TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVE RESUMO SOBRE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL

Exames: BREVE RESUMO SOBRE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  3.621 Palavras (15 Páginas)  •  1.965 Visualizações

Página 1 de 15

BREVE RESUMO SOBRE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL

Sandro Leonardo de Oliveira Pereira

Natal/RN

Junho/2013

Comprometimento Organizacional

Comprometimento Organizacional é um conceito que descreve o vinculo organizacional do indivíduo com uma instituição. O vínculo pode ser estabelecido de várias formas. Entendo que Dela Coleta o comprometimento pode ser descrito como o envolvimento com a organização que incita a realizar um esforço considerável em prol da empresa, sendo este afetado pela natureza do vinculo.

De acordo com Bastos (1993) o vinculo organizacional (Comprometimento) pode ter 05 abordagens encontradas normalmente na Bibliografia:

1. Afetivo, também chamado atidudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.

2. Calculativo ou instrumental: comprometimento como função das recompensas e dos custos pessoais, vinculados à condição de ser ou não membro da organização. O comprometimento seria fruto de um mecanismo psicossocial de trocas e de expectativas entre o indivíduo e a organização, em aspectos como salário, status e liberdade.

3. Sociológico: relação de autoridade e de subordinação. O comprometimento do trabalhador se expressa no interesse em permanecer no atual emprego porque percebe a legitimidade da relação autoridade/subordinação. Desta forma, os indivíduos levam para o trabalho tanto uma orientação para seus papéis de subordinados, quanto um conjunto de normas que envolvem os modos corretos de dominação.

4. Normativo: internalização de pressões normativas de comportamento.

5. Comportamental: manutenção de determinadas condutas e de coerência entre seu comportamento e as suas atitudes. O comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento no qual cada comportamento gera novas atitudes que levam a comportamentos futuros, em uma tentativa de manter a consistência.

Mulller e Cols (2005), estudaram o comprometimento organizacional em supermercados tentando descrever a correlação entre Comprometimento Organizacional e o atingimento dos objetivos da empresa...

De acordo com Pinto Jr (2001), dentre os preditores de Desempenho as caracteristicas do vinculo do individuo com a organização é um dos mais fortes. Sendo assim, Comprometimento Organizacional é um dos preditores importantes de desempenho organizacional. As características de personalidade não tem grande significado no desempenho quando comparado com suporte material, suporte do chefe e Compromentimento.

Comprometimento Organizacional

Em alguns momentos, a quebra de certos paradigmas se torna questão de sobrevivência, então adiantar-se às mudanças é também uma ação estratégica. Os “recursos" estão a disposição das organizações, basta otimiza-los.

O período pós-industrial resultou em mudanças na maneira de encarar as pessoas no contexto organizacional, e como consequência disso, de apenas suplemento do processo "os recursos humanos" tornaram-se componentes estratégicos para as organizações, em outras palavras um recurso que pode, e deve ser explorado como diferencial. Por esse motivo, nada mais sensato que compreender como tornar esses recursos, em sua maioria eficaz, em eficientes, aponto de se tornarem diferenciais.

Conquistar o comprometimento das pessoas dentro da organização, na minha concepção, é ainda umas das melhores formas de otimizar esse recurso. O comprometimento organizacional, por sua vez, faz com que as pessoas adotem uma postura pró ativa frente aos objetivos da organização, logo, possibilita o alcance da eficiência, e é caracterizado também, como envolvimento psicológico, que pode prover tanto de dimensões afetivas e de identificação, quanto pelo custo beneficio que a permanência na organização represente para seus colaboradores.

É fato. Comprometimento organizacional é um diferencial, nos resta saber como comprometer. Além das recompensas intrínsecas ao trabalho, ações como: dialogo com expansividade, proporcionar segurança empregatícia, valorização do espírito de equipe, reconhecimento dos valores que vem de encontro aos da organização e oportunizar a realização profissional, contribuem para a conquista do comprometimento.

Embora isso ainda pareça um tanto quanto distante de nossa realidade, é de extrema importância iniciar, desde já, uma mudança que mais cedo ou mais tarde, será exigida, afinal o que no contexto contemporâneo é uma estratégia de diferenciação, futuramente tende ser fundamental. Sendo assim, esta mais que na hora de quebrarmos os paradigmas que nos prendem ao "período industrial", e incorporar ações, que contribuem para a conquista desse diferencial, na cultura organizacional.

Conceituação e Mensuração de Comprometimento Organizacional

O fenômeno denominado "comprometimento organizacional" tem sido uma questão frequentemente levantada pelos profissionais preocupados com as organizações e seus recursos humanos. Mais recentemente, com a introdução de programas de melhoria da qualidade nas organizações, passou a ser ainda mais comum ouvir os especialistas discorrerem sobre programas. Contudo, nesses meios profissionais poucos avanços têm ocorrido para compreensão do referido fenômeno. Sua importância é reconhecida e, em muitos casos, seguida de afirmações como "pouco se pode fazer, sem o comprometimento dos empregados" ou "qualidade exige comprometimento com a organização". De tanto serem ouvidas, ou ditas, afirmativas como estas acabam se tornando receitas impossíveis de serem aviadas ou justificativas para fracassos, pois não trazem juntas as respostas para a questão: "O que fazer?".

Em outros casos, as discussões prosseguem para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com