TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação Simples E Fracionada

Trabalho Universitário: Destilação Simples E Fracionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  1.597 Visualizações

Página 1 de 11

Objetivo:

Preparação de um sistema de destilação simples e um fracionado, comparando e avaliando os dados obtidos em ambos.

Introdução:

Para a realização da separação de misturas homogêneas ou até mesmo para a purificação de uma determinada substância, é necessário fazer uso de processos físicos, que compreendem a mudança do estado de agregação da solução. São variados os tipos de processos físicos, no entanto, serão destacados apenas a destilação simples e a destilação fracionada. Generalizando, a destilação é uma ebulição seguida de uma condensação, e ocorre com o aquecimento ou a redução da pressão do sistema. A destilação simples é um método rápido e prático de destilação, e é amplamente utilizado nas indústrias, por exemplo, para a obtenção da água destilada, muito utilizada na indústria farmacêutica. Esse tipo de destilação é empregada na separação de uma mistura composta por sólido e líquido, e até mesmo na separação de uma mistura formada apenas por líquidos, que possuam entre si uma diferença de temperatura de ebulição superior a 80℃. Em contra partida, a destilação fracionada é utilizada na separação de uma mistura de dois líquidos que possuam pontos de ebulição próximos (com uma diferença inferior a 80℃).

Reagentes:

Destilação Simples:

- Solução de acetona (40%) e água (60%).

Destilação Fracionada:

- Solução de acetona (40%) e água (60%)

Materiais:

Destilação Simples:

- Balão de fundo redondo de 250 mL;

- Cabeça de destilação;

- Termômetro de - 10°C a 250°C;

- Unha;

- Pérolas de vidro;

- Condensador de Liebig;

- Provetas de 150 mL;

- Mangueira de Látex;

- Manta de Aquecimento.

Destilação Fracionada:

- Balão de fundo redondo de 250 mL;

- Cabeça de destilação;

- Coluna de fracionamento;

- Condensador de Liebig;

- Unha;

- Termômetro de -10 a 250ºC;

- Pérolas de vidro;

- Provetas de 150 mL;

- Mangueira de Látex;

- Manta de Aquecimento;

- Béquer.

Procedimentos

Destilação Simples:

- Primeiramente colocou-se em um balão de capacidade de 250 mL 5 pérolas de vidro e 150 mL de solução de acetona (40%) e água (60%), posteriormente, instalou-se o balão na manta térmica ainda desligada. Por fim, terminou-se de montar todo o sistema de destilação.

- Com o sistema montado, ajustou-se um termômetro graduado de - 10°C a 250°C na cabeça de destilação e foi aberto o sistema de água que percorria uma mangueira ligada ao Condensador de Liebig por um lado, e saia pelo outro através de uma mangueira conectada ao ralo. Tomando o cuidado de manter as mangueiras devidamente fixas ao Condensador, para evitar vazamento. O fluxo de água foi mantido durante todo o procedimento.

- Ligou-se a manta térmica a princípio na temperatura 3, aumentando-a com o passar do tempo até a temperatura 5.

- Anotou-se o valor da temperatura dos primeiros 5 mL de acetona destilada, prosseguindo assim a cada 5 mL de substância destilada, até o momento em que a temperatura estabilizou novamente, e o líquido com maior ponto de ebulição (água, PE de aproximadamente 100℃) começou a evaporar e, por conseguinte a condensar.

Destilação Fracionada:

- A princípio colocou-se em balão de 250 mL cerca 5 pérolas de vidro e 150 mL de solução de acetona (40%) e água (60%), em seguida instalou-se o balão na manta térmica ainda desligada, e terminou-se de montar a aparelhagem.

- Com o sistema montado, ajustou-se um termômetro graduado de - 10℃ a 250℃ na cabeça de destilação e foi aberto o sistema de água que percorria uma mangueira ligada ao Condensador de Liebig por um lado, e saia pelo outro através de uma mangueira conectada ao ralo. Tomando o cuidado de manter as mangueiras devidamente fixas ao Condensador, para evitar vazamento. O fluxo de água foi mantido durante todo o procedimento.

- Ligou-se a manta térmica a princípio na temperatura 4, aumentando-a com o passar do tempo até a temperatura 7.

- Notaram-se pequenas oscilações nos valores da temperatura com o decorrer da destilação. Tomou-se nota do valor da temperatura dos primeiros 5 mL de acetona destilada, seguindo-se assim a cada 5 mL de substância destilada

- A temperatura tornou a aumentar até atingir novamente a estabilidade, e o líquido com maior ponto de ebulição (água, PE de aproximadamente 100℃) começou a evaporar e, por conseguinte a condensar.

Aparelhagem:

Destilação Simples:

– Rolha

– Cabeça de Destilação (presa ao suporte universal por uma garra)

– Balão de fundo redondo

– Manta de Aquecimento

– Condensador de Liebig

– Mangueira de Látex

– Unha

– Proveta de 150 mL

– Termômetro graduado de - 10℃ a 250℃

– Suporte Universal

Destilação Fracionada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com