TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Atende Trabalhadores Com Doenças Ocupacionais

Trabalho Escolar: Centro Atende Trabalhadores Com Doenças Ocupacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2013  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

Centro atende trabalhadores com doenças ocupacionais

Imprimir

Portal do Governo

O governo do Estado, através do Centro de Referência e Reabilitação em Saúde do Trabalhador (Cerest), oferece atendimento a trabalhadores vítimas de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, tanto na Capital como no interior de Mato Grosso do Sul.

A finalidade do Centro é atender trabalhadores, com ou sem carteira assinada, que apresentem doenças e lesões relacionadas ao ambiente de trabalho. Segundo o coordenador Roque Perusso Veiga, 78% dos casos encaminhados para a Unidade são LER/Dort (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). “Além do trabalho curativo, o Cerest atua nas ações de prevenção e promoção de saúde e segurança no ambiente de trabalho, por meio de uma política de parcerias com as vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica”, destaca o coordenador.

O Cerest conta com equipamentos, quatro fisioterapeutas, duas nutricionistas, duas psicólogas, uma fonoaudióloga, uma farmacêutica, dois médicos do trabalho e passará a ter novamente no quadro um ortopedista, um otorrino e um assistente social. O coordenador explica que o serviço oferecido é de média complexidade: para ser atendido, o trabalhador precisa passar primeiro pela rede SUS ou, então, ser encaminhado pelos sindicatos relacionados a sua área de atuação.

Com o objetivo de despertar uma visão mais acurada sobre a prevenção, a fim de evitar acidentes típicos, como quedas e fraturas, e doenças ocupacionais, o Centro oferece treinamento a professores que ministram capacitação aos agentes comunitários de saúde e técnicos da Vigilância. Promove, também, palestras para universitários, alunos do ensino fundamental e médio, empresas e população em geral, além de realizar vistorias técnicas. Somente em 2006, foram capacitados 1.600 agentes comunitários e fiscais da vigilância sanitária.

Dentre as principais competências do Cerest Estadual, destaca-se a participação na elaboração e execução da Política Estadual de Saúde do Trabalhador. O Centro também contribuiu para a implantação do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, com duas turmas já formadas e outras duas em andamento, e do Sistema de Notificação dos Agravos em Saúde do Trabalhador.

Hoje, existem três Cerest’s credenciados em Mato Grosso do Sul: o Estadual, com sede em Campo Grande, na Rua Joel Dibo, 267 (próximo ao Sesc Horto); o Regional de Dourados, com atenção voltada às regionais de Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã; e o de Corumbá, que já foi credenciado e deverá atender os municípios de Bonito, Bodoquena, Miranda, Ladário e Corumbá. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3312.1100.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com