TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversos segmentos sociais

Abstract: Diversos segmentos sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  Abstract  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  1.791 Visualizações

Página 1 de 6

DIVERSOS SEGMENTOS SOCIAIS.

As políticas públicas e sociais têm oferecido como alternativa para as crianças e adolescentes em situação de risco social, uma prática educativa que vem sendo executada por instituições, organizações não-governamentais e movimentos sociais, que é a educação nãoformal. A qual tem sua atuação em contra turno com a escola e oferecem atividades diferenciadas da educação formal. São atividades alternativas que possuem propostas educativas, variáveis de acordo com a instituição, organização ou movimento social, no geral estas atividades são voltadas para a questão artística, lúdica e cultural.

A educação não-formal designa um processo com cinco campos ou dimensões, que correspondem a suas áreas de abrangência:

 O primeiro envolve a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos isto é, o processo que gera a conscientização dos indivíduos para a compreensão de seus interesses e do meio social e da natureza que o cerca, por meio da participação em atividades grupais;

 O segundo, a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades;

 O terceiro, a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos;

 O quarto, e não menos importante, é a aprendizagem dos conteúdos da escolarização formal, escolar, em formas e espaços diferenciados. Aqui o ato de ensinar se realiza de forma mais espontânea, e as forças sociais organizadas de uma comunidade têm o poder de interferir na delimitação do conteúdo didático ministrado bem como estabelecer as finalidades a que se destinam àquelas práticas;

 O quinto é a educação desenvolvida na mídia e pela mídia, em especial a eletrônica.

A educação não-formal visa contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e ainda tem como um de seus objetivos erradicar o trabalho infantil. Esse modelo de educação é recente na história do Brasil e vem se construindo. É um serviço que se entende por ser auxiliar no direito a educação e que contribui para inclusão do sujeito no âmbito educacional.

O que é necessário e importante caracterizar é que independente do espaço educacional a relação de formação se dê, e possibilite a formação de um sujeito crítico e transformador de seu contexto, o espaço escolar, por exemplo, pode ser um espaço também de educação não-formal, pois o conceito de educação sustentado pela Convenção dos Direitos da Infância ultrapassa os limites do ensino escolar formal e engloba as experiências de vida, e os processos de aprendizagem não-formais.

Quando falamos de educação formal ou não-formal não se trata de dar crédito a uma ou a outra, mas sim de co-relacioná-las para que possam interferir juntas em um processo de formação intelectual, consciente e crítico do ser humano. Ou seja, não se trata, portanto, de opor a educação formal à educação não-formal é o conhecer melhor as potencialidades de ambas e relacioná-las a favor de todos e, principalmente, das crianças e adolescentes.

No Brasil, a educação não-formal nos últimos tempos tem uma característica forte de atuar com pessoas pobres ou que vivem, ou melhor, sobrevivem em miserabilidade. E este serviço é prestado pelo setor público e diferentes segmentos da sociedade civil, muitas vezes em parceria, com o setor privado, desde ONGs, grupos religiosos e instituições que mantêm parcerias com empresas. Neste sentido se afasta um pouco do contexto escolar e da utilização.

ASSOCIATIVISMO NA SOCIEDADE MODERNA E SUA PRÁTICA NOS DIVERSOS SEGMENTOS SOCIAIS

O Associativismo é uma forma de organização que tem como finalidade conseguir benefícios comuns para seus associados por meio de ações coletivas. Cada vez mais o movimento associativo ganha expansão, sendo considerado uma mais valia no desenvolvimento da sociedade. Este reflete o comportamento social dominante nas próprias comunidades. E é visto como uma forma de juntar interesses comuns, defendendo pontos de vista de forma global.

É a expressão organizada da sociedade, apelando à responsabilização e intervenção dos cidadãos em várias esferas da vida social e constitui um importante meio de exercer a cidadania. A importância e o valor do associativismo decorre do fato de constituir uma criação e realização viva e independente; uma expressão da ação social das populações nas mais variadas áreas. O Movimento Associativo é um produto social;visto que transforma-se com a evolução social, acompanha e participa ativamente nessa transformação,realiza-se tanto mais profundamente quanto mais tenha claros os objetivos da sua intervenção, o seu projeto próprio e o projeto de sociedade para que está orientado o conteúdo fundamental da sua ação.

Na sociedade em que vivemos torna-se cada vez mais comum ouvir dizer que algumas associações são como que empresas, uma vez que a sua atividade exige uma gestão a nível da empresarial. Esta é uma das grandes confusões de muitos associativistas, dirigentes ou não. Uma Associação sem fins lucrativos não é uma empresa, se não teria objetivo de produzir e/ou vender um produto, fazer lucro e distribuí-lo; já uma associação tem como fim prestar um serviço, resolver problemas sociais, desenvolver potencialidades, valorizar os seus associados, reinvestir socialmente eventuais receitas e proveitos realizados em prol de todos os associados e da população. Para uma empresa o que conta, em termos de representatividade, é a força econômica e o investimento do sócio,já na associação cada associado tem um voto.

Assim sendo, o associativismo instrumentaliza os mecanismos que concretizam as demandas sociais e que tornam os homens mais próximos da busca de autonomia na promoção do desenvolvimento local. E, a cooperação, por sua vez, passa a ser a força indutora que modifica comportamentos e abre caminhos para incorporar novos conhecimentos. Desta forma, cria um tecido flexível mediante o qual se enlaçam distintos atores, produzindo um todo harmônico que culmina no estabelecimento de uma comunidade de interesses,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com