TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensionamento do Sistema de Climatização com Sistema Chiller da Central de Chicamab

Por:   •  26/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  21.109 Palavras (85 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 85

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE SONGO

CURSO DE ENGENHARIA TERMOTÉCNICA

Relatório de Estágio Profissional

DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO DA CENTRAL DE CHICAMBA COM SISTEMA CHILLER

AUTOR: Arquimão Luciano Basílio Portugal

SUPERVISOR: Eng o Guift Cangremo Pinho

CO-SUPERVISOR: Eng o Francisco Pires Meque

Songo, Dezembro de 2015

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE SONGO

CURSO DE ENGENHARIA TERMOTÉCNICA

Relatório de Estágio Profissional

DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO DA CENTRAL DE CHICAMBA COM SISTEMA CHILLER

AUTOR: Arquimão Luciano Basílio Portugal

SUPERVISOR: Eng o Guift Cangremo Pinho

CO-SUPERVISOR: Eng o Francisco Pires Meque

Songo, Dezembro de 2015

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE SONGO

CURSO DE ENGENHARIA TERMOTÉCNICA

Termo de Entrega do Relatório de Estágio Profissional

Declaro que o estudante ----------------------------------------------entregou no dia / / de 2016 as cópias do Relatório do seu Estágio Profissional com a referência: Climatização, Intitulado: DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO DA CENTRAL DE CHICAMBA COM SISTEMA CHILLER.

Songo------ de----------------- de 2016

O chefe da Secretaria

------------------------------------------------

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE SONGO

CURSO DE ENGENHARIA TERMOTÉCNICA

AUTOR:

Arquimão Luciano Basílio Portugal

SUPERVISORES:

Eng o Guift Cangremo Pinho________________________________

(Supervisor ISPSongo)

Eng o Francisco Pires Meque__________________________________

(Supervisor EDM)

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha família, pela compreensão que me têm dado, durante todos os meus anos de estudo, especialmente aos meus pais (Luciano Basílio Portugal e Maria Cândida Gervásio) e aos meus irmãos (Nelson Luciano, Dorteia Raina Luciano Portugal, Nerido Luciano Basílio Portugal e Nélia Guilhermina Portugal), por serem tão especiais e por sempre me acolherem com carinho nos momentos mais difíceis desta formação.

AGRADECIMENTO

Agradecer em primeiro lugar ao nosso Deus todo poderoso por iluminar o meu caminho e me dar saúde até esta fase, em segundo lugar aos meus queridos pais.

Agradecer ao Instituto Superior Politécnico de Songo (ISPSongo) pela bolsa atribuída para custear os estudos e pelos bens físicos existentes que são os meios facilitadores à qualidade de ensino e aprendizagem e a Electrecidade de Moçambique (EDM) da Divisão de produção Centro (DPC) na Unidade de produção de Chicamba pelo estágio.

A todos os meus docentes do curso, em especial ao Engo Jacques Mpoyi Kanda e Eng.º Jeremias Manjate; Aos Supervisores Engo Francisco Pires Meque, Engo Firmino Licumba e Engo Guift Cangremo Pinho pela paciência e disponibilidade; A todos os amigos sem menosprezar os que aqui não coloco nome quero agradecer o apoio dado durante estes anos: Ao Rasmim Armindo Novais por me acompanhar na realização deste projecto visto que também fez o seu na mesma empresa, ao Engo Mussa Bacar, Pedro Sixpence, Pascual Xavier, Dr. Cesário Suege, Dr. Nilton Gonçalves, Dr. Manuel Bacar, Laura Daniel, Engo Hedgar Tobias, Engo Salvador Mamela entre outros.

Aos meus colegas, pelo período de convivência académica e a todos os que directa e/ou indiretamente colaboraram de forma incansável durante todos os anos da formação.

RESUMO

Pretende-se com este trabalho de tese “Climatização do edifício da Central de Chicamba com sistema chiller” dotar o mesmo de elevados níveis de qualidade, quer em termos de equipamentos, quer em termos de qualidade do ar.

Assim, pretende-se fornecer nas páginas seguintes os elementos que irão regular o projecto, quer ao nível da concepção da instalação, qualidade dos equipamentos, bem como em caso de se concretizar a qualidade na montagem.

Neste sentido torna-se importante esclarecer os princípios fundamentais de funcionamento de um sistema chiller, os seus principais componentes e as regras de dimensionamento dos mesmos. Para que o sistema seja funcional e equilibrado é necessário assegurar a entrada de ar pela fachada, nos devidos locais e com caudais adequados; permitir a circulação do ar no interior do edifício, através dos diferentes compartimentos; e garantir a sua extracção nos compartimentos de serviço, ora por processos naturais, ora por meios mecânicos, com caudais equivalentes àqueles que sejam admitidos. Todo este caminho, percorrido pelos caudais de ar, tem de ser previsto e dimensionado, sendo esse o intuito das recomendações presentes neste trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Ventilação, Edifício, Dimensionamento, Sistema chiller, Climatização, Qualidade do ar.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (142.9 Kb)   pdf (591.8 Kb)   docx (114.4 Kb)  
Continuar por mais 84 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com