TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Video Aula 1

Dissertações: Video Aula 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  6.054 Palavras (25 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 25

Logistica empresarial

Celso Teodoro de Souza Junior RA 368891

RESUMO

A empresa abordada neste trabalho foi a Sadia S/A, uma empresa de grande porte com mais de 60 anos, fundada por Attílio Fontana em Santa Catarina, a Sadia iniciou suas operações com um pequeno moinho e em poucos anos já era reconhecida na região sul, em poucos anos já tinha entrado no ramo dos produtos embutidos e aves, com o passar dos anos cresceu e se transformou em uma empresa multinacional, com mais de 60 mil funcionários e unidades produtoras na Rússia e na Holanda, e diversos escritórios espalhados por diversos países, a Sadia é líder em diversos segmentos, com margarinas e industrializados, onde possui uma diversificada linha de produtos.

Sempre pioneira com diversas inovações em seus produtos, e reconhecida pela qualidade dos produtos a Sadia tem vários produtos que entraram para a cultura das famílias brasileiras, “afinal no natal tem que ter Peru Sadia”

A Sadia é reconhecida pela sua excelente logística e na eficiência no atendimento e satisfação dos clientes, recentemente a empresa passou pela sua pior fase, quando no final do anos 2008 foi gravemente atingida pela crise financeira, tendo um prejuízo de bilhões de reais, não sobrando alternativas acabou se unindo a Perdigão, e formando a BRF (Brasil Food), até o presente momento essa junção das duas empresas não alterou os processos, pois elas ainda estão com todos os processos separados.

CAPÍTULO I – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

1.1 - Histórico da empresa

A companhia Sadia S/A teve o início de suas atividades em 07 de julho de 1944, tendo como fundador o Sr. Attílio Fontana na cidade de Concórdia, na região de Santa Catarina. A marca Sadia foi implantada na exclusão do antigo nome S/A Indústria e Comércio Concórdia, unificando a sílaba “SA” de Sociedade Anônima com a última sílaba da Concórdia, “dia” fazendo surgir um forte nome no mercado nacional e internacional de alimentos industrializados. Em sua cadeia de valores a empresa possui como missão e objetivos primordiais a produção e comercialização de alimentos com qualidade, segurança, priorizando a vida, o crescimento e a felicidade das pessoas. No final dos anos 40 alguns produtos começaram a levar a marca Sadia cada vez mais longe visualizando novos horizontes e ultrapassando desafios e limites. Em 1952 algo interessante chamou a atenção, no ar o slogan criativo e audacioso e na época famoso: “Pelo ar para seu lar”, os produtos Sadia passam a ser associados com a imagem de sofisticação e avanço tecnológico para seu público alvo. Nos anos 50, a mudança nos padrões de consumo urbano obrigou a empresa a realizar investimentos no aprimoramento da matéria prima e dos processos de produção, alcançando a qualidade exigida pelos seus clientes e concretizando sua satisfação.

Podemos citar alguns produtos da marca Sadia que abrange com liderança o competitivo mercado alimentício tais como salame, almôndegas, hambúrgueres, lasanhas, banhas, etc. A empresa conta atualmente com 22 mil colaboradores, deslocados em 11 indústrias de grande porte e 19 filiais no Brasil, além de uma unidade comercial na Argentina e representações no Uruguai, Paraguai e Chile possui também escritórios comerciais em banhas, etc. A empresa conta atualmente com 22 mil colaboradores, deslocados em 11 indústrias de grande porte e 19 filiais no Brasil, além de uma unidade comercial na Argentina e representações no Uruguai, Paraguai e Chile possui também escritórios comerciais em Milão, Tóquio e Dubai, seus produtos são encontrados em 90 mil pontos de venda espalhados estrategicamente e exportados para 50 países, a sadia é uma empresa ecologicamente correta e cumpridora de todos os atributos e legislações legais sem contar sua preocupação com o meio ambiente, vizinhos, e população, mantendo seus colaboradores cada vez mais informados e preparados para manter seu nível interno e externo de qualidade e perfeição.

Devido ao problema de endividamento pelo qual a empresa já vinha atravessando durante alguns anos, em Maio de 2009 foi firmada a compra da Sadia pela Perdigão, surgindo assim a Brasil Foods (BRF) se tornando a terceira maior exportadora do país. O objetivo da BRF é se tornar a maior exportadora de carne processada no mundo nos próximos anos.

1.2 - Tempo de Mercado, porte, setor de atividade

É uma empresa de grande porte atuando no mercado a mais de 65 anos, com suas economias e projetos englobados em vários países. Em seu quadro de colaboradores 60 mil fazem a diferença, com 11 indústrias de grande porte e 19 filiais. A Sadia é uma empresa do setor alimentício. Destacando uma grande conquista no meio alimentício que foi a premiação pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), como a indústria de alimento que mais gera empregos diretos no Brasil, adquirindo consideração e respeito, fortalecendo suas certificações ISO9000 e 14000 garantindo a qualidade, segurança e o respeito ao meio ambiente.

Um eficiente esquema de logística envia os produtos para todas as filiais do Brasil, automaticamente, sempre que os estoques alcançam seu limite mínimo. Para realizar um trabalho deste tamanho, só mesmo uma frota de 1.250 caminhões, que percorrem juntos, todo mês, cerca de três milhões de quilômetros. O equivalente a mais de 75 voltas em torno da Terra.

1.3 – Principais produtos e serviços

A Sadia tem como seus principais produtos, alimentos industrializados, “presuntos, patês, congelados, sobremesas”, aves, “cortes diversos, peru, Fiesta”, suínos, “cortes congelados”, bovinos.

1.4 - Missão e Visão e Valores da Sadia

Missão: é o ponto de partida no processo de planejamento estratégico é o entendimento da missão, que compreende quais produtos e serviços são ou serão oferecidos para quais clientes e mercados.

A missão da Sadia é: “Alimentar consumidores e clientes com soluções diferenciadas.”

Visão: Reflete a percepção de oportunidades e ameaças, os valores da organização e sua vocação

A visão da Sadia é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com