TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama De Fluxo De Dados

Dissertações: Diagrama De Fluxo De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Um diagrama de fluxo de dados é uma ferramenta de modelagem que permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais.

Pode-se entender como o primeiro passo para um programador antes de sair por aí digitando centenas de códigos, ou seja, é o essencial para o desenvolvimento de um mapa do sistema, já que irá conter de forma clara e resumida todas as funções que irão compor o sistema.

INTRODUÇÃO

É indiscutível que quando abordamos as necessidades para o desenvolvimento de um determinado sistema temos a essencialidade de um diagrama de fluxo de dados para o desenvolvimento de qualquer que seja o projeto em questão.

No trabalho que será apresentado a seguir, adentraremos a relevância do DFD e cada um de seus componentes, desta forma, entrando no âmbito de como desenvolve-lo em tópicos como: quais programas podem ser utilizados para o desenvolvimento do DFD, quais os passos a serem seguidos durante a realização e em quais situações podemos utiliza-lo.

Serão ainda apresentados alguns níveis de um DFD desenvolvido para representação do fluxo de uma biblioteca como exemplo da compreensão do grupo.

DESENVOLVIMENTO

DFD é uma ferramenta de modelagem que permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados em “dutos” e “tanques de armazenamento” de dados.

Organiza-se um diagrama DFD por níveis de forma a que um nível apresenta mais informação que o seu nível anterior.

Um DFD pode ser desenhado em vários níveis, dependendo da complexidade e grau de detalhamento do sistema.

Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão orientada para funções, ou seja, ele demonstra todas as funcionalidades de um programa.

Principais funções:

• O DFD mapeia todas as funções e dados utilizados para executá-la, e permite também a discussão de um sistema em vários níveis de detalhes;

• Mostra todas as funções (e dados) envolvidas na atividade a ser automatizada;

• Ele mostra o fluxo de dados, e não o fluxo de controle do sistema;

Componentes de um DFD

Os seguintes símbolos são utilizados na elaboração de um DFD:

O DFD baseia-se em 4 componentes básicos, são eles:

• Processos é o primeiro componente de um DFD, o processo mostra uma parte do sistema, que transforma entradas em saídas, isto é, mostra como uma ou mais entradas são convertidas em saídas. É representada graficamente por um círculo, mas alguns analistas preferem utilizar a forma de um retângulo, ou um retângulo de vértices arredondados.

• Fluxo de dados é graficamente representado por uma seta que entra ou sai de um processo, é utilizado para mostrar o movimento de fragmentos ou de pacotes de informações de um ponto a outro do sistema, ou seja, serve para mostrar o fluxo das informações.

• Depósito de dados é utilizado para se modelar uma coleção de pacotes de dados em repouso, para ser mais fácil o entendimento, seria o banco de dados, o local onde as informações irão ser armazenadas.

• Entidades externas ou terminadores são origens e destinos de fluxos de dados para fora do sistema (criadores e consumidores de dados). Estão fora do sistema. Representam pessoas ou outros sistemas, representam a interface entre o sistema e o mundo externo. Geralmente quando um sistema necessita ser alimentado com informações de outro sistema.

Como elaborar um DFD:

Existem algumas regras necessárias para utilizar DFD. Tem a função de ajudar na criação de um DFD corretamente.

As principais regras:

• Escolher nomes significativos para os processos, fluxos, depósitos e entidades externas:

É aconselhável utilizar nos processos um verbo e um objeto.

Ex: cadastrar cliente.

• Numerar os processos:

Os processos podem ser numerados para sua fácil identificação, mas isso não significa que eles tenham uma sequencia de execução entre si.

• Refazer o DFD tantas vezes quantas forem necessárias até obter uma boa estética:

Refazer até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com