TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e sustentabilidade - 1 semestre Engenharia Unip

Por:   •  20/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

Uma pesquisa foi feita para dizer se é possível construir uma indústria de mineração sem sofrer impactos. Assim temos diversas etapas. Primeiro proporciona dados sobre a mineração, focando nos produtos, nas práticas, na extração e na exportação, depois observar os grupos sociais e ao espaço que eles ocupam na sociedade, a regulamentação e por último a legislação.

A pesquisa relata que os estados de Minas Gerais, Pará, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Bahia concentra a produção, mas aonde e produzido a maior parte de minérios é na Amazônia.

Refere-se as normas da mineração, e os estudos apontam várias leis para o tratamento específico de informações de natureza ambiental, sobre as empresas, mas também há falta nas leis que foca esse assunto onde instalam-se.



Tendo em vista características da indústria de mineração, antes faladas, tem-se como pressuposto que dependendo da forma como são implantados, operados, desativados, e desenvolvidas suas relações sociais, os empreendimentos mineradores podem causar impactos sociais, ambientais e econômicos, muitas vezes, irreversíveis.



Este trabalho tem por objetivo geral levantar e analisar, dados do desempenho da indústria de mineração, em alguns pontos específicos do Brasil, relacionados a aspectos socioespaciais, ambientais e econômicos, sob um prisma da (in)sustentabilidade.

Como objetivos específicos temos:

•aspectos da mineração, e de sua indústria;

•impactos socioespaciais na exploração de
 (in)sustentabilidade da indústria da mineração no Brasil. (Estação Científica (UNIFAP) Macapá, v. 1, n. 2, p. 01-15, 2011) recursos minerais.
•legislação da

A escolha do objeto de estudo desta pesquisa justifica-se por três motivos principais. O primeiro é o fato de as relações sociais, ambientais e econômicas, no atual momento histórico, orientado pelo capitalismo, terem as atividades produtivas em geral, sobretudo financeiras, como parte fundamental. O segundo baseia-se na necessidade de se produzir, e disseminar, conhecimento para facilitar o controle social sobre os impactos de diversas naturezas, e magnitudes, caso tais atividades não sejam conduzidas em conformidade com as normas técnicas e legais. O terceiro está relacionado ao desafio colocado, pelo autor desta pesquisa, de conhecer as relações socioespaciais entre a sociedade, e a indústria da mineração, no Brasil, do ponto de vista da (in) sustentabilidade.

Portanto, sua classificação quanto aos objetivos é exploratória. Fornece uma visão geral, do tema pesquisado e facilita a formulação de novos problemas e hipóteses, em pesquisas futuras. O procedimento que coleta os dados é bibliográfico, pois levanta os dados da produção cientifica existente em artigos, dissertações, teses e etc. nesta última classificação a pesquisa verifica a situação da indústria da mineração no Brasil quanto á sustentabilidade, cujo o termo tanto pode definir uma situação sustentável como insustentável.  Para Fenker a sustentabilidade consiste na possibilidade de manter um equilíbrio eterno e sistêmico que permita a continuidade da vida nesse planeta. Inclui os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Portanto, o contrário, ou seja, quando não há possibilidade de se manter o equilíbrio na forma anunciada pode ser caracterizado como insustentabilidade. Podemos dizer que o termo (in) sustentabilidade é empregado como resultado da avaliação de impactos positivos, e ou negativos da indústria já citada, associando-se fatores de natureza ambiental, social e econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com