TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dessalinização da agua do mar

Por:   •  2/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

AUSTRALIA transforma água do mar em água potável. Programa Globo News Especial, exibido em 5 fev. 2011. Brasil: Globo News. Disponível em: <http://youtu.be/K7W3iNiiV5k>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

O desafio do futuro hídrico

A Austrália é um país com pouca incidência de chuvas devido às condições climáticas. Uma das saídas para a escassez de água no país é a dessalinização da água do mar. O país que é cercado por oceanos, mas seco na região central, gastou cerca de 23 bilhões de reais para obter água potável abundante.

O objetivo deste relatório é apresentar novas técnicas para acabar com as secas e permitir o acesso a novas tecnologias, que não dependem da chuva, visando amenizar os problemas existentes em diversos lugares do mundo devido à escassez de água doce. Justificando-se então a necessidade de aderir a novas ideias, já que as reservas de água potável no planeta estão secando rapidamente.

A água do mar passa por longos túneis até chegar em um reservatório pré filtro, onde são tiradas quaisquer partículas. Logo após, utiliza-se um processo de osmose reversa, passa também por membranas que ajudam a separam a água potável a partir da água do mar. Após passar por cloração, fluoretação e processo de teste, a água muito concentrada é devolvida ao oceano.

O impacto ambiental deste processo é muito grande, a água que é devolvida ao mar é mais densa e afunda por ser saturada de sal, não se misturando com o restante da água e prejudicando o ecossistema local. Durante o processo de tratamento da água a maioria dos químicos são removidos, mas deve-se preocupar com a pequena concentração, para que não afete a saúde da comunidade a longo prazo. Outra preocupação é o aquecimento global, já que o país depende do carvão, o maior causador do efeito estufa, para gerar a maior parte da eletricidade nas usinas. Especialistas afirmam que, devido as desvantagens, a dessalinização deveria ser a última alternativa adotada.

No Brasil a metade dos municípios não tem água tratada para beber e um processo bem simples foi usado para aproveitar a água da chuva. A água é colocada em garrafas pet, mistura-se azul de metileno e expõe-se a garrafa ao sol por algumas horas. O sol tem energia suficiente para matar bactérias e vírus existentes. O método é simples e eficaz.

O grande desafio do século atual é, sem dúvida, conciliar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental. Visando neutralizar os efeitos da degradação ambiental em Divinópolis daqui a vinte anos, pode-se afirmar que uma das soluções está na recuperação dos recursos hídricos, tendo como prioridade a limpeza e o afastamento das redes de esgoto principalmente das nascentes do município, seguindo de reflorestamento e conscientização da população local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com