TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação Simples

Trabalho Escolar: Destilação Simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Licenciatura em Química

QUÍMICA ORGÂNICA I

NOMES:¬¬¬¬

EDVAN NASCIMENTO

PRISCILA FARIAS

SAMUEL RAPHAEL

THIAGO CORREIA

PROFESSORA: CARMELITA GOMES

DATA: 10/10/2010

IFRJ – Nilópolis

2º semestre/2010

DESTILAÇÃO SIMPLES

OBJETIVO

Estudar e entender como funciona o processo de destilação, aprender a montar a aparelhagem, e procurar saber qual aparelho e mais eficaz para determinada mistura.

INTRODUÇÃO

Destilação Simples é um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p.ex.), ou de outro(s) líquido(s) que possue(m) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80o C. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz. Como mostra a figura abaixo.

MATERIAIS E REAGENTES

Condensador

Termômetro

Unha

Cabeça de destilação

Suporte universal

Garras e Mufas

Garra para fixação de termômetro

Pérolas de vidro

Manta aquecedora

Proveta (100 ml)

Mangueira de látex

Funil de vidro

AMOSTRA:

Acetona: tolueno (1:1)

METODOS

Pegou-se uma proveta e transferiu-se 100 ml da amostra (acetona + tolueno) para um balão de destilação. Logo depois adicionaram-se pérolas de vidro, pegou-se o suporte universal e colocaram-se as garras, logo após prendeu o condensador com as garras, montou-se o restante o aparelho. Aqueceu-se a mistura de forma que a destilação ocorra lentamente, depois e alguns minutos houve a ebulição do líquido. Rejeitou-se o primeiro ml do destilado, esperou-se até completar cerca de 50 ml. Logo em seguida desligou-se a manta.

RESULTADOS E DISCURSSÃO

Foi observado que a temperatura inicial da mistura o líquido era de 47 graus. Depois o liquido foi aquecido em uma manta aquecedora e esperaram-se alguns minutos, após o líquido entrar em ebulição descartou-se o primeiro 1 ml. Logo após foi abservado que a temperatura aumentava de forma crescente até se estabelecer em 69º graus Celsius. A acetona por ser mais volátil (ponto de ebulição de 56,53ºC) vai evaporar completamente, já o tolueno por ter maior ponto de ebulição (ponto de ebulição de 110,6ºC) não evapora. Fazendo com que o líquido se torne uma substância pura.

TABELA DA TEMPERATURA

Segue a seguinte tabela da destilação simples

Volume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com