TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da necessidade

Seminário: Determinação da necessidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  Seminário  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Identificação de uma necessidade:

A necessidade de levantamentos topográficos com maior rapidez e precisão e com menor custo;

Definição do problema:

Os levantamentos topográficos exigem muita precisão, então quando o topógrafo vai a campo e faz suas medições ele precisa fazer os cálculos para ver a validade de suas medições. Esses cálculos são realizados em seu escritório, pois ele não tem como faze-los em campo.

Isso se torna inconveniente, pois se algum dos pontos estiver errado ele precisa voltar a campo refazer suas medições, e que pode tornar um trabalho de um dia, um trabalho de mais de uma semana.

Coleta de Informações:

Para resolver esse problema, seria necessário que o topografo fizesse os cálculos em campo, mas estes cálculos são muito grandes e dispendiosos, o que só dificultaria ainda mais o trabalho, facilitando erros de cálculo.

Uma solução simples seria um software que armazena-se ponto a ponto conforme as medições fossem feitas e que ao final da medição o topografo já soubesse a área medida o erro cometido e se este erro esta dentro do aceitável pelas normas técnicas. Com isso outro problema surge, carregar um notebook pela mata, é perigoso e ainda, dependendo do tamanho dele trabalhoso, o que acabaria deixando o trabalho mais lentos ao invés de rápido.

Por estes motivos que um software topográfico desta magnitude para um dispositivo móvel como um celular tornaria o trabalho não só mais rápido como mais eficiente, pois com os cálculos são feitos na hora, e ainda a facilidade de levar um celular á campo, é de uma praticidade ao topógrafo que dificilmente outro dispositivo proporcionaria, sendo que o trabalho pode ser iniciado e concluído na hora sem a necessidade de voltar aos seus escritórios para conferir a precisão dos cálculos.

Concepção:

A concepção do programa foi feita por meio de um sistema pré compilado, chamado “app inventor” do MIT- Massachusetts Institute of Technology.

O APP Inventor é um Integrated Development Environment (Ambiente de desenvolvimento integrado) de uso gratuito, inicialmente criado e disponibilizado pela GOOGLE, mas que hoje em dia está de posse do MIT . Sua principal característica é ser disponibilizado via Browser.

Trata-se de um ambiente de programação pré-compilado, onde não é necessário possuir qualquer tipo de conhecimento elaborado na área de programação, que é o grande agente dificultante encontrado no processo de desenvolvimento do projeto DroidMensor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com