TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Display De 7 Segmento

Dissertações: Display De 7 Segmento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  1.352 Visualizações

Página 1 de 4

Eletrônica Digital

Relatório: Decodificador de 7 segmentos

• Introdução:

Nesse relatório iremos descrever todo processo feito para que fizéssemos nosso projeto. Diferente da apresentação em Slides feita e entregue no CD, iremos falar passo a passo todas as etapas que adquirimos, no final do relatório, inserimos imagens ilustrativas para uma maior compreensão.

• Objetivo:

Nosso compromisso com a eletrônica digital no 1° bimestre é entender a matéria, para que possamos executar o projeto do decodificador de 7 segmentos.

Para que nossa equipe pudesse realizar o projeto com sucesso, tivemos toda base necessária segundo o ensino do nosso tutor.

• Teoria:

A princípio relembramos os métodos utilizados para conversões numéricas, com sistema binário, decimal, e hexadecimal. Logo após aprendemos a álgebra Booleana, com as operações bases, OR, AND, NOT, NOR E NAND.

No laboratório, aprendemos a utilizar um programa de muita importância na eletrônica: O Proteus. Um programador que permite fazer diversas atividades na elétrica/eletrônica. Podemos executar as portas lógicas e circuitos.

Aprendendo como se faz a Tabela Verdade, o Mapa de Karnaugh e o Código Gray, fez com que finalizássemos nosso projeto com sucesso.

Tabela Verdade>

Para começar a montar nosso circuito, são necessárias algumas atividades teóricas para que não ocorra nenhum tipo adversidades. A primeira atividade à ser elaborada é a tabela Verdade. Tabela Verdade É uma tabela que mostra todas as possíveis combinações de entrada e saída de um circuito lógico, em nosso caso, a tabela à seguir irá determinar todas possíveis entradas e saídas no decodificador de 7 segmentos.

Mapa de Karnaugh e Código Gray>

O mapa de karnaugh é uma simplificação da tabela da verdade, juntamente com o código gray, segue-se de eliminações de funções, que nos leva às portas lógicas e suas devidas funções.

• Prática:

Iremos começar falando de todos componentes que utilizamos durante o projeto.

Placa de circuito - Para montagem do circuito e depois soldar na parte inferior da placa

Resistores - Utilizamos no total 11 resistores, sendo 4 de IK na entrada do CI para que não ocorra um curto com o negativo, e 7 de 330R na saída do decodificador e entrada do display, para queda de tensão, uma vez que a tenção alimentada é 5v.

Fios elétricos - Variedades de fios com cores diferentes para diferenciar as portas lógicas foram necessários para todas as ligações do circuito.

CI 4511 - O circuito integrado 4511 funciona apenas com display de 7 segmentos com cátodo comum. As entradas com valores entre 10 e 15 (1010 a 1111 em binário) produzem uma saída em branco uma vez que o ci está preparado para funcionar com entradas de 0-9 (BCD) (0000 a 1001) e volta à zero após 1001. Veremos todos os detalhes na tabela da verdade e mapa de Karnough.

Display 7 Segmentos Catodo – Como objetivo final do projeto, um decodificador de 7 segmentos, temos dois tipos de display 7 segmentos, Catodo comum e Anodo comum. Resolvemos utilizar o catodo comum por que iremos usar o CI 4511 que é específico para display Catodo Comum. Neste tipo de display todos os cátodos dos LEDs são interligados em um mesmo pino que deverá ser ligado a terra. Neste tipo de display o resistor limitador deve ser ligado entre Vcc e o pino do LED.

Para identificar os leds do display, é seguida uma ordem alfabética de A – G. Cada entrada corresponde à uma saída, facilitando as ligações do CI para o display.

Fonte 5V - Uma fonte de 5V é utilizada pra a alimentação do circuito.

• Mapas/Figuras/Circuito

Tabela da Verdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com