TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deterioração da Madeira

Por:   •  15/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS E DA MADEIRA

FOLHA DE RESPOSTAS DA 2° AVALIAÇÃO DE DETERIORAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MADEIRA

Nome: Ramon Ferreira Oliveira                                                Data: 26 / 07 / 17

Ass.:________________________________________ Matricula:  2014204225

1)        As atividades nas usinas de tratamento possuem o maior risco de poluição ambiental. As usinas devem possuir um pátio amplo com cobertura, para que as madeiras que estão na cura não fiquem expostas a chuva, ser drenado, com alguns poucos graus em declive, e possuir canaletas para conduzir os resíduos da solução para o fosso. O fosso deve ser impermeável e instalado abaixo da autoclave, a capacidade deve ser maior ou igual a capacidade da autoclave para que não haver contaminação caso ocorra vazamento. Em frente à autoclave deve ser feita uma área de respingo, onde as madeiras recém tratadas permanecem até que se escorra a solução em excesso.

2)         O lenho outonal é o lenho que será mais bem tratado. Pois no processo de secagem, que ocorre antes do tratamento, há maior tendência de ocorrer aspiração das pontuações do lenho primaveril do que das pontuações do lenho outonal. Devido as pontuações do lenho primaveril possuírem paredes esbeltas e grande porção de lumem, e o lenho outonal possui paredes mais espessas e menor porção de lumem, conferindo maior resistência à aspiração para as pontuações. Assim a facilidade de tratamento do lenho primaveril é reduzida em relação ao lenho outonal, pois as pontuações aspiradas do lenho primaveril restringem a penetração da solução preservativa.

4)         A diferença dos processos Ruepping e Lowry para o Bethell, é que esses são processos de célula vazia e o Bethell é um processo de célula cheia. O processo de célula vazia é caracterizado pela aplicação de pressão no início do processo, sendo assim, o ar presente no interior dos lumens das células é comprimido e é forçada a entrada de solução, em seguida a pressão é mantida e posteriormente retirada, com a retirada da pressão interna dos lumens o ar se expande foçando a solução contra a parede celular impregnando a mesma na parede, ou parte dela. O processo de célula cheia é caracterizado pela aplicação de vácuo no início do processo, sendo assim, o ar presente no interior dos lumens das células é retirado em seguida é aplicada pressão com a aplicação da solução, forçando a entrada da solução nos lumens e ocupando todo o espaço interno, a célula fica completamente cheia.

Existe ainda a diferença entre o processo Ruepping e o Lowry, que está na fase inicial dos processos. No processo Ruepping é aplicada a pressão e aplicação da solução assim que se começa o processo, no processo Lowry é aplicada uma pré-pressão, que é mantida por um curto tempo, e só após este tempo é feita a aplicação da solução junto de mais pressão.

5)        No processo de Boucherie utiliza-se a madeira com casca e uma coluna de solução de 10 m, conferindo a pressão de 1 atm ao processo. No processo de transpiração radial utiliza-se madeira sem casca e ocorre dentro de um barril ou tambor.

7)        Deve ser seguida a NBR 16202:2013 que estabelece como deve ser realizado o ensaio de retenção. As amostras devem ser retiradas a retiradas perpendicularmente aos anéis de crescimento e diametralmente opostas com 1 cm (Figura 1). As amostras devem ser moídas e em seguida incineradas em mufla para obtenção das cinzas e dos sais metálicos, a 500 - 550 °C . Diluir as cinzas em uma solução de 3 ml (sendo 70% ácido sulfúrico, 20% ácido perclórico e 10% de ácido nítrico) e aquecer até que sobre apenas as cinzas. Em seguida diluir em 100 ml de água destilada e analisar em espectrômetro de absorção atômica. A partir dos dados obtidos pela espectrofotometria e do volume das amostras de madeira, os cálculos de retenção devem ser realizados seguindo equação abaixo, apresentada por Paes (1991): [pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com