TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve Resumo De Vygotsky

Casos: Breve Resumo De Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 3

Breve Resumo Vygotsky

O russo Lev Seminovitch Vygotsky (1896 – 1934), no interior da Rússia pós-revolucionária nos anos 20, era um professor de ginásio que se fazia a seguinte pergunta: como o homem cria cultura? Ele buscou na psicologia a resposta e acabou por elaborar uma teoria do desenvolvimento intelectual, sustentando que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas.

Vygotsky entende que o desenvolvimento é fruto de uma grande influência das experiências do indivíduo, mas cada um dá um significado particular a essas vivências. O jeito de cada um aprender o mundo é individual. Para ele, desenvolvimento e aprendizado estão intimamente ligados: nós só nos desenvolvemos se (e quando) aprendemos. Além disso, o desenvolvimento não depende apenas da maturação, como acreditavam os inatistas. O ser humano tem o potencial de andar ereto, articular sons, conquistar modos de pensar baseado em conceitos. Mas isso resulta dos aprendizados que tiver ao longo da vida dentro de seu grupo cultural: apesar de ter condições biológicas de falar, uma criança só falará se estiver em contato com uma comunidade de falantes.

Para Vygotsky, a vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental. Segundo o psicólogo, a criança nasce dotada apenas de funções psicológicas elementares, como os reflexos e a atenção involuntária, presentes em todos os animais mais desenvolvidos. Com o aprendizado cultural, no entanto, parte dessas funções básicas transforma-se em funções psicológicas superiores, como a consciência, o planejamento e a deliberação, características exclusivas do homem. Essa evolução acontece pela elaboração das informações recebidas do meio. Com um detalhe importantíssimo: as informações nunca são absorvidas diretamente do meio. São sempre intermediadas, explícita ou implicitamente, pelas pessoas que rodeiam a criança, carregando significados sociais e históricos. Isso não significa que o indivíduo seja como um espelho, apenas refletindo o que aprende. As informações intermediadas são reelaboradas numa espécie de linguagem interna. É isso que caracterizará a individualidade. Por isso a linguagem é duplamente importante para Vygotsky. Além de ser o principal instrumento de intermediação do conhecimento entre os seres humanos, ele tem relação direta com o próprio desenvolvimento psicológico. Nenhum conhecimento é construído pela pessoa sozinha, mas sim em parceria com as outras, que são os mediadores.

A ideia de um maior desenvolvimento quanto maior for o aprendizado suscitou erros de interpretação. Muitas escolas passaram a difundir um ensino enciclopédico, imaginando que quanto mais conteúdo passasse para os alunos mais eles se desenvolveriam. Para ser assimiladas, no entanto, as informações têm de fazer sentido. Isso se dá quando elas incidem no que o psicólogo chamou de zona de desenvolvimento proximal, a distância entre aquilo que a criança sabe fazer sozinha (o desenvolvimento real) e o que é capaz de realizar com ajuda de alguém mais experiente (o desenvolvimento potencial). Dessa forma, o que é zona de desenvolvimento proximal hoje vira nível de desenvolvimento real amanhã. O bom ensino, portanto, é o que incide na zona de desenvolvimento proximal, afinal ensinar o que a criança já sabe é pouco desafiador e ir além do que ela pode aprender é ineficaz. O ideal é partir do que ela domina para ampliar seu conhecimento.

Alguns conceitos importantes

DESENVOLVIMENTO REAL – É determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha porque já tem um conhecimento consolidado.

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL – É a distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo, mas ainda não foi atingido.

MEDIADOR – É quem ajuda a criança a concretizar um desenvolvimento que ela ainda não atinge sozinha. Na escola, o professor e os colegas mais experientes são os principais mediadores.

DESENVOLVIMENTO POTENCIAL – É determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar com auxílio de alguém mais experiente. Por exemplo, uma multiplicação simples, quando ela já sabe somar.

Referências

Título disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=830&cat=Ensaios&vinda=S

Acesso em 05, jun.2013.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »