TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação simples e fracionada

Por:   •  29/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.887 Palavras (16 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE TIRADENTES

CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA

LARA BIANCA LIMA DOS SANTOS

LEYLA ARAÚJO SANTOS

LUANA MYKAELY MENEZES GUIMARÃES

MARCIA WEIGLA BENTO DE ASSIS

MARIA IZABEL MOREIRA PASSOS

MYLLENA MARIA DA SILVA PASSOS

ARACAJU - SE

2017

LARA BIANCA LIMA DOS SANTOS

LEYLA ARAÚJO SANTOS

LUANA MYKAELY MENEZES GUIMARÃES

MARCIA WEIGLA BENTO DE ASSIS

MARIA IZABEL MOREIRA PASSOS

MYLLENA MARIA DA SILVA PASSOS

DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA

Pesquisa Bibliográfica e relatório da prática realizada em Agosto de 2017, da disciplina Refino de Petróleo, turma E01, ministrada pelo Prof. Nelson Antônio Sá Santos, na unidade I do 2º semestre de 2017.

ARACAJU - SE

2017

RESUMO

No processo de destilação fracionada existe uma coluna que cria várias regiões de equilíbrio líquido-vapor. Para pratica se fez necessário utiliza um balão de fundo redondo, uma coluna de Vigreux, um condensador e um receptor. A mistura foi colocada no balão de destilação, foi aquecida por meio de uma manta elétrica, surge então um vapor quente que sobe pela coluna, mas vai se resfriando ao longo dela e acaba por condensar-se.  Inicialmente, a substância mais volátil irá se vaporizar, separando-se da mistura. Esse vapor formado é então resfriado, para voltar a ser líquido e poder ser recolhido. Então, pode-se afirmar que a substância mais volátil é a que se destila primeiro. Parte desse líquido rouba o calor do vapor ascendente e torna a vaporizar-se. Este ciclo de vaporização e condensação ocorre repetidas vezes ao longo de todo o comprimento da coluna. 

Palavra-chave: Evaporação. Destilação. Ebulição. Fracionamento

ABSRACT

In the fractional distillation column there is a process that creates multiple regions of liquid-vapor equilibrium. To practice it was necessary to use a round bottom flask a Vigreux column, a condenser and a receiver. The mixture was placed in the distillation flask was heated by an electric blanket, then there arises a hot steam rising through the column but goes up along it cools and eventually condense. Initially, the most volatile substance will be vaporized, separated from the mixture. This formed vapor is then cooled to return to liquid and can be collected. So it can be said that the most volatile substance is that distills first. Part of this liquid steals heat from the rising steam and makes vaporize. This vaporization and condensation cycle is repeated throughout the length of the column.

Keyword: Evaporation. Distillation. Boiling. Fractionation.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        5

3.1 DESTILAÇÃO SIMPLES OU DIFERENCIAL        6

3.2 DESTILAÇÃO FRACIONADA        7

3.3 REFINARIA        9

3.4 ETER DE PETRÓLEO        10

4.  METODOLOGIA        10

4.1 MATERIAIS        10

4.1.1 Vidrarias        10

4.1.2 Equipamento        11

4.1.3 Reagentes        11

4.1.4 Utensílios        11

4.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        11

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        15


1. INTRODUÇÃO

O petróleo é uma das fontes de energias mais eficientes que existem. Com ele é possível ser produzidos diversos combustíveis e uma gama imensa de compostos que estão presentes em nosso dia-a-dia, mas para que sejam fabricados esses compostos são necessários extrair as frações de interesse do petróleo.

Para separar os componentes do petróleo é necessário mais de um processo de separação. Os primeiros procedimentos adotados pela indústria de petróleo é a destilação, na qual proporciona a separação levando em consideração as diferentes propriedades das substâncias misturadas no petróleo.

Segundo Brasil (2011), a destilação é o processo básico de separação do petróleo. Consiste na vaporização e posterior condensação devido à ação de temperatura e pressão sobre os componentes do óleo cru (petróleo), baseado na diferença de seus pontos de ebulição.

Extremamente versátil, ela é usada em larga escala no refino. A destilação pode ser feita em várias etapas, e em diferentes níveis de pressões, conforme o objetivo que se deseje. Assim, podemos ter a destilação atmosférica e a destilação a vácuo, quando se trata de uma unidade de destilação de petróleo bruto. A figura 1 mostra uma torre de destilação atmosférica e outra de destilação à vácuo de uma refinaria.

[pic 1]

Figura 1 – Unidade de destilação de petróleo (PETROBRAS).

A unidade de destilação de petróleo existe, independente de qual seja o esquema de refino existente. É o principal processo, a partir do qual os demais são alimentados. De forma geral, tem como produtos principais o gás combustível, o GLP, a nafta/gasolina, o querosene, o diesel, o gasóleo e o resíduo a vácuo.

A destilação fracionada é o método utilizado para separar misturas homogêneas, do tipo líquido-líquido. Exemplo de mistura deste tipo é o petróleo, ou uma simples mistura de água e álcool. Na destilação fracionada os líquidos são separados através de seus pontos de ebulição, desde que eles não sejam muito próximos. Durante o aquecimento da mistura, é separado, primeiramente o líquido de menor ponto de ebulição, depois o líquido de ponto de ebulição intermediário e sucessivamente até o líquido de ponto de ebulição maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (536.9 Kb)   docx (928.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com