TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB

Projeto de pesquisa: SEGURANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Diagrama de Atividade Telecine Mozer..................................................08

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 DESENVOLVIMENTO 7

2.1 SEGURANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB 7

2.2 O CENÁRIO TELECINE MOZER PARA APLICAÇÃO WEB 9

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

A ascensão dos computadores pessoais, dos celulares capazes de acessar a internet e das linguagens de programação que possibilitaram maior interação dos usuários com os sites web, permitiram também que o comércio eletrônico torna-se realidade para muitas empresas nos dias de hoje. A permanência de uma empresa no mercado foi proporcionado pela ampliação dos canais de comunicação e extensão dos seus negócios incluindo-se neste contexto como uma empresa virtual.

Esse trabalho discorrerá sobre o estudo de caso da empresa “Telecine Mozer” que possui um sistema de TV por assinatura, no qual o assinante poderá, além dos canais disponíveis em seu pacote, alugar filmes da biblioteca de seu site para visualização imediata. Neste cenário será apresentado um sistema de cadastro de filmes e listagem dos mesmos para a locação baseado em uma linguagem dinâmica para Web, PHP (Hypertext Preprocessor), estática HTML (Hypertext Markup Language) e utilização de banco de dados MySQL. Serão também explicitadas as regras de negócio no que tange as particularidades da empresa, a apresentação do Diagrama de Caso de Uso baseado em UML (Unified Modeling Language) e a normalização dos Diagramas de Entidade-Relacionamento na estruturação de um banco de dados.

O presente trabalho possibilitou ao grupo perceber a importância da linguagem PHP na construção de uma página de internet dinâmica, a sua relação com o banco de dados e o HTML, assim como, promover ao profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a ampliação do seu conhecimento, aplicá-los à programação no desenvolvimento de sistemas web e aperfeiçoar as boas práticas de programação na ênfase de ter um sistema seguro, garantindo assim, a satisfação do nosso cliente em meio ao mercado competitivo.

2 DESENVOLVIMENTO

O reconhecimento de uma empresa no mercado pode ser derivado de muitos anos de trabalho e experiência. Contudo, a modernidade trouxe muitos desafios para a permanência de uma empresa nesse tão disputado mercado.

A busca de ampliação dos negócios nos dias atuais não pode passar despercebida pela possibilidade de criação de uma loja virtual. Certamente, contexto em que se vive com milhares de aparelhos celulares e computadores portáteis ligados diretamente à rede mundial de computadores com oportunidades ilimitadas de divulgação de uma marca ou um negócio.

Não foi só a internet que modernizou com instalação de redes com velocidades maiores, as páginas da internet também ganharam novas formas de apresentação com linguagens capazes de ampliar a interação do usuário com a página da internet. O PHP (Hypertext Preprocessor), JavaScript e ASP.Net são exemplos de linguagens que possibilitaram dinamizar as páginas web, com a utilização de formulários, espaços nos sites para comentários, individualização das páginas por meio de sessões com login e senha do usuário e, principalmente, a ampliação do comércio eletrônico e compras online de forma segura e imediata.

2.1 O PHP

Segundo Barreto (2014), PHP (Hypertext Preprocessor), ou pré-processador de hipertexto, é uma linguagem que permite criar sites dinâmicos, ou seja, possui interação com o usuário e tem seu código executado no servidor, ou Server-side, diferenciando da linguagem JavaScript que é um Client-side. O PHP é embutido diretamente no HTML na construção da página web também diferenciando de outras linguagens de programação.

O PHP surgiu em 1994 por Rasmus Lerdorf e aperfeiçoada em 1998 para atender o grande quantitativo de usuários dessa linguagem. Hoje, é uma linguagem que permite interagir com o usuário, coletar dados de formulários, criação de chats de interação, facilitar as manutenções realizadas pelo administrador do site, e tem como principal característica suporte a inúmeros Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBDs) como o MySQL, Oracle, Sybase, etc.

2.2 O CENÁRIO TELECINE MOZER PARA APLICAÇÃO WEB

O cenário proposto para esse trabalho é da “Empresa Telecine Mozer”. A empresa fornece serviços de TV a cabo e que possibilita ao cliente visualizar filmes de seu catálogo por meio do site da empresa. Esta visualização será imediata após a escolha do título no site. Para acesso ao site TCMozer haverá uma senha que será encaminhada para o cliente por meio do boleto bancário.

A estrutura do site é baseada na linguagem PHP, que permite a interação do usuário com o site por meio de sessão utilizando o login e senha e de acesso ao servidor de banco de dados para a apresentação dos títulos dos filmes cadastrados. O sistema web proposto em PHP será utilizado para cadastrar e listar na tela os filmes cadastrados para o cliente e por meio do clique sobre o nome do filme ele deverá ser exibido.

A linguagem SQL (Structured Query Language) será utilizada para a inserção dos dados no banco de dados e para a pesquisa dos títulos dos filmes. O sistema da empresa Telecine Mozer é assim codificado e apresentado:

Codificação e telas do site TCMozer.

2.3 DIAGRAMAS E DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA

Diante do cenário da empresa Telecine Mozer o programador deve levantar os requisitos ou as regras de negócio que serão apresentados no sistema. Para o desenvolvimento de um sistema é necessário que se faça a documentação que conforme Tanaka (2013, p.2), a documentação “cria um vocabulário entre os envolvidos em um determinado projeto de software” por meio dos diagramas da UML. Necessariamente os diagramas são uma tradução do mundo real para o mundo computacional.

O diagrama de Caso de Uso é um diagrama utilizado para análise e levantamento de requisitos do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com