TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DO MARKETING NOS SEGMENTOS DE ATACADO E VAREJO

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DO MARKETING NOS SEGMENTOS DE ATACADO E VAREJO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2012  •  5.499 Palavras (22 Páginas)  •  2.456 Visualizações

Página 1 de 22

A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DO MARKETING NOS SEGMENTOS DE ATACADO e VAREJO [1]

Guilherme de Freitas La Rocca [2]

Rogério Tobias [3]

Resumo

Este artigo aborda a importância do Marketing como instrumento fundamental nas atividades de atacado e varejo. Atualmente os clientes estão muito exigentes e em busca de satisfação plena e encantamento. Será tratado então nesse trabalho como esses segmentos de negócio podem utilizar o Marketing como instrumento para atingir esse encantamento e tornar o relacionamento algo de longo prazo. Será base para essa análise o Mercantil Rodrigues atacadista que atua com o Varejo e Atacado ao mesmo tempo.

Palavras-chave: Marketing, Varejo, Atacado, Atacarejo.

ABSTRACT

This article focuses about the importance of Marketing like the fundamental instrument in attacked and retail activities. Currently the clients are demanding so much and they are looking for full satisfaction and enchantment. The work will explain how this business segments can use the Marketing like an instrument to hit this enchantment and transform the relationship in something of long term. It will be base to the review the Mercantil Rodrigues Atacadista that act with the attacked and retail both.

KEYWORDS: Marketing, Retail, Attacked, Atacarejo.

1 Introdução

Diante de um mercado competitivo, onde a cada dia surgem novas empresas, produtos e concorrentes que tomam partes do mercado, torna-se imprescindível para a sobrevivência das empresas criar novas idéias, oferecer novos produtos e condições favoráveis para que o cliente (varejista-atacadista) adquira sempre o produto de um mesmo fornecedor.

Muitos empresários dos mais diversos setores de atuação, já perceberam que para melhorar seus lucros precisam vender, fixar sua marca e manter seus clientes fiéis.

Portanto são necessários investimentos em qualificação, atendimento, mix de produtos que ofereçam melhores condições aos clientes.

A adequação dos produtos e serviços às necessidades dos consumidores e o conforto a ser oferecido ao cliente que procura a empresa para um simples atendimento, como a obtenção de informações sobre o produto ou o serviço, o preço, o prazo é o diferencial a ser perseguido pelas empresas do setor.

Devido a grande concorrência e constantes mudanças no cenário econômico atual é indispensável para as empresas de atacado e varejo pensar em como melhorar seus serviços e produtos, conquistar clientes e atingir seus objetivos visando melhoria, o seu relacionamento com seu target.

Torna-se imprescindível neste trabalho apresentação dos princípios e conceitos de marketing de varejo e atacado e a sua relação com a realidade empresarial.

O Marketing surge como uma ferramenta eficaz que irá ajudar as empresas a se posicionarem no mercado, atraindo novos parceiros, clientes, abrindo novos mercados e produtos.

2 CONCEITOS INICIAIS

2.1 Marketing: Conceitos Centrais

Segundo a AMA - American Marketing Association, (www.merkatus.com.br acesso em 11 agosto de 2008), Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

Para Kotler (2003), marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decidindo sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convocando a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.

De acordo com Dualib & Simonsen (2000), Marketing é a interação e a integração de todos os fatores operacionais da empresa e todas as suas atividades funcionais, orientadas para a satisfação do consumidor e de seus produtos, idéias ou serviços, com objetivos de tornar ótimos os seus lucros em longo prazo e prover condições de sobreviver.

De acordo Kotler (2003), O marketing é um instrumento eficaz e constante para que as empresas possam utilizar suas ferramentas de forma consciente e direcionada. Desta forma podem se adequar às novas tendências mundiais de mercado e de grande concorrência.

O Marketing é uma atividade de comercialização que teve a sua base no conceito de troca. No inicio não havia concentração de mercado. As pessoas moravam longe uma das outras o que dificultava o comercio. Mas a partir do momento em que estas começaram a se organizar e a viver em cidades o comercio cresceu e se desenvolveu. Surgiram novas formas de pagamento diferencia das intermediários e outras inovações. Estava formada a estrutura do Marketing. (LÃS CASAS 2006, p.3).

De acordo com Kotler (2000), devido a grande concorrência e constantes mudanças no cenário econômico atual é indispensável para as empresas que desejam se destacar diante das concorrentes diretas ou indiretas, pensar em como melhorar seus serviços e produtos.Desta forma é mais fácil conquistar clientes, atingir seus objetivos a curto e longo prazo e melhorar seu relacionamento com seu cliente-alvo. Um de seus instrumentos são os 4 P's que trabalhados em conjunto podem recuperar uma empresa, melhorar suas vendas, enfim, direcionar seu foco a um caminho de sucesso, bons desempenhos e resultados satisfatórios.

2.2 Os 4 P`s do Marketing

O composto mercadológico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em quatro secções freqüentemente chamadas dos "quatro pês". Elas são: Produto, Preço, distribuição e promoção.O Mix de Marketing se divide em 4 P's, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 C's do cliente. Consumidor, Custo, Conveniência, Comunicação. Veja a figura abaixo:

Figura 01

Fonte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com