TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Constitucional

Casos: Direito Constitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) ou Enterprise Resource Planning (ERP) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos existentes em uma organização em um só sistema. É uma evolução do Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP) e do Planejamento dos Recursos de Manufatura (MRP II).

Os Sistemas Integrados de Gestão são compostos por módulos, esses módulos seriam como um software especifico para cada setor da empresa alimentar com informações pontuais daquele setor. A partir destas informações, o SIG tem a função de repassar essas informações aos outros módulos, pois os processos em uma empresa atualizada ao momento tecnológico funcionam como uma engrenagem, por exemplo, ao ser efetuada uma venda através de um emissor de cupom fiscal (ECF), automaticamente é enviado para os módulos livros fiscais de saída, financeiro e administrativo todos os dados relativos a essa venda.

Segundo Oliveira (2002, p. 35)

“sistema é um conjunto de partes

interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”.

Geralmente as fornecedoras de SIG trabalham com duas formatações de preços. A primeira e mais popular é cobrar um valor x para realizar a implantação do sistema, e após isso cobram uma mensalidade referente à assistência técnica ao software. E a segunda é a de cobrar um valor y para a implantação do sistema, mas sem o suporte de assistência técnica.

Os gestores das médias e grandes empresas geralmente optam pela primeira opção, pois com a mudança constante aplicada pelo governo nos

4

setores contábeis e fiscais é muito ariscado não ter o suporte da fornecedora do SIG. E também por que o setor de Tecnologia da Informação (TI) deve acompanhar a progressiva evolução que os softwares de gerenciamento vêm sofrendo, pois se não acompanharem essa evolução podem recebem informações desencontradas ou equivocadas do seu SIG.

Oliveira (2002, p. 38)

“a tomada de decisão refere-se à conversão das informações em ação. Portanto, decisão é uma ação tomada com base em analise de informações”.

5

1. Objetivos da Pesquisa

Objetivo Geral

- Analisar a importância do SIG na tomada de decisão

Objetivos Específicos

- Apresentar o sistema

- Verificar elementos a serem adaptados ou mudados no SIG

-

Facilidades na gestão a partir do SIG

1.2 Justificativa

O sistema integrado de gestão nos dias de hoje é uma peça chave para o trabalho diário de uma organização. Pois com ele a organização consegue mensurar todos dados da empresa. Assim no decorrer do mês\ano pode ter dados mais precisos e assim alcançar mais resultados positivos, corrigindo erros para a empresa obter menos pontos negativos.

Tendo todos esses dados em mãos, os colaboradores vão pondo em pratica no dia a dia, analisar diariamente o sistema, é dever do gestor da organização, pois é necessário diariamente recorrer aos dados, para verificar contas a receber e pagar, como também os níveis de estoque, controlar os fornecedores, fechar o caixa diariamente para manter o fluxo sempre em ordem, para não haver nenhuma falta e sobras, e assim conseguir administrar o processo de venda e compra completamente certo. Não colocando em risco a vida financeira de sua empresa, organizar diariamente, faz com que no final do exercício ocorra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com