TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direto Empresarial

Artigo: Direto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DA VISITA TECNICA REALIZADA.

Empresa: Kimarki transformadores LTDA

Ramo de Atuação: Transformadores de Energia.

Responsável pelo Setor: Reginaldo Braga.

Função: Analista de Planejamento.

A Empresa nos relatou que inicia-se o produto com a requisição de compra dos materiais a serem utilizados na fabricação , tais como: metais, chapa de aço silício, fios de alumínio. Através do planejamento com base nos itens programados verifica-se o estoque de componentes, o estoque de matéria prima, e se tem pedidos de compra já colocados, com essas informações. O planejamento gera ordens de compras, com base em seus fornecedores devidamente certificados.

Após a chegada da matéria prima que é corretamente recebida no deposito, o próximo passo foi saber como e onde depositar as mercadorias. O conceito básico não é difícil, porém como no recebimento, existem alguns detalhes de movimentação e transmissão de informações que não devem ser subestimados. O processo físico é simplesmente pegar um produto e colocá-lo no local de estocagem adequado. Percebemos que o planejamento esta dentro das normas que a teoria relata desde a compra até o produto final. Identificamos que os materiais são manuseados através de empilhadeiras e paleteiras hidráulicas, e dentro da teoria verifica-se que sempre utilizavam os equipamentos corretos.

Após o armazenamento, o insumo é destinado ao setor responsável pela inicialização do processo, um exemplo disso são as chapas de silício que vão para o setor de produção para inicio da fabricação do transformador.

Foi notório analisar que o papel do estoque é a acumulação de recursos materiais em um sistema de armazenagem para atendimento da demanda em tempo oportuno.

Em contra partida foi identificado que a empresa trabalha com o sistema MRP (Material Requirement Planning) Planejando a demanda, esse método é adotado para a produção de produtos contínuos de demanda regular.

Portanto, todos os nossos questionamentos com os departamentos, foi identificar que entre a teoria e a realidade a empresa utiliza o sistema Just in time, em alguns dos produtos sob encomenda esses pedidos acontecem devido os transformadores serem fabricados somente para cliente específicos por terem alta potência e por maior ocupação de espaço físico com , essas peças não tem saídas continuas devido a especificação, isso significa que para o departamento financeiro não otimizaria se fosse aplicado como produção empurrada, elevaria tempo, espaço físico e alto custo de matéria prima e não teria um retorno rápido do produto e traria um custo elevado ao estoque da empresa.

Na teoria o Just in time é um sistema de administração que determina que nada deve ser produzido transformado ou comprado antes da hora exata. Em relação aos fornecedores esta agregado o compromisso e fidelidade onde indica que para que o sistema Just in time funcione na realidade não fique apenas na teoria os fornecedores devem estar comprometidos com os requisitos igualmente, já que a empresa fabricante é cliente dos seus fornecedores.

Entretanto, na conclusão de todo o processo a proposta de melhoria para a empresa supracitada é que não tem etiqueta externa na embalagem do produto, nós observamos que poderia adotar o sistema de identificação contendo uma etiqueta informativa na embalagem final como, por exemplo, a potência do transformador, o peso, numero da nota fiscal e quantidade de volume. Esse processo facilitaria para as transportadoras que fazem coleta na empresa.

DIMENSIONAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE.

A melhor forma de se administrar o sistema de logística integrada é a gestão de estoques, freqüentemente, absorve parte do orçamento operacional de uma organização. Como eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será. A eficiência na sua administração poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo, assim, uma vantagem competitiva para a própria empresa. Controle de Estoque. Sistema de Gestão Integrada pode ser definido como a combinação de processos, procedimentos e práticas utilizados em uma organização para programar suas políticas de gestão e que pode ser mais eficiente na consecução dos objetivos oriundos delas do que quando há diversos sistemas individuais se sobrepondo. O grande desafio da integração dos sistemas é tornar as normas e os conceitos uma realidade e ainda assim ser uma empresa economicamente viável, pois, não poluir, atender às expectativas de colaboradores, terem um compromisso ético e social dentre outras, em um primeiro momento parecem ser conflitantes com a lucratividade. Mas, se forem utilizadas metodologias apropriadas, bom senso para o entendimento dos elementos normativos e disciplina, pode-se obter excelentes resultados. A logística exerce a função de responder pela movimentação de materiais, no ambiente interno e externo da empresa, desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Atividades primárias: essenciais ao cumprimento da função logística contribuem com o maior montante do custo total da logística. Transportes: refere-se aos meios utilizados para movimentar os produtos até os clientes: que podem ser via rodoviária, ferroviária, aeroviária e marítima. O gerenciamento desta atividade é de grande importância, em virtude do peso desse custo em relação ao total do custo da logística. Gestão de estoques: dependendo do setor em que a empresa atua e da sazonalidade, é necessário um nível mínimo de estoque que aja como amortecedor entre oferta e demanda. Processamento de pedidos: determina o tempo necessário para a entrega de bens e serviços aos clientes. Atividades secundárias: exercem a função de apoio às atividades primárias na obtenção de níveis de bens e serviços requisitados pelos clientes, a saber: Armazenagem: envolve as questões relativas ao espaço necessário para estocagem dos produtos. Manuseio de materiais: refere-se à movimentação dos produtos no local de armazenagem. Embalagem de proteção: sua finalidade é proteger o produto. Programação de produtos: compreende programar, quando da necessidade de produção e seus respectivos itens da lista de materiais. Manutenção de informação: exige uma base de dados para o planejamento e o controle da logística. É por meio da gestão adequada das atividades primárias com as atividades de suporte que a logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com