TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão sobre a relação entre sociedade e educação na Sociologia Clássica

Por:   •  4/7/2019  •  Exam  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

Profª Drª. VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES

Carga horária: 60 horas

Atividade 1 – Discussão sobre a relação entre sociedade e educação na Sociologia Clássica

Texto 3 – FAUCONNET, Paul. A obra pedagógica de Durkheim. In:  DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Tradução de Stephania Matousek. Petr6polis, RJ: Vozes, 2011 - (Coleção Textos Fundantes de Educação). p. 09 a 41. Disponível em: https://pedropeixotoferreira.files.wordpress.com/2015/02/durkheim_2011_educacao-e-sociologia_book.pdf 

Orientação para realização da atividade

A análise das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, utilizando suas principais bases conceituais e analíticas como subsídio para a compressão da relação sociedade e educação, demanda o estudo acerca do papel atribuído à escola em diferentes perspectivas, iniciaremos a reflexão destacando aspectos essenciais das ideias de Emile Durkheim, teórico que consolidou a Sociologia como ciência empírica e disciplina acadêmica. Para tanto, propomos a leitura analítica do ensaio de Paul Fauconnet (acima referenciado), que é um texto explicativo do livro Educação e sociologia, além de levantamento dos escritos publicados e cursos ministrado pelo referido autor. As orientações para o trabalho com ele seguem abaixo.

1º Momento: Consulte o texto “Diretrizes para a Leitura, análise e Interpretação de Textos” (SEVERINO, 2007)[1], disponível no SIGAA, e realize as análises TEXTUAL e TEMÁTICA, de acordo com suas orientações metodológicas.  

2º Momento: Faça uma esquematização do texto, destacando as ideias mais relevantes, com a finalidade apresentar uma visão de conjunto dele, enquanto unidade de análise, bem como sua estrutura redacional.

3º Momento: Em sala de aula, no dia 12/09, participe das discussões sobre o texto e, ao final, entregue sua produção (esquema do texto).

Obs: A realização da atividade implicará na constituição da 1ª nota (1,0 pontos,).

[pic 4]Bom trabalho!

Valdenice de Araujo Prazeres


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (390.3 Kb)   docx (171 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com