TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELETRICIDADE APLICADA

Trabalho Escolar: ELETRICIDADE APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 5

TRANSFORMADOR

Elementos

COMO FUNCIONA

DESENHO DO TRANSFORMADOR

FOTO DO TRANSFORMADOR

Passo 2

FUNÇÃO DO TRANSFORMADOR

Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, induzindotensões, correntes e/ou de modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.1

Inventado em 1831 por Michael Faraday,2 os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday-Neumann-Lenz e da Lei de Lenz,1 onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.

Transformadores só funcionam em corrente alternada. Não funcionam em corrente contínua.

O princípio da conversão eletromagnética diz que só há uma variação do fluxo magnético na presença de uma variação de corrente elétrica.

No transformador, a corrente elétrica alternada no primário gera um fluxo magnético alternado no núcleo do transformador. A bobina da secundária que é submetida a este campo magnético variável produz corrente elétrica alternada no secundário.

A tensão e corrente são diferentes no primário e secundário, mas a frequência é a mesma.

Passo 3

Retificador é um dispositivo que permite que uma tensão ou corrente alternada (CA) (normalmente senoidal) seja constante, ou seja, transformada em contínua. Existem vários tipos de retificadores e métodos complexos para seu projeto e construção, normalmente sendo empregados no circuito diodos e tiristores (esse últimos amplamente utilizados em retificadores de alta potência ). Os retificadores mais simples são do tipo meia-onda, onda completa com center tape e onda completa em ponte. O pior retificador é o retificador de meia-onda, pois ele gera muita interferência na onda, porém, é o mais barato, pois só usa um diodo. Para tentarmos reduzir a perda na queda da onda, que chega a zero em qualquer tipo das retificações, adicionamos capacitores, que quando a onda estiver subindo, são carregados e quando a onda estiver descendo, estes se descarregam em uma tentativa de manter o nível de tensão elevado. Sendo que a variação na crista da onda, que exibe o ato de carregar e descarregar o capacitor denomina-se Ripple.

Retificador de meia onda

O retificador de meia onda possui um diodo em série com uma resistência de carga. A ddp na carga tem como saída uma senóide de meia onda. Logo a ddp média ou corrente contínua na saída de uma resistência de meia onda é igual da amplitude máxima da tensão (tensão de pico).

Retificador de onda completa

O enrolamento do transformador é dividido ao meio para adaptar duas tensões iguais em cada uma das metades do enrolamento secundário, com polaridades indicadas. Quando a tensão da linha é positiva, ambos os sinais vS serão positivos, D1 conduz e D2 está reversamente polarizado. Quando a tensão da linha é contrária, as tensões vS serão negativas, D1 está reversamente polarizado e D2 conduz. A corrente através de R sempre circula em um único sentido, e vO é unipolar.

Processos de eletrólise geralmente contam com corrente contínua provinda de retificadores.

A retificação de meia onda aproveita um semiciclo da senóide para gerar na saída uma corrente cc (corrente continua) pulsante com a mesma frequência da fonte.

Utiliza-se para formar um circuito retificador de meia onda, um diodo, que nos ciclos positivos, libera a corrente, pois a carga positiva deverá estar no anodo, tornando o diodo polarizado, e nos semiciclos negativos o negativo entra no anodo tornando o diodo inversamente polarizado, atuando como um isolante.

Deve-se tomar cuidado para dimensionar um diodo de capacidade adequada, pois quando uma corrente acima do seu nível de capacidade o percorre o diodo se torna um condutor comum, perdendo suas propriedades semicondutoras.

Imagens Exemplo: 1. Entrada ac no circuito. 2. Circuito elétrico com Transformador. 3. Onda na Saída do Diodo.

Passo 4

Nesta atps foi apresentado como a energia é captada ate chegar ao consumidor, todas suas funcionalidades, também foi apresentado os transformadores e explicado como é o funcionamento do mesmo, assim explicado que o mesmo só funciona em corrente continua, porém pode ser primária ou secundária seguindo o princípio a frequência é a mesma. Falando em retificadores na presente atps que fala sobre condutores o retificador é um dispositivo que permite que uma tensão seja corrente, ou seja, sempre fique com a mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com