TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E A PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS EM TRABALHADORES DE INDÚSTRIAS METALÚRGICAS

Trabalho Universitário: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E A PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS EM TRABALHADORES DE INDÚSTRIAS METALÚRGICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  3.085 Palavras (13 Páginas)  •  1.827 Visualizações

Página 1 de 13

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E A PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS EM TRABALHADORES DE INDÚSTRIAS METALÚRGICAS

¹Lindaura Franca da Trindade

RESUMO

A metalurgia é uma atividade em forte desenvolvimento no Brasil que vem contribuindo gradativamente para o crescimento socioeconômico e industrial do país, sendo um forte contribuidor para a geração de empregos e renda. Este estudo visa demonstrar os principais riscos que os trabalhadores de metalúrgicas estão inseridos, demonstrando também a importância do enfermeiro do trabalho na profilaxia dos riscos ocupacionais e avaliando os aspectos de saúde e doença dos trabalhadores. Esta pesquisa foi elaborada a partir de referencial bibliográfico, feito análises em artigos de base de dados na internet; buscou-se inicialmente comparar esses dados e expô-los no referencial. Foi notório observar que os acidentes de trabalho nas indústrias metalúrgicas ocorrem principalmente pela falta de profissionais de segurança do trabalho ou mesmo por uma má política de prevenção de riscos e acompanhamento efetivo dos trabalhadores; ressaltando a necessidade de se criar um modelo interdisciplinar que intercale ampla relação entre trabalhdores, empresa e profissionais de segurança do trabalho.

Palavras-chave: Metalúrgicas; Enfermeiro do trabalho; riscos; prevenção

Introdução

Com todos os avanços sociais ocorridos no mundo, contribuíram para a introdução das máquinas no setor primário, colaborando efetivamente para o aparecimento das indústrias e a produção passa a ser em série a fim de atender o mercado em crescente desenvolvimento. Estas modificações inseriram a hierarquia dentro das empresas, com os donos das fábricas (empresários), pagando para que os operários realizem as suas funções dentro das firmas. Estas mudanças advieram e ainda estão ocorrendo de forma rápida, despertando a necessidade de mudanças na coordenação do trabalho, produção e das implicações destas transformações para os trabalhadores, principalmente nos aspectos relacionados às condições de trabalho e saúde, que são fundamentais para o desenvolvimento das práticas laborais (SAKATA, 2008).

No que tange o princípio capitalista de produção, o volume e a quantidade de trabalho são fundamentais para que uma empresa cresça e se desenvolva. Deste modo, o operário está subordinado à lógica e interesse dos empresários, submetendo os trabalhadores a condições de trabalho desfavoráveis (ritmo, jornadas, turnos, salários, ambiente insalubre e perigoso) (SCHWAB e STEFANO, 2007). No entanto, o trabalhador não pode ser visto como uma peça de engrenagem, mas sim como um ser social que necessita ser resguardado e amparado no local onde desenvolve sua atividade laboral.

Acima de tudo, o trabalho é uma atividade humana e social que está profundamente unido com o desenvolvimento da sociedade e com as formas de domínio e classificação de poder (SCHWAB e STEFANO, 2007).

Nos últimos dez anos, o Brasil se destacou como uma nova força de desenvolvimento industrial, constituído a partir de investimentos no mercado interno e do comercio exterior que passou a comprar produtos fabricados no país. Todos esses avanços estão relacionados primeiramente com a oferta de mão de obra qualificada e com o auxilio financeiro do governo federal.

As metalúrgicas são as empresas brasileiras que mais contratam pessoas, pois necessitam de muita mão de obra para desenvolverem todas as atividades a ela inerentes; no entanto se destacam como o campo de trabalho que tem os maiores casos de acidentes e mortes relacionados ao trabalho.

Com o processo da Reforma Sanitária, na década de 80, se avivou a ansiedade pela fragmentação do setor, sendo solicitada pelos envolvidos a relação interinstitucional, para que as ações de Saúde do Trabalhador no Brasil fossem vistas como uma questão de Saúde Pública. Este processo é solidificado com a Constituição Federal de 1988, o Setor Saúde resgata a Saúde do Trabalhador, sendo-lhe conferida competência para a efetivação das ações de vigilância sanitária e epidemiológica, ainda que tenha sido conservada a dualidade, uma vez que não foi retirada do Ministério do Trabalho a competência de fiscalização dos ambientes de trabalho (SILVA, 1999).

Percebe-se que no Brasil as empresas só investem em segurança do trabalho por questões legais, a obrigatoriedade da lei, faz com que as mesmas contratem profissionais apenas para seguirem regras, não desenvolvendo nas empresas atividades de prevenção de agravos no dia-a-dia de tais entidades. Nas metalurgias espalhadas pelo país não é diferente, os acidentes do trabalho são periódicos, no entanto sabe-se que é importante inserir na prática do trabalhador um ambiente estável e livre de agravos que vem a ocorrer no local de trabalho.

Neste sentido é que entram em cena os profissionais de segurança do trabalho, entre eles se destaca o enfermeiro do trabalho que é o agente responsável pela criação de projetos e programas a serem desenvolvidos com trabalhadores que constantemente vivem em ambiente insalubre.

Neste estudo retratará sobre atuação do enfermeiro do trabalho no processo saúde-doença e a prevenção de riscos ocupacionais em trabalhadores de indústrias metalúrgicas, tendo como objetivo principal analisar as principais estratégias metodológicas na prevenção de agravos no ambiente de trabalho.

Metodologia

Para a elaboração deste artigo científico baseou-se num levantamento bibliográfico; foi feita uma pesquisa descritiva de todo o referencial que retratava do tema acidentes de trabalhos em indústrias metalúrgicas e as intervenções do enfermeiro do trabalho como agente contribuidor na prevenção de agravos, para isso, a estratégia metodológica usada como referência à realização da pesquisa, baseou-se em avaliações de artigos científicos da internet, livros e portarias que discorriam sobre a saúde do trabalhador. Com o intuito principal de realizar um paralelo desses dados, compará-los e elucidá-los no referencial teórico deste estudo.

Desenvolvimento

Mapeando de Riscos

O enfermeiro do trabalho deverá ter muita força de vontade e disponibilidade para incrementar e realizar suas ações de maneira efetiva, pois nas metalúrgicas os riscos e os ambientes insalubres estão espalhados por todos os lugares; para iniciar suas atividades primeiramente deve ser feita uma análise da definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com