TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dê um breve e esclarecedor resumo da categoria de resistência ao desgaste em relação aos seus aspectos gerais

Tese: Dê um breve e esclarecedor resumo da categoria de resistência ao desgaste em relação aos seus aspectos gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Tese  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

1. Faça um resumo sucinto e esclarecedor a respeito da categoria de desgaste por abrasão no que se refere a seus aspectos gerais;

Tipo de desgaste que ocorre quando uma superfície rugosa e dura, ou uma superfície mole contendo partículas duras e/ou duras e abrasivas, sobre uma superfície mais mole, retira material, desgastando-as.

O desgaste abrasivo do tipo três corpos, quando há deposição de material entre as superfícies seja de oxidação de partículas externas ou sujeiras, não ocorre quando as partículas no sistema são pequenas, ou quando são mais moles que os materiais deslizantes.

2. Quais os principais aspectos da Comprovação Experimental da Equação de Desgaste por Abrasão como também suas expressões quantitativas (equações) e seus significados;

• A perda de material através do desgaste deveria ser proporcional ao "comprimento do deslizamento", ou tempo. Em geral essa afirmação em geral é verdadeira, considerando os efeitos de desgaste de partida.

• O desgaste deveria ser proporcional ao carregamento aplicado. Essa afirmação é verdadeira, ois pode significar transições entre mecanismos de desgaste com a mudança dos carregamentos.

• A taxa de desgaste deveria ser independente da área de contato aparente para um dado carregamento, ou para uma tensão de contato. Essa afirmação é em geral verdadeira a linearidade entre tensão e deformação no regime elástico, a tensão de contato aumenta linearmente com a área de contato aparente.

• A taxa de desgaste independe da velocidade de escorregamento. Essa afirmação é verdade, assim como o coeficiente de atrito o desgaste depende da velocidade de deslizamento entre as superfícies, e o aumento dessa causa aquecimento e consequentemente transição para um novo mecanismo de desgaste.

A equação de Archard é o ponto de partida natural para se iniciar os estudos sobre desgaste. Essa assume que o material a ser perdido é relacionado com a forma e tamanho da área de contato nas asperezas. Essa equação também relacionando o desgaste com o carregamento e a dureza da superfície do material, por meio de uma constante K.

3. Qual escala de dureza representa a característica do processo de desgaste por abrasão e quais são as características dessa escala;

A escala de dureza de MOHS é usada por mineralogistas e é usada como base para representar as características de desgastes.

Assim um exemplo, se o mineral A é mais duro que o mineral B, “A” risca (isto é, desgasta por abrasão) B, mas não é riscado por ele. Pois se sabe que pelo processo de desgaste por abrasão, nenhum abrasivo cortara algo mais duro que ele mesmo.

Uma comparação entre as escalas de dureza de Mohs e Vickers é mostrada na figura a seguir.

4. Esboce de forma resumida e concisa as principais características dos Materiais para Uso em Situações de Desgaste por Abrasão;

O par de materiais, em condições de contato deslizante ou com lubrificação limite, havendo resistência ao desgaste por adesão, é mais facilmente apresentada em dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com