TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGRAMA KRR (banco de dados)

Projeto de pesquisa: DIAGRAMA KRR (banco de dados). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS – CAMETÁ

FACULDADE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - FASI

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2012 - SI

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADO

DOCENTE: MS. TÁSSIO CARVALHO

DISCENTES: ADIMILSOM PANTOJA FARIAS

RAFAEL DA CRUZ ALVES

DATA: 23/12/2013

SGVL – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE VÍDEO LOCADORA

CAMETÁ - PÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS – CAMETÁ

FACULDADE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - FASI

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2012 - SI

Documento realizado para obtenção de nota na disciplina Projeto Integrado ministrada pelo docente MS. Tássio Carvalho.

CAMETÁ – PÁ

1. INTRODUÇÃO.

A área de computação está gerando uma nova e ampla frente de pesquisa e desenvolvimento, não só em Ciência da Computação, mas em outras áreas de conhecimento, tendo como vantagem o advento de novas formas de gerenciamento que facilitam a vida de muitas empresas na realização de tarefas. Porém muitas organizações, ainda não conseguem acompanhar esse desenvolvimento. Um caso muito comum, são as vídeos locadoras, que tem dificuldade na sua administração, muitas das vezes por falta de um software que proporcione a elas uma ferramenta que a auxilie a ter um melhor desenvolvimento desde o atendimento e cadastramento de clientes e filmes a reserva e locação de filmes.

Buscando solucionar este tipo de problema em empresas de vídeo locação, surgiu a ideia de desenvolver um software para o controle de locações e reservas para que as informações sobre o cliente e os filmes sejam disponibilizadas de maneira rápida e precisa de modo que a empresa, proporcione um atendimento melhor aos seus clientes e uma melhor organização de sua administração.

Diante do exposto, pretende-se desenvolver um software em ambiente web para gerenciamento e controle de clientes e filmes, de reservas e locações.

1.1DIAGRAMA EER (MySQL)

Para melhor entendimento foi criado um diagrama de entidade e relacionamento, que ilustra de maneira clara e precisa todas as entidades e seus atributos, além do relacionamento que ocorre entre elas.

FIGURA 1- DIAGRAMA EER (MySQL)

2. DETALHAMENTO DA PROPOSTA

Em decorrência do auto fluxo de informações que ocorre todos os dias em uma vídeo locadora, viu-se a necessidade de criar um software que manuseia essas informações de forma rápida e precisa, sem a ocorrência de erros. O aplicativo visa criar um novo tipo de funcionalidade para os clientes de locadoras.

O programa possibilitará o cadastro de novos clientes, aluguel de filmes, reserva de filmes, sistema gerencial. Quanto ao cadastro de clientes, poderá ser feito por um funcionário da locadora física, enquanto que a reserva de filmes, o usuário pode escolher qualquer filme que não está disponível no momento, e solicitar uma reserva para quando o filme for devolvido. Quanto ao aluguel de filmes, o cliente selecionará os filmes desejados e/ou reservados e colocará no carrinho de aluguel.

3. FERRAMENTAS UTILIZADAS NA CRIAÇÃO DO SOFTWARE

Durante o desenvolvimento do software foram usadas várias ferramentas especificas para cada parte do projeto.

Para o armazenamento dos dados foi necessário o uso de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, tal como o SGBD PostgreSQL no intuito de armazenar de maneira segura e sem riscos as informações cadastradas pelo usuário.

Para o desenvolvimento da aplicação foram criadas algumas tabelas como a de clientes, filmes, reserva e locação, cada uma com atributos diferentes e com chaves primárias e chaves estrangeiras que fazem referências a outras tabelas, para melhor compreensão foi criada uma figura, utilizando como ferramenta o SGBD MySql , para ilustrar os possíveis atributos e relacionamentos.

No momento da criação da aplicação foi utilizada a linguagem de programação Java e o framework Java-ServeFaces (JSF). Foi utilizado também o ambiente de desenvolvimento IDE do NetBeans tanto para criação da aplicação quanto para conexão com o banco de dados. Escolhemos o NetBeans, por ele ser um ambiente de desenvolvimento de alta performance e por nos proporcionar várias ferramentas que nos auxiliaram na criação do projeto como um todo.

4. FUNCIONALIDADES

• Cadastrar clientes

• Atualizar dados dos clientes;

• Consultar clientes;

• Excluir clientes;

• Cadastrar filmes;

• Atualiza filmes

• Fazer locações;

• Atualizar locações

• Fazer reservas;

• Excluir filmes;

• Excluir reservas;

• Excluir locações;

• Atualizar reservas.

5. INTERFACES DO SOFTWARE

Na criação do projeto foram criadas interfaces que tem como objetivo fornecer uma interação homem máquina o mais "amigável" possível. Dessa forma, criamos telas fáceis de serem usadas pelo usuário, fornecendo sequências simples e consistentes de interação, mostrando claramente as alternativas disponíveis a cada passo da interação sem confundir nem deixar o usuário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com