TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças ocupacionais aos trabalhadores da construção civil causadas pelo contato e manuseio contínuo com o Cimento Portland

Por:   •  21/8/2022  •  Monografia  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 10

Doenças ocupacionais aos trabalhadores da construção civil causadas pelo contato e manuseio contínuo com o Cimento Portland

Livia Oliveira de Almeida *

Resumo        

O cimento Portland é um commoditie indispensável no setor da construção civil, o insumo é o principal produto para a fabricação de concreto e argamassa, utilizados para a construção de edificações, pontes, entre outros artefatos. No entanto, o contato e manuseio inadequado com esse produto pode causar doenças ocupacionais à saúde do trabalhador, sendo essas doenças pulmonares, ocasionadas por inalação da poeira ou dermatoses, doenças na pele causadas pelo contato com a composição do cimento. Para evitar as doenças causadas pelo contato com o cimento, é indispensável o uso constante e correto dos EPIs como indicam as normas regulamentadoras. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo principal explanar as doenças ocupacionais causadas pela manipulação do cimento Portland quando utilizado sem proteção e higiene condizente com as normas regulamentadoras e como evitá-las. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com auxilio da literatura existente, buscando obter a compreensão do assunto abordado.

Palavras-chave: Doenças ocupacionais; Cimento Portland

Introdução

A saúde e segurança do trabalhador é uma preocupação atual por parte das empresas, e no ramo da construção civil essa realidade não se difere. A NR-18, Norma Regulamentadora que aborda as condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção estabelece diretrizes que visam medidas de controle e segurança nesse setor. Nesse contexto, para Silveira (2009) a implementação de condutas preventivas se torna imprescindíveis à saúde e segurança do trabalhador.

A indústria da construção civil apresenta elevados índices de acidente de trabalho. Segundo o Anuário Estatístico de Acidente de Trabalho (AEAT, 2017), 5,46% de todos os acidentes de trabalho ocorridos no Brasil no ano de 2017 pertencem ao setor da construção civil. Uma parcela desses acidentes se dá ao contato contínuo e manuseio inadequado do cimento Portland. De acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland (2002), “o cimento Portland é um dos materiais de construção de mais extenso uso no mundo”. Sendo este produto um agente químico, quando utilizado de forma inadequada pode ser inalado por vias respiratórias, contato com a pele ou mucosas, ou ainda pela ingestão por via oral, causando danos à saúde do trabalhador. Dessa forma, questiona-se, quais as patologias causadas pelo uso e exposição do cimento Portland à saúde do trabalhador? É possível evitar as contaminações causadas pelo cimento Portland? Logo, busca-se responder esses questionamentos do decorrer deste artigo.

O presente artigo visa explanar as doenças ocupacionais causadas pela manipulação do cimento Portland quando utilizado sem proteção e higiene condizente com as normas regulamentadoras e como evitá-las. Para isso, busca-se descrever as doenças ocupacionais causadas pelo uso inadequado do cimento Portland, averiguando as possibilidades de evitar as contaminações causadas por este produto, além de identificar quais procedimentos corretos para se trabalhar com o material segundo as indicações das NR’s – Normas Regulamentadoras, o que justifica a pesquisa. “A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos” (GIL, 2007, p. 44).  Destarte, através de estudos baseados na literatura e pesquisa bibliográfica obteremos a compreensão do assunto abordado sendo possível responder os problemas estabelecidos.

  1. Cimento Portland

O uso do concreto foi popularizado pela arquitetura e engenharia, por ser uma commoditie de baixa substitutibilidade, o cimento Portland é um insumo fundamental na cadeia produtiva da construção civil. Por ser um ingrediente utilizado em grande escala, milhões de toneladas de cimento são produzidas anualmente no Brasil. O SNIC (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento), em seu relatório anual afirma que em 2019 foram produzidas 56,6 milhões de toneladas de cimento no Brasil e seu consumo aparente chegou a 54,8 milhões de toneladas no mesmo ano, tendo um acréscimo de 1,8 milhões de toneladas em relação ao ano anterior. Com a estimativa do aumento populacional, visto que o cimento é o principal produto para a fabricação do concreto e argamassa, usados na construção de infraestruturas como edificações como: hospitais, escolas, pontes, entre outros, este consumo tende a aumentar nos anos seguintes.

  1. Composição do Cimento Portland

A AMBT NBR 16697:2018 define cimento Portland como ligante hidráulico obtido pela moagem de clínquer Portland, ao qual se adiciona, durante a fabricação, a quantidade necessária de uma ou mais formas de sulfato de cálcio e adições minerais.

O clínquer tem como matérias-primas o calcário e a argila. A rocha calcária é primeiramente britada, depois moída e em seguida misturada, em proporções adequadas, com argila moída. A mistura formada atravessa então um forno cuja temperatura interna chega a alcançar 1450ºC. O intenso calor transforma a mistura em um novo material, denominado clínquer, que se apresenta sob a forma de pelotas. Na saída do forno o clínquer, ainda incandescente, é bruscamente resfriado para posteriormente ser finamente moído, transformando-se em pó. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND, 2002. P.6)

Dessa forma, reagindo quimicamente com a água, o clínquer torna-se pastoso e posteriormente endurece adquirindo resistência e durabilidade. Outras matérias-primas são adicionadas ao clínquer na fase da moagem, formando diversos tipos de cimento Portland, sendo a proporção de cada componente adicional os responsáveis pela característica e definição de cada tipo de cimento.

De acordo com Ali (2009), o cimento Portland composto predominantemente por silicatos e aluminatos de cálcio, óxidos de ferro e magnésio, álcalis e sulfatos. De um modo geral, a composição média dos cimentos é indicada na tabela 1.

Tabela 1 – Principais componentes do cimento Portland

Óxido de Cálcio

CaO

61 a 67%

Óxido de Silício

SiO2

20 a 23%

Óxido de Alumínio

Al2O3

4,5 a 7%

Óxido de Ferro

Fe2O3

2 a 3,5%

Óxido de Enxofre

SO3

1 a 2,3%

Óxido de Magnésio

MgO

0,8 a 6%

Alcalis

0,3 a 1,5%

Fonte: Adaptada de Ali (2009)

Segundo a AMBT NBR 16697:2018 os tipos de cimento Portland correspondem a adição e propriedades especiais. São identificados por suas siglas seguidas de suas classes de resistência, acrescidas dos sufixos RS e BC, quando aplicáveis, conforme mostra a tabela 2. Sendo que a composição de cada tipo de cimento deve estabelecer limites mínimos e máximos admissíveis conforme a tabela 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (429.1 Kb)   docx (330.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com