, como todo capital, é conhecimento incorporado, e como esse conhecimento está inicialmente disperso, tácito, latente e incompleto na sua totalidade, o desenvolvimento de software é um processo de aprendizado social. O processo é um dialogo no qual o conhecimento, que deve se transformar em software é reunido e incorporado ao software. O processo fornece interação entre usuários e projetistas, entre usuários e ferramentas em desenvolvimento e entre projetistas e ferramentas em desenvolvimento (tecnologia). É um processo iterativo no qual a própria ferramenta serve como meio de comunicação, com cada nova rodada de dialogo explicitando mais conhecimento útil do pessoal envolvido...”. (BAETJER 1998, pág. 85) :

Concluindo, a elaboração de um software de computador, é um grande aprendizado, tendo como prêmio o resultado de todo conhecimento coletado, organizado à medida que o processo é conduzido.

3.1.1 Modelo de Processo de Software

Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram devido a necessidade em situações de respostas em relação ao porque só na altura em que enfrentamos determinado problema, é que podemos escolher um modelo. Um modelo de processo de software pode ser visto como representação, ou abstração das atividades e objetos envolvidos no processo de software. Além disso, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar gerenciamentos de processos de software, como também seu progresso no decorrer do projeto.

Exemplos de alguns modelos de processo de software:

• Sequencial ou Cascata – com fases distintas de especificação, projeto e desenvolvimento;

• Desenvolvimento iterativo e incremental – Desenvolvimento é iniciado com um subconjunto simples de requisitos e alcança evoluções subsequentes das versões até o sistema está todo completo e implementado;

• Evolucional ou Prototipação – especificação, projeto e desenvolvimento de protóticos.

• Espiral – evolução através de vários ciclos completos de especificação, projeto e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com