TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED - UNIDADE I E II - VIDEO AULA

Monografias: ED - UNIDADE I E II - VIDEO AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE I

1- Com o objetivo de entender o Capitalismo, Karl Marx, proporcionou à sociologia, uma grande contribuição com novos conceitos, que seriam de extrema importância para os estudos científicos da sociedade. Sendo assim, um deles é chamado de alienação, que é:

RESPOSTA : E - A separação do homem de seus meios de produção, dos frutos de seu trabalho, e também da vida política, em razão da imposição do mundo capitalista.

2- A Revolução Industrial significou um conjunto de transformações em diferentes aspectos da atividade econômica (indústria, agricultura, transportes, bancos, meios de comunicação, etc), que levou a afirmação do capitalismo como modo de produção dominante. Quais são as classes sociais básicas do capitalismo?

RESPOSTA : D- Burguesia e proletariado

3- Assinale abaixo qual das alternativas corresponde à idéia de Émile Durkheim sobre a divisão de trabalho:

RESPOSTA : D - A divisão do trabalho, não leva aos conflitos sociais e torna possível a união e a solidariedade;

4- Max Weber, em sua obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, relaciona o papel do protestantismo com a formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno, entre suas conclusões é incorreto afirmar:

REPOSTA : D

UNIDADE II

1- Os movimentos sociais constituem parte integrante das sociedades,devendo ser vistos e analisados como fenômenos internos aos constantes processos de mudança e conservação social. Sobre os movimentos sociais é correto afirmar:

RESPOSTA –C

2- A democracia têm se constituído no mundo contemporâneo como um valor universal. Assinale a alternativa que melhor corresponde ao sentido da democracia.

RESPOSTA : D

3- São abundantes os sinais e marcas das modificações no capitalismo no final do século XX. Assinale a alternativa que indica processo de continuidade na organização capitalista.

RESPOSTA : A

4- O crescente processo de globalização tem conduzido a competição entre as empresas a ter como referência não mais o mercado interno ou externo, mas o mercado mundial. É correto afirmar sobre a globalização:

RESPOSTA: B

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com